Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 20, 2010

Quando o que se tem a vencer é o próprio mar...


Hoje poderia ter sido apenas mais uma travessia, mais uma prova do circuito, mais um dia divertido com os amigos...

Mas o que acho é que Éolo e Netuno devem ter combinado de ver o jogo do Brasil juntos e estavam querendo o dia de folga, e como não facilitamos para eles, eles também não facilitaram nem um pouquinho para nós...

Ao chegar na praia, um vento cortante nos recebeu, quase levantando as barracas, fazendo tudo voar. E aí foi só olhar para o mar que pude perceber a casca grossa que tínhamos pela frente! O vento fez o mar se agitar, nem as bóias de marcação pareciam que aguentariam!! Os mais otimistas diziam que ia parar, os menos otimistas olhavam para o mar já imaginando todos os efeitos daquela combinação...

A hora de entrar no mar foi o mais tarde possível... a buzina tocou e ainda tinha água nos joelhos! Dei uma corridinha com a Lu e a Martinha e pulamos na água. As primeiras braçadas já mostraram que não ia ser fácil, onda batendo no rosto, me fazendo engolir água salgada. As braçadas e o corpo jogado pelas ondas me fizeram pensar que não tinha como fazer força, pois ali não era simplesmente eu contra mim ou minhas adversárias, mas eu contra aquele mar!! Virei a primeira bóia ao lado da Martinha e decidi que era do lado dela que iria ficar a prova toda!!! Umas braçadas a mais e aquela ardência já conhecida passou no meu braço e meu rosto: uma água viva das boas!! Parei, respirei, falei com a Martinha e... "vambora"!!

Claro que passou na minha cabeça cair fora dali... vi algumas pessoas subindo no barco de apoio... ô perrengue!! Daqueles momentos que a gente pensa: "o que eu tô fazendo aqui?"!! Mas o pensamento foi breve, pois ele veio ao mesmo tempo que o pensamento sobre os desafios do Canal... 'o que é isso perto de tudo o que tenho pela frente???"... e então percebi que eu poderia até perder de todas as minhas adversárias, mas que não podia me deixar vencer pelo mar... e então isso me fez forte e me fez não mais brigar com ele, mas sim me unir ao mar no seu balanço e seguir em frente até a chegada.

E assim venci... não só a minha categoria, mas também o mar, aquele gigante pelo qual tenho todo o respeito do mundo... mas sou forte também e hoje eu e todas as pessoas que completaram a prova mostramos isso a ele!!!

PARABÉNS A TODOS!!!!

Giu

junho 18, 2010

Um ídolo dos poucos que carrego no meu coração!

Por muito estive em águas limpas, sujas, cheias de peixes, grandes ondas o sol a brilhar a chuva a cair o vento a bater a marola a se formar o frio a trincar, grandes distâncias e pequenas.
Enfim, quando estou no meio das muitas águas sempre me sinto única e capaz de vencer qualquer obstáculo. Por quê? "EU SOU MESTRE DO MEU DESTINO; EU SOU CAPITÃO DA MINHA ALMA"

Em dias de Copa no solo Africano onde Madiba (Nelson Mandela) mostrou ao Mundo a capacidade do AMOR, me utilizo do seu poema inspirador para mostrar de onde nasce à certeza de qual seja a circunstâcia no CANAL um único resultado estará no meu coração: É POSSÍVEL!!!

Noite à fora que me cobre
Negra como um Breu de ponta a ponta,
Eu agradeço,sejam quais forem os deuses
Por minha alma incotestável.

Nas crueis garras da circunstâcia
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta,mas não abaixada.

Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o Horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e deve me encontrar, sem medo

Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino;
Eu sou o capitão da minha alma.

Pri
junho 14, 2010

TREINAR PARA O CANAL FAZ BEM PARA A PELE!!!

A gente vive vendo na TV que inventaram o milagre do rejuvenescimento, o exterminador de celulite, a pílula do bronzeamento, botox pra deixar a pele firme... IH! PAREM COM TUDO!!! Como diria Macaco Simão: Ra-rá-rá!! Eu Descobri!!!!

Depois de nadar sábado fiquei pensando nisso... Vai falar que se congelar naquela água a 16 graus não é tratamento de choque?? Garanto que as celulites que eu tinha se apavoraram e fugiram!! "Que essa louca tá fazendo??" - devem se ter perguntado!! Sei é que saí da piscina e as pernas e o bumbum nem se mexiam... há muito não via isso!!! Impressionante!
E o rosto?? Gente!! A "cútis" ficou boa, poros fechadinhos, pele lisa, esticada (esticada ou congelada eu não sei, demorou a voltar ao normal...)!! Acho que deve ter o mesmo efeito do tal do botox!!! Só que de graça e sem efeitos colaterais!! O máximo!!
Por último, não menos importante: bronze total!! Sabe quando você pega aquele solzinho e ele queima o rosto, você fica vermelhinha?? Pois é, mais ou menos por aí, mas uniformemente espalhado pelo corpo!!! Excelente!! Nem câmara de bronzeamento faz isso... Quando voltei pra casa a minha mãe peguntou: "nossa, filha, está vermelha!! foi o sol??" - "não mãe, foi a água fria mesmo!!!!"...

Enfim, eis a minha primeira dica de estética: uns chamam de CRIOTERAPIA!! Eu chamo: TREINAMENTO PARA O CANAL DA MANCHA!!! Funciona que é uma beleza!!!! rsrsrsr...
BJS!! Giu
junho 12, 2010

medo do desconhecido: o frio!!

Desde que entrei nesse projeto sempre soube que a minha maior dificuldade seria enfrentar o frio. No entanto, o que seria esse "frio"? Já senti frio e consigo imaginar que nadar em água por volta de 17 graus, sendo otimista, rs, deve ser muito frio. No entanto, esse frio era um pouco subjetivo para mim. Me lembrava que o dia que passei mais frio em uma prova foi no ano 2008 em uma etapa do Circuito Paulista, em Junho, em Avaré. Lembro-me que a temperatura do ambiente era em torno de 14 graus, estava um dia lindo, céu azul. Mal conseguia ficar sem tremer só com o maiô e tive muita dificuldade em entrar na água para esperar a largada. No entanto, quando comecei a nadar me senti super bem, e consegui terminar bem a prova. Isso já é algo muito positivo, pois lembro-me que tiveram várias desistências na prova por frio.
Como o maior desafio será o frio, temos que treinar a superá-lo. E como teremos 2 invernos até a prova, já queria aproveitar logo esses dias frio que têm feito para sentir o que é esse frio. Eu e a Giu combinamos hoje um treino na piscina de 50 m, aberta, sem aquecimento do clube Guarani. Hoje o dia está lindo, ensolarado, céu azul, mas com muito vento. Marcamos às 10h00. Cheguei mais cedo e fiquei vendo o treino das crianças na piscina de 25 m, aquecida. O meu professor aqui de Campinas, Ivan, me deu algumas dicas para conseguir entrar na piscina fria. Ele me disse para tentar ficar um pouco só com o maiô fora da piscina. Mas adivinha se eu não fiquei esperando a Giu no sol, né??!! Eu e a Giu combinamos de nadar direto, em um ritmo confortável, 2.000 m. E para entrar na água?? Como seria a sensação de pular naquela água sem aquecimento, que nem sabíamos a temperatura, com todo aquele frio e vento?? Estava ansiosa para saber qual era a sensação, como meu corpo ia reagir. Entrei na ducha gelada, saí correndo e pulei na água. Ao pular, tenho que dizer que a água estava muito fria, a ponto de doer o corpo. Comecei a nadar, mais forte do que eu começaria se estivesse em uma piscina aquecida. Ao completar o primeiro 100 m perguntei para a Giu se estava tudo bem. Achei a resposta engraçada: "Se está bem?? Sim, mais frio". Ao nadar, me senti bem, estava frio, mas conseguia me movimentar bem. Às vezes parece que o vento de fora atrapalhava, quando o braço passava por fora da água sentia mais frio. Quando faltava 100 m para completar os 2.000 m veio uma sensação de felicidade, pois ia conseguir cumprir o que tínhamos proposto para hoje. Imaginei como será a sensação nos últimos metros para completar os 68 km. Depois que saímos da água e nos secamos a professora Gabi foi medir a temperatura da água e para nossa surpresa, e tenho que admitir, alegria: 16 graus!!
Giu, valeu pela companhia e incentivo.
Gabi, obrigada por nos "liberar" e nos receber tão bem no Guarani
Lu
junho 08, 2010

O Canal (Sonho), um presente (Balkis) a realidade (Piscina de 2x6. Ahh sábado Billings)

Tudo que se deseja muito é possível mesmo que lhe pareça contrário!
Nas duas vezes que o Igor atravessou o Canal de alguma forma estive presente, em um treino, escutando suas conversas a beira da represa ou mesmo vendo o nadar 24 horas em uma piscina de 20 metros. Guardei tudo a sete chaves e pude ver com meus olhos ele se tornar em um dos maiores nadadores de águas abertas do mundo.
Quando a Martinha atravessou o Canal, muitas vezes estive do lado dela e desta vez dentro da água, na Billings um frio gostoso, isto é certo: " se quiser atravessar o Canal, saiba que a água gelada é sua aliada, amiga íntima, a palavra frio terá que ser abolida do seu vocabulário. Para ser honesta esta não deve ser uma preocupação, já que é uma realidade".
No seu retorno dentro do meu coração uma mistura de sentimentos: orgulho, força, determinação. Sim na minha frente estava uma GRANDE MULHER!
Com o Agnaldo não foi diferente ao acompanhar o Percival. Muitas horas na piscina e longas distâncias na represa, resistência, gritos, sorrisos e mais uma vitória, Percival Orlando Milani o 9 brasileiro a vencer o "La Manche".
No fim vejo que sempre estive perto do meu sonho, escutei, aprendei, participei e agora realizarei.
Agradeço a Balkis pela confiança e patrocínio, juntos alcançaremos nossos objetivos!
Agora é trabalhar juntos na companhia de minha amigas, escutar o Gordinho (ops, Igor, rs) e Agnaldo. Fazendo destes 15 meses que me separam do Grande dia os melhores da minha vida.
Esta realidade é mais que possível é certa!
Pri
junho 06, 2010

SE O RIO FALASSE...




Dia 02 de julho embarcamos para a primeira das nossas aventuras... vamos treinar nosso primeiro revezamento do quarteto no Rio Tietê!! Calma, calma!! Nem tão loucas assim: é o Tietê lá nas águas limpas de Araçatuba... vamos treinar, visitar os amigos da Balkis e dar uma palestra sobre motivação e trabalho em equipe... Foi um convite muito legal que nos deixou bem empolgadas para o primeiro treinão em águas abertas. Mas este convite também me fez pensar no rio e em tudo o que ele já foi um dia...
Para quem vive em São Paulo é bem louco pensar que o Rio Tietê possa ser "nadável"... quem vê aquela água podre que passa pela Capital acha difícil de acreditar que muita gente já nadou por ali... incrível pensar que em 1941 a prova "Travessia de São Paulo a Nado" reuniu 1957 nadadores nessa que era uma prova muito mais tradicional que a própria São Silvestre (que neste ano, por acaso, participaram apenas algumas centenas de pessoas). Ela aconteceu por 20 anos, de 1924 a 1944, com um percurso de 5.500 metros, que começava na ponte da Vila Maria e terminava em frente ao clube Espéria, onde hoje fica a ponte das Bandeiras.
Ah! Se este rio falasse, contaria das várias façanhas já alcançadas em suas águas... se falasse, contaria do glamour desta travessia e dos nomes que ali passaram, como o de Maria Lenk... Mas o rio não fala, então começo com este post a falar por ele, contando um pedacinho da sua história e esperando um dia, mesmo que bem velhinha, que a tecnologia e a boa vontade dos homens possam o trazer de volta e eu ainda possa fazer a Travessia de São Paulo a Nado...

Giu
junho 02, 2010

HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO

Já que a Martinha mencionou o Iron, vou também falar um pouco desta prova... aliás, não da prova, mas de um dos heróis dela...
O Gu não é só um amigo, é alguém que compartilha comigo o amor pelo esporte, a vontade de superar os limites e de vencer os desafios... com ele eu estive na Ultra Bertioga-Maresias (75km correndo); comigo ele e a Dana (namorada dele e minha amiga) estiveram no 14 Bis (24km nadando) do ano passado, me apoiando no barco...
Ele foi um dos mil e tantos (que apesar de parecer tantos, são bem poucos...) que estavam no Iron em busca de seu sonho... acompanhei toda sua preparação, dedicação aos treinos e abdicação a muitas coisas da vida em prol do sonho de completar o Iron... e hoje digo com orgulho que ele conseguiu!! Depois de 11:51min lá estava ele cruzando a linha de chegada... exausto, porém absolutamente realizado, orgulhoso de si, feliz... uma satisfação que garanto que poucos no mundo já sentiram...
Quando falei com ele me emocionei e me remeti ao dia sei lá qual de agosto do ano que vem, quando, se a vida me permitir (e sei que irá!), estaremos completando a nossa travessia e nos sentindo da mesma forma...
Penso em tudo isso e sei que aqui também começa uma fase de muita preparação, dedicação e abdicação... tudo por um grande sonho, um enorme desafio... mas seja como for, hoje me sinto preparada para o que vier e confiante que no final cada instante terá valido a pena...
Gu, essa é minha homenagem a você, pela força, determinação e coragem que teve no seu desafio!! Será, com certeza, uma inspiração para mim!!!
Neste final de semana (29 e 30/05), fui acompanhar alguns amigos numa das maiores prova de triathlon: Ironman Brasil!!! Ela é ema das etapas do circuito mundial e vale vaga para a grande final realizada no Hawai.
A prova tem uma vibe muito grande, havia 1700 participantes!!! Os atletas tem o tempo máximo de 17h para completar a prova que consiste em: 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida!!!A prova começa as 7 da manha e encerra a meia-noite. É uma prova de determinação, concentração, foco, resistencia (fisica e mental) e outras coisas mais. Conheci pessoas e reencontrei amigos de muito tempo e divulguei o projeto Travessia Balkis Canal da Mancha a 4. Todos ficaram impressionados!!! E foi unanime qdo entramos na questão de qual era mais dificil - a deles (Ironman) ou a minha (Canal da Mancha). Não preciso nem fala qual foi que ganhou, né?
Realmente, pensando bem, eram 1700 atletas em apenas uma etapa do circuito mundial (devem ter mais de dez por ano), enquanto apenas 20 ou ate menos conseguem atravessar o Canal da Mancha por ano (solo e revezamento)!!!
Estamos sendo exemplo de muita determinação, dedicação, coragem, disciplina, confiança no próximo e muitas coisas mais!!! Fico feliz e orgulhosa em estar sendo tudo isso para pessoas para pessoas que ainda nem me conhecem!!!
Beijos com carinho e até a próxima aventura,
Martinha

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.