Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


agosto 26, 2010

Férias


Eu voltei!!!

Como é bom ter férias!!!

To com a mente renovada, a vontade de fazer tudo aumentada, mas com o bolso vazio!!!! Mas tudo bem, tenho muita saúde para trabalhar e é isso que importa!!!

Ficar um tempo fora de área é excelente para refletirmos sobre muita coisa. Resolvemos alguns problemas, contraimos outros e vemos que alguns realmente não tem solução!!!

O melhor mesmo de tudo é lavar a alma!!!!

Lembrei da infancia qdo entrei no Magic Kingdon e vi o castelo da Cinderela, lubrifiquei os olhos!!! Qdo teve os fogos, me emocionei mais ainda!!!

Muitas pessoas falam que Disney é coisa de criança, pode até ser mas que é tudo muito lindo é!

Os outros dias fui ver se meu coraçãozinho estava bom, visitei várias montanhas russas!!! Uma mais louca que a outra! E ele aguentou bem.

Depois fui curtir um pouco meu afilhado (lindo e fofo) em Miami. Foi dificil me despedir dele.

A viagem foi ótima!

Todos os dias ficava imaginando como vai ser quando estiver na Inglaterra, com minha equipe, esperando o grande dia. Tenho certeza de que a emoção vai ser igual ou tão mais forte que as montanhas russas!!!

É muito bom viajar, mas também é muito bom estar de volta!!!

Senti muitas saudades de tudo e todos!
Beijos e abraços
agosto 24, 2010

Final de semana sem treino, mas com muita diversão



Esse último final de semana foi meio atípico para mim. Sem treino nenhum, ai, dá até uma sensação estranha, parece que está faltando algo.... Sem treino, sem competição, mas com muita diversão....

Para começar Sexta-feira meus pais dormiram na minha casa. Eu, que moro sozinha, fiquei muito feliz em ter companhia para o café da manhã de Sábado. Geralmente como algo bem rápido, pois logo tenho que sair. Esse Sábado, fui à padaria comprar pão, comprei até umas coisinhas a mais, e até fiz café, rs!! Apesar de ter comido umas guloseimas a mais, o que nunca pode faltar para começar bem o dia é o Creme de Ricota Balkis. No dia a dia como com pão integral, mas com pão de leite também ficou uma delícia.

Domingo foi dia de ver as amigas. Primeiro fui em um barzinho encontrar umas amigas de faculdade. Semana passada foi aniversário da Greice (ao meu lado, de laranja) e finalmente conseguimos marcar o tal encontro que há meses tentávamos. Cada uma mora em um lugar, na correria do dia a dia fica quase impossível....

São pessoas que eu fico meses sem ver, mas que moram no meu coração. Quando nos encontramos, é aquela loucura, não tem tempo suficiente para tanto assunto... Elas estavam super animadas para saber mais detalhes sobre o Projeto, os treinos.... A admiração e a torcida é grande. Meninas, obrigada por toda a força e carinho!!

Ah, depois, como não podia deixar de ser, fui dar um super abraço na minha amiga, essa hoje bem mais próxima, a Giu. Que você seja muito feliz e receba ao longo da vida todos os presentes que você merece!!

Acredito que fazer o que a gente gosta e estar ao lado de pessoas que amamos são as melhores coisas da vida.

Segunda-feira estava muito bem disposta para recomeçar uma nova semana de treinos. Ainda bem.....

Lu
agosto 23, 2010

O MELHOR PRESENTE

Ontem completei meus 38 anos... estava refletindo comigo mesma e pensei que possivelmente no ano que vem nesta mesma data eu poderei ter ganho o melhor presente da minha vida... claro, não um presente que se ganha facilmente, mas algo pelo qual terei que lutar durante todo este ano ao lado de minhas 3 amigas e companheiras... um presente que tenho ganho em partes pequenas e contínuas desde o primeiro instante que começamos esta jornada.

Um presente que minhas 3 amigas me deram ao compartilharem seus sonhos comigo e me escolherem como integrante desta grande equipe... que a Déia nos deu ao levar nosso projeto à frente... que a Balkis nos deu ao patrocinar este sonho e seus colaboradores nos deram com todo carinho onde estivemos... que o Igor nos dá a cada treino ou conversa, repartindo seus conhecimentos e nos tornando mais preparadas a cada dia... que minha família me dá por apoiar minha decisão e acreditar que sou capaz... que meus amigos me dão todos os dias com suas palavras de incentivo e com sua torcida constante... que meus treinadores me dão ao me levarem ao meu limite cada dia dentro e fora d'água... e que, finalmente, eu mesma tenho me dado, por ousar sonhar e traçar um caminho diferente do trivial...



Então o melhor de todos os presentes que eu possa ganhar no meu aniversário do ano que vem, eu já comecei a ganhar!!! Ele será dado não por uma, mas por todas as pessoas que fizeram, fazem e farão parte deste projeto!! E ele não virá embrulhado em papel de presente, mas envolto pelo mar!!



Beijos, Giu!!!
agosto 22, 2010

Quando pequenas informações mudam Travessias


Faz exatamente uma semana que aconteceu a VII etapa do circuito de maratonas na Billings em SBC.
Todas as vezes que encontrei uma das mocinhas que nadou a prova na academia um agradecimento:_"Pri,valeu pela diga: duas toucas, senti menos frio, manter as extremidades do corpo sempre aquecida, rodar bem os braços antes de dar o ti bum inicial e nada de começar nadando forte para não travar." Coisas pequenas que faz a diferença em uma água de 16°C. Na verdade apenas retransmiti aquilo que aprendi com o Igor, e deu certo.
Parabéns a todos que terminaram a prova!!!
E para nós mocinhas Balkis foi um ótimo teste rumo ao Canal, não tivemos grandes dificuldades.No fim um breve "elogio" enviado diretamente de Londres pelo o Igor: "meninas bom trabalho aqui em Folkestone a água está 15°C". Elogio dele sempre tem uma mensagem oculta. Afinal o que será uma água a 15°C?

No fim foi um bela Travessia, muito frio fora e dentro da água.

Sempre que termino uma prova me permito umas guloseimas ou várias (kkk), agora fico contente em me esbaldar nos lanchinhos recheados com os queijos Balkis, não há nada melhor que comer depois de muitas braçadas...

Pri
agosto 14, 2010

O dia a dia........






A maioria das pessoas a minha volta já sabe que eu sou uma das nadadoras que fará a Travessia do Canal da Mancha em 2011. É comum a mesma pergunta quando encontro algum amigo na academia:

"E aí, Lu, como andam os treinos?"

A minha resposta é:

"Estou treinando bastante, mas ainda não estou fazendo um treino específico e pouca coisa mudou, só os volumes de treinos que aumentaram um pouco."

Outro dia me peguei pensando em relação a essa resposta.

É verdade que os treinos não estão tão diferentes assim, mas muita coisa mudou.

Para começar mudou a minha vontade, a minha cobrança. Estou tentando melhorar a técnica do meu estilo. Desde o último treino na Billings, em que Igor me criticou em relação ao meu estilo, nado cada 25 m pensando no estilo. Nossa, como é difícil fazer isso!! O que era automático agora tenho que fazer prestando atenção em cada braçada. E como dói!! Preciso usar músculos que antes não eram tão requisitados, dói, o braço fica pesado, difícil não subir os tempos.....

Ando tão cansada.......... Isso porque o dia começa cedo. Acordo às 6h00 para cair na piscina por volta das 7h e pouco. Eu treino na piscina de uma academia de uma grande rede, em Campinas. Quem me treina é o Ivan Junior, que está na foto ao meu lado. É ele quem fica diariamente pelo menos uma hora e meia me passando o treino, pegando os tempos, ouvindo reclamações. Difícil a situação dele, ter que ser rígido e ao mesmo tempo me deixar motivada de modo que eu consiga cumprir os tempos. Tenho que admitir que muitas vezes é difícil não reclamar, não soltar nenhum: "eu não consigo cumprir esse tempo". E também não vou dizer que nunca tivemos nenhum atrito. Mas tenho me policiado muito para não reclamar, mesmo tendo dias que você não esta muito legal, seja por puro cansaço, ou qualquer tipo de problema pessoal ou profissional.

Na academia eu muitas vezes faço o treino sozinha. Por mais que tenham outras pessoas nadando, geralmente meu treino é mais longo, e nado sozinha. Gosto quando faço as séries nadando com outros amigos, como o Gustavo Tavares, o outro moço que está na foto. Por mais que tenham críticas e brincadeiras, para mim motiva muito ter alguém nadando ao lado, dá mais incentivo para tentar acompanhar, ou até chegar na frente, rs!!

No dia a dia às vezes nem percebemos essas pequenas mudanças. Muitas mudanças ainda virão, com um único objetivo: o sucesso da Travessia do Canal da Mancha em 2011!!

Lu
agosto 08, 2010

O frio de cada dia


Todos os dias escuto dos que me rodeiam a frase: "nossa que frio", dentro de mim floreia uma sensação boa, como gosto desta sensação!
O inverno e suas temperaturas baixas; 14, 15, 16 graus...
Há 10 dias às 5:00 da matina estávamos eu e minhas amigas dando braçadas na Billings, comentários gerais dos que não entendem: " para que se martirizar deste jeito, está tão frio, escuro, vocês são doidas". Deixou registrado aqui o que vai dentro de mim.

Sabe a frase do MC "Amo muito tudo isto"

Não há um único sofrimento dentro de mim, nadar em águas 17graus me faz bem, nado melhor e quanto mais tempo dentro da Represa melhor me sinto.

O escuro as braçadas no inesperado rumo a SABESP é algo comum, já fiz aquele trajeto tantas vezes que não vejo incomodo em está claro ou escuro. O que me incomoda é a forma como a represa vem sendo tratada pelas pessoas, cada vez mais suja, triste!

Simplesmente fomos treinar, Igor e Agnaldo a olhar, então vamos embora trabalhar.
Foram 2 voltas e 10 tiros de VO2, logicamente um presente do Igor, como ele é bonzinho...kkkk
Bom o sol raiou o treino acabou e a conversa foi longa acertos necessários de erros antigos para que o caminho ou melhor a travessia aconteça na mesma facilidade dos treinos.

Não é arrogância, mas já nado a tanto tempo e a mais de 13 anos com o Igor, ele já me fez passar por tantas que enxergo com naturalidade qualquer dificuldade.

Sigo dia após dia exercendo o aprendizado adquirido com o Gordinho dentro e fora da água. Nunca desafio a natureza apenas aprendi que faço parte dela, o frio o escuro, as correntezas podem ser vencidas desde que respeitadas.

Foi um lindo sábado, um treino gostoso brindado ao final com belo café da manhã ao lado de Giu, Lu e Martinha.

Pri
agosto 07, 2010

Qian Hongyan - um dia ela estará nadando nas Paraolimpíadas... alguém duvida??


Em 21 de outubro de 2000, quando tinha apenas três anos, a menina chinesa Qian Hongyan perdeu as duas pernas num acidente de carro. A família Hongyan não tinha dinheiro suficiente para conseguir-lhe equipamento ortopédico de alta tecnologia para ajudá-la a locomover-se; assim seu pai deu a ela uma bola de basquete improvisando uma proteção ao seu corpo.

Mesmo com toda essa dificuldade ela era capaz de ir de sua casa até a escola literalmente saltando com a bola de basquetebol envolvendo uma armação de madeira acoplada ao seu corpo.
Cinco anos mais tarde, em maio de 2008, especialistas do Centro de Pesquisas de Reabilitação Ortopédica da China, na capital Beijing, conseguiram finalizar um projeto dando-lhe pernas protéticas especialmente criadas para sua situação.

Durante o sétimo encontro desportivo nacional para portadores de necessidades especiais (paraolímpicos) realizado em Kunming em maio de 2007, Qian Hongyan esteve presente diariamente assistindo aos jogos e sentindo-se profundamente envolvida e comovida vendo a luta de jogadores deficientes durante as partidas. Isso fez com que traçasse uma nova meta em sua vida — a de entrar no clube de natação especial. Ela e seus pais estiveram com Zhang Honghu, conhecido treinador que já treinou vários campeões de natação para deficientes, consultando-lhe sobre essa possibilidade. Foi matriculada no clube de natação e passou ao treinamento de natação profissional.

“Qian Hongyan é aplicada e estuda muito. Nunca abandonou sessões de treinamentos, embora tenha confrontado com muitas dificuldades no início”, disse seu treinador.

No início Zhang não deu muita atenção a Qian Hongyan. “Verificar a capacidade do indivíduo é importante na escolha de um atleta”, disse ele. “Qian Hongyan não tinha pernas. Parecia um navio sem leme, e um navio não pode funcionar bem se lhe falta a peça que permita a correta direção.” A fim de resolver o problema, Zhang fez um plano de formação especial para Qian Hongyan que ajudasse no equilíbrio ou balanço de seus ombros durante a natação, permitindo-lhe coordenar a direção correta na lâmina d´água sem auxílio das pernas e pés .

Nesse trabalho Qian Hongyan nada diariamente cerca de 2000 metros. Com cuidado ela sempre faz os exercícios apropriados, uso de halteres e assim por diante. Após um curto período de treinamentos, para a surpresa de Zhang, ele descobriu que a garota era dotada da habilidades para a natação.

Afirmou, “Hongyan é um nadadora muito boa. Eu não posso garantir que ela será uma campeã do mundo. No entanto, posso dizer que ela é definitivamente uma nadadora promissora. Nosso maior desejo é o de treiná-la a ter uma atitude positiva perante a vida.”

O sonho de Qian Hongyan é participar nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres.

Eu não duvido que ela conseguirá!!!

Bjs, Giu.

agosto 01, 2010

TREINO BIZARRO... MAS LEGAL!!

Madrugada de sexta para sábado... o despertador tocou às 3:30 da manhã... coloquei o maiô e fomos (eu e Martinha para encontrar o resto da equipe) rumo à represa Billings em São Bernardo. Na rua a gente encontra aquelas pessoas voltando da balada... no posto de gasolina a turminha da cerveja no posto. Entro de short, boné e tênis, saio com uma garrafa d'água, a turminha me olha com cara de ET.

O local foi o Clube dos Servidores, à beira da represa. Gentilmente o guarda abriu a porta, entramos pela escuridão para ir para o quiosque e nos prepararmos. Teste de glicemia, algumas orientações e fomos para o píer. Lightstick na cabeça para nossos treinadores não nos perderem na escuridão, dadas as coordenadas e pulamos para a água fria...

Nos primeiros metros senti um frio cortante, mas ele passou quase imediatamente dando lugar a uma certa apreensão... talvez um pequeno medo do desconhecido!! Dentro d'água obviamente nada se via, fora dela estavam a Lua e muitas estrelas, um visual incrível e a placa iluminada da Sabesp na frente como orientação do caminho. Entre algumas braçadas eu olhava para frente e para trás para achar os outros 3 pontinhos iluminados na água. Fiquei pensando comigo mesma no quanto aquela situação era bizarra... minha gente, quem é que se enfia de noite dentro de uma represa para nadar rumo ao nada??? Bem, a resposta disso eu não sei, mas sei que ali estávamos exatamente nesta situação...

Nos 50 minutos da primeira volta do percurso fiquei pensando nisso... achando meio louco, tentando manter o ritmo do nado e olhando vezes para o céu estrelado, vezes para minhas amigas (os pontinhos iluminados, literalmente falando). Margeamos a Via Anchieta, os faróis de carros e caminhões iam passando... será que eles nos viam ali??? Incrível a quantidade de coisas estúpidas que passam na minha cabeça nesses momentos... rsrsrs... Cheguei ao píer, um gole de carbo e vamos para mais uma volta.

O sol estava enfim nascendo! Parte do céu ainda escuro e parte dele naquele alaranjado forte, anunciando um lindo dia de inverno... A cada respirada eu podia ver esta cena abaixo dos meus braços e é impossível descrever o quanto isso me emocionou e me deixou feliz... uma cena daquelas que você deseja uma câmera para eternizar a imagem, mas na falta dela, você guarda no álbum da memória mesmo... prometo que um dia pintarei essa cena, já que sou bem melhor artista do que escritora!!!! Essa foto não é nem a metade do que vi ali... mas pode dar uma dimensão... Depois disso, tudo ficou iluminado, a água já era novamente a minha conhecida de sempre, pude ver os caminhões sem faróis e tudo pareceu normal novamente!!

Segunda volta completa, alguns tiros até uma bóia comandados pelo Igor, mais testes de glicemia e lactato e chuveiro quentinho... conversa, puxões de orelha (merecidos) e um ótimo café da manhã entre amigas!!

Na volta para casa fiquei pensando como tudo aquilo tinha sido legal... absolutamente BIZARRO, MAS LEGAL!!

Bjs, Giu!!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.