Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


setembro 16, 2010

MUITO MELHOR QUE O PLANEJADO!

Nesses últimos tempos estava com a sensação que estava atropelando a mim mesma... Acho que as coisas vão acontecendo e muitas vezes não paramos muito para pensar, simplesmente vamos vivendo uma coisa atrás da outra, deixando que os acontecimentos nos guiem a algum lugar... Hoje ouvi da minha amiga Leila que tudo o que ela planejou na vida não aconteceu exatamente como imaginou... mas que foi muito melhor do que ela poderia ter imaginado!!

Me fez lembrar a música de John Lennon: "Life is what happens while you're busy making other plans".

Fico pensando em quantas coisas na minha vida aconteceram conforme o planejado! Em quantas eu idealizei algo e no final tudo aconteceu diferente... e a verdade é que foi a maior parte delas!! E eu não mudaria nada!! Todas as coisas que fiz, que vivi, que senti, me fizeram ser o que sou hoje: uma pessoa determinada, que não abaixa a cabeça para o que não concorda, que não se esconde das dificuldades e, acima de tudo, alguém capaz de acreditar que sonhos podem sim ser realizados...

Quando a idéia do Canal da Mancha surgiu na minha cabeça, no meio do ano passado, eu planejei fazer sozinha... sabia que se tratava da realização de uma vida, que me parecia possível, mas que ainda demoraria muito tempo a se realizar. O tempo se encurtou assustadoramente quando surgiu o projeto do revezamento... pensei um pouco e disse: "porque não??".

Então começamos (nesse ponto já não era mais "eu" e sim "nós") a planejar... sentamos, discutimos quem, quando, onde, porque, com que dinheiro... sabíamos que o caminho seria complicado para levantar todo o investimento necessário. Escrevemos o projeto com carinho, pois ele iria para todas as empresas que tínhamos algum contato... tinha que ser de brilhar os olhos... e após várias trocas de idéias ficou: de brilhar os olhos!! Para nossa surpresa, a Balkis, primeira empresa que leu nosso projeto, nos chamou para conversar! Para nossa surpresa maior ainda, compraram 100% do projeto! Os planos de correr de porta em porta atrás de recursos foram por água abaixo... abaixo não!! Água acima!! Como assim: "querem comprar 100%???"... isso foi incrível e absolutamente inesperado!!!

Sem mais a etapa de levantar investimentos na nossa frente, passamos a planejar a travessia. Desde o princípio tínhamos a data de agosto de 2011 como a certa para a prova. Pensávamos: "OK, ainda temos 14 meses"... 13 meses.... 12 meses... 9 meses!!!! Opa!! Onde foram parar o 11 e o 10??? E mais uma vez lá se foi nosso planejamento!!! O mau tempo de Agosto fez nosso treinador Igor tomar a decisão de adiantar para Junho a travessia!!! A Lu me mandou um email ontem: "24/jun a 01/jul/2011, guarde essa data, ela vai mudar nossa vida!".

E assim vamos em busca do nosso sonho, planejando e deixando que os acontecimentos se encarreguem de mudar nosso planejamento!!! Mas se isso for presságio de que tudo vai acontecer "não planejadamente certo" no final, que seja! Que venham as boas surpresas nos fazendo dar um novo passo a cada dia em busca do nosso sonho...

Então volto a pensar naquela sensação da qual falei no início do post, de estar sendo atropelada por mim mesma... e percebo que tanto a Lê quanto o Lennon têm toda razão... que podemos planejar tudo da forma mais perfeita, mas que a vida é muito mais do que isso, pois ela simplesmente e imprevisivelmente acontece... e nem que fôssemos as pessoas mais criativas deste mundo, poderíamos imaginá-la tão extraordinariamente quanto ela realmente é...
Bjs. Giu.
setembro 14, 2010

A fórmula do sucesso

Quando assinamos o contrato de patrocínio e demos início de fato ao Projeto da Travessia Balkis Canal da Mancha a 4, iniciaram-se pequenas mudanças no dia a dia, principalmente nos treinos e na alimentação, com um acompanhamento nutricional mais próximo.
Nos treinos, por enquanto que ainda não estou fazendo treino específico, o que mais mudou foram os treinos de musculação. Quem está montando os treinos agora é o Ivan, o mesmo treinador da piscina. Ele conhece muito bem o meu nado, e é a pessoa mais indicada para dizer onde tenho que melhorar. Montou meu treino para ganho de força. Na hora não gostei muito. Sempre fiz musculação sem peso. Fazer força até não aguentar mais levantar os pesos, afffff, como é difícil!! Admiro essas pessoas que conseguem fazer muita força. Prefiro nadar quilometros......... No entanto, aceitei fazer esses treinos diferentes pois acreditava que o resultado seria positivo. Sabia que treino para força resultaria em ganho de músculo, e consequentemente, roupas mais apertadas. Só disse para ele: "ok, vou fazer, mas se um dia a calça não subir, eu vou ficar muito mal humorada".
Enquanto isso já fui várias vezes à nutricionista. Desde o início o Igor disse que não teria regra para percentual de gordura. De um modo geral, quanto mais gordura, menos frio, pois a gordura funciona como um isolante térmico. No entanto ele disse que depende muito da tolerância de cada um ao frio. Desde a primeira vez que fui à nutricionista, Ligia Valim, ela não demonstrou nenhuma preocupação e disse que eu poderia manter a mesma alimentação, afinal, já sou paciente dela desde 2005. Até esse ano, me consultava mais ou menos 2 vezes ao ano. Desde Junho desse ano, já fui em 3 consultas, rs! O que eu, Igor e a Ligia combinamos é que manteríamos a mesma dieta e, após os treinos em água fria, eu teria que falar para o Igor, com sinceridade, como tinha sido o frio.
Não tive nenhum problema com o frio nas águas frias desse inverno. Claro que senti frio, mas algo suportável, que não me impossibilitasse de nada.
Voltando aos treinos, nem preciso falar que um dia após o banho fui me vestir na academia e a calça não queria subir. Ai que manobra!! Pronto, mal humor o dia inteiro e vontade de matar o Ivan. A sorte dele é que dois dias depois voltei em consulta na Ligia e aí veio a surpresa agradável: ganho de massa magra, sim, mas com perda de gordura. Eis a fórmula de sucesso: trocar a massa gorda por massa magra!! Resultado de treino, alimentação, abrir mão de alguma guloseima de vez em quando, ter os profissionais e as pessoas certas ao seu lado, e, claro, muita força de vontade e dedicação.
Lu
setembro 13, 2010

LOUCA?

Quando resolvi fazer o Canal da Mancha pela primeira vez todos me perguntaram se eu era louca. E agora, com a segunda, continuam perguntando!!!

Isso me fez pensar, será que realmente sou?

Depois de analisar muito, cheguei a seguinte conclusão: LOUCO É AQUELE QUE NÃO SONHA!!!!

Sonhar não é proibido, não é vergonhoso, não é coisa de gente fraca e boba!

A vida é feita de sonhos!!!

Devemos sonhar e batalhar para torná-lo realidade! Acreditar que tudo é possivel!!!

Eu sonhei, acreditei e consegui realizá-los!

E isso me torna louca? Tenho certeza que não!

Obrigada Giu, Lu e Pri por estarem comigo!!!

Obrigada aos Laticinios Balkis por estar tornando possivel realizar esse sonho grande!!!
setembro 07, 2010

Mais um Ano


Completei mais um ano de vida.
Quando faço aniversário sempre me bate um saudosismo, me recordo de muitas coisas que já realizei e penso nas que desejo realizar.
Este ano me lembrei de uma conversa que tive com minha amiga Quezia no Carnaval, eu disse a ela:" quero um serviço que ganhe pouco mais que permita fazer o que amo, eu gosto mesmo é de nadar, estar ao lado dos que eu amo, meu maior sonho é atravessar o Canal da Mancha..."
Cá estou com 31 anos e os presentes chegaram antes da festa acontecer!
A Balkis está me proporcionando a realização da Travessia do Canal, presente assim não tem preço!
Ganhei muitos abraços, gestos e declarações de amizades que deixaram o meu coração transbordante de alegria!

Neste ano que antecede a travessia continuarei a dividir o meu sonho com estas pessoas tão especiais em minha vida, cada uma a seu modo.

Umas estarão dentro da piscina treinando junto comigo, outras torcerão de fora, mais todas são unissuas em meu coração rumo ao grande Dia ao Desafio Final!

Foi um ano Grandioso em minha vida e próximo não caberá em palavras!

Pri

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.