Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


dezembro 30, 2010

ÚLTIMO TREINO DO ANO

O fim do ano se aproxima, fica cada vez mais difícil acordar cedo. O cansaço acumula, parece que a energia fica ao longo do ano. O que geralmente fazemos com facilidade parece que fica difícil. Eu, que nunca tive dificuldade em acordar cedo, essa semana foi difícil. Hoje o despertador tocou e coloquei na soneca. Se eu contar quantas vezes no ano fiz isso, acredito que chego à conclusão que foram umas três vezes, todas essa semana. No entanto, assim que coloquei na soneca me veio à cabeça: “nossa, é o último treino do ano”, parece que uma emoção dominou meu corpo e na hora levantei.
Pois é, o último treino do ano, dia 30/12/10, quinta-feira. Sim, sei que o Igor nos deu presente de Natal e de fim de ano. Para muitos deve ser banal o último treino do ano, assim como para mim nos anos anteriores acredito que o último treino do ano passou despercebido.
No entanto, esse ano o último treino do ano tem um significado muito especial, pois me remete a tudo que passei nesse ano relacionado à Travessia Balkis Canal da Mancha a 4:
- Há mais ou menos onze meses decidimos conversar mais a sério sobre o Projeto;
- Há uns nove meses o Projeto estava pronto;
- Há oito meses, como uma grata surpresa, fechamos o patrocínio com os laticínios Balkis;
- Foram 3 meses de treino específico;
- Nesses três meses, 364 km nadados;
- Por enquanto passamos pelas fases de treino: ADAPTAÇÃO e BASE. A próxima fase, APRIMORAMENTO, inicia apenas no início de Fevereiro;
- Ainda teremos 6 meses de treino específico;
- Nesses seis meses, 950 km serão nadados, em treino, sem contar as competições;
- Nesse ano que termina amanhã, nadei em pelo menos 250 dias.
Sei que a parte do treino mais intensa ainda estar por vir em 2011. No entanto, sei que esses dias de treinos de 2010 foram fundamentais para atingirmos o nosso objetivo em 2011.
Não foi fácil chegar até aqui. Muitas mudanças na rotina, na alimentação, na cobrança, na exigência de nós mesmas. Muitas broncas, abrir mão de bastante coisa.
No entanto, temos certeza que toda dedicação e esforço valeu a pena. Esse ano foi um ano de muitas conquistas para a equipe: em primeiro lugar o reconhecimento com o patrocínio, a união, a amizade de todas as pessoas envolvidas no Projeto, o entusiasmo e carinho de todas as pessoas que conhecemos ao longo do ano, seja colaboradores da Balkis ou esportistas, e sempre o apoio, compreensão, amor daqueles que já nos conheciam, seja familiares ou amigos. Ah, claro, isso sem contar os títulos conquistados em 2010 pela equipe!
2011 será o grande ano, o ano da tão esperada travessia!
Que 2011 seja um ano tão especial a todos, assim como será para nós da equipe.
Com carinho, beijo,
Lu
dezembro 25, 2010

Boas Festas!!!




Hoje é Natal!!!


E daqui alguns dias Ano Novo!!!


Nossa!!!


Parece que foi outro dia que recebi o telefonema da Déa dizendo que a Balkis estava interessada em patrocinar 100% o projeto Canal da Mancha a 4!!! Nem preciso falar o quanto fiquei feliz, né? (isso foi em abril!).


E faltam somente 6 meses para o grande dia!!! (nossa semana começa dia 24/06 e termina dia 01/07).


Que loucura, né?


Obrigada Laticínios Balkis por acreditar no projeto!!!!


Obrigada por estar realizando o sonho de 4 mulheres batalhadoras!!!


Obrigada também a todas as pessoas que estão torcendo por nós!!!


Obrigada de coração à todos!!!


Tenham um Feliz Natal e um 2011 tão maravilhoso quanto ao que eu vou ter!!!


Um beijo no coração de cada um!!!
dezembro 23, 2010

Feliz 2010

A chegada do final de ano é um momento de reflertimos sobre nossas vidas, posso afirmar que o ano de 2010 foi especial.
Papai Noel com nome próprio "Balkis" está realizando o maior de todos os meus sonhos.
Não tem sido fácil, tenho uma vida além das piscinas; trabalho, família, igreja, amigos. Mas todos estão solidários em prou do meu projeto o "La Manche".
Então quero agradecer de todo o meu coração todos que nos acompanham, torcem e trabalham conosco.
Dizer que sonhos se realizam quando se acredita. Deus supre as necessidades reais dos nossos corações. Ele os sonda e os conhece. E ainda que obstáculos se oponham, antes de nascer sonhos em nós, eles já haviam nascido em Cristo. Não há vitória sem luta!! Somente confie e faça o que é possível. Porque o Impossível Ele tem prazer em realiza.

Feliz 2010 a todos!
dezembro 20, 2010

FELIZ NATAL!!!

Na semana de Natal, nada melhor do que desejos de um feliz Natal!!!

dezembro 12, 2010

Mais um sonho...

Faz tempo, nem me lembro quanto, que tenho muita vontade de aprender a surfar.
Em Outubro deste ano, estava indo para a piscina na academia e li no corredor um cartaz: “aula especial de surf”. Nem preciso dizer que na hora me inscrevi.
Fui muito feliz para a aula, em um Sábado bem cedo, na própria academia. Primeiro, uma aula teórica, sobre os tipos de pranchas, as partes de uma prancha, sobre o mar, maré, as partes da onda, etc..... E depois, finalmente, a parte “prática”. Ah, a parte prática foi na piscina, aliás, primeiro no chão fora e depois na piscina. Simulamos fora, no chão, em cima da prancha, remada, remada com joelinho, remada com joelinho e subida na prancha. Na piscina, remada, remada/tartaruga/remada, remada/sentar, remada/sentar/virar............ E assim foi a manhã inteira, com muita remada, risadas e diversão......
Nesta última quarta-feira, 08/12, feriado aqui em Campinas, chegou o tão esperado dia do batismo. Nos encontramos às 6h00, pegamos a van, rumo à Riviera. Tudo estava perfeito, o clima, logo no início já começamos a assistir o filme “Fabio Fabuloso”, filme que conta de forma bem-humorada, e em tom de fábula, a trajetória do paraibano Fábio Gouveia, considerado por unanimidade o maior surfista brasileiro de todos os tempos. A única coisa ruim foi o trânsito que pegamos na estrada devido às obras. Mais de 1 hora para andar menos de 2 km, affff, mas nem isso desanimou a galera. E assim fomos, durante todo o caminho, assistindo filmes de surf com belíssimas paisagens.
Ao chegar na Riviera, fomos direto para a escola de surf Riviera, que foi o nosso apoio. Nessa hora já estava um baita sol. Nos trocamos muito rápido, nos enchemos de protetor solar, pegamos as pranchas e lá fomos nós rumo à praia. A praia estava vazia, também, pudera, não é todo mundo que se pode dar ao luxo de estar em uma quarta-feira na praia.
O surfista e professor de surf da escola, Vinícius, nos orientou. Primeiro, desenhamos uma prancha na areia e mostramos para ele o que já “sabíamos”. Em seguida, nos alongamos e finalmente caímos na água.
Nessa hora, estávamos todos eufóricos, todo mundo só queria saber de “pegar onda”. Mas não é bem assim, até chegar lá tem que remar muito, passar por muita onda, olha tem que fazer força... Depois de várias tentativas, persistência, muitos tombos, caldos, e um bem grande, próprio de batismo mesmo, finalmente a primeira onda. Nossa, que sensação incrível: deslizar sobre a água, liberdade, realização. E ao mesmo tempo a vontade de “quero mais”.
Eu, que sou louca por água, apaixonada por natação, adoro praia, nem preciso dizer que encontrei uma nova paixão e tive um dia perfeito. Gostaria de agradecer aos “professores” de surf da academia: Kiko e Roni, por terem feito tudo da melhor maneira possível, a ponto de ter despertado sentimentos tão bom em mim e nas demais pessoas que participaram, e ao pessoal da escola de surf Riviera, representado por Vinícius, por ter nos recebido tão bem e pela paciência.
Ah, a emoção é tanta que já ia me esquecendo de dizer uma parte muito importante, para fechar o dia perfeito. Quer coisa melhor do que depois do surf, um banho na ducha gelada e comer: saladinha, arroz, feijão e panqueca??!! Huuuuuuummmmmmm...................
Bjos,
Lu
dezembro 04, 2010

TUDO A VER!!!

Quando conto sobre o projeto sempre vem a pergunta sobre nosso patrocinador. Todo mundo sempre espera que um projeto assim vá ser patrocinado por uma empresa do esporte e quando digo que a Balkis é um laticínio, é inevitável a pergunta: “mas o que tem a ver???”

Eu sempre disse que tem a ver porque somos uma equipe trabalhando junta e buscando a realização de um grande projeto, algo que é comum não somente a uma equipe esportiva, mas a muitas empresas, seja lá de que ramo for. Desta forma falamos aos colaboradores sobre parceria, trabalho em equipe e a busca e realização dos sonhos que cada um guarda. Sempre tivemos uma resposta muito legal de todos , um carinho em cada evento que vamos, mas confesso que por vezes foi difícil fazer a conexão de nossos trabalhos, de nossas realidades. Até ontem.

Estava trabalhando ontem quando recebi um email da Balkis falando sobre o lançamento do Queijo Serra da Balkis: “A Balkis lançará na segunda feira, apos 18 meses de elaboração o queijo Serra da Balkis ... Parabéns a todos os envolvidos neste árduo desenvolvimento, mas o resultado sem sombra de duvidas valeu a pena.”

Imediatamente pensei: “tem tudo a ver!!!!”

O quanto foi feito de estudo, planejamento, experiências, a melhor receita para o queijo, a medida perfeita de cada coisa, a embalagem e finalmente o “nascimento” do produto. Cada detalhe é muito importante e cada pessoa envolvida tem que estar totalmente dentro do projeto para que o resultado final possa ser comemorado como um grande sucesso. Não é do dia para a noite que se resolve fazer um novo queijo e de repente lá está... 18 meses é um tempo grande consumido com muito esforço e dedicação para se chegar no resultado esperado. Quando se quer algo bem feito é necessário se doar ao máximo e empenhar o melhor de si naquilo...

Qual é a diferença para a nossa travessia??? Nenhuma!!

É um projeto que começou em Fevereiro de 2010, terminará em Junho de 2011, serão 17 meses de planejamento, de estudos sobre o que fazer, como fazer, com quem fazer... várias experiências em nossos treinos e provas para se chegar à receita perfeita para realizar a travessia, quando será a grande realização. Já falei aqui sobre a importância de cada um na equipe para chegarmos no resultado esperado em todos os aspectos, pois tem que representar uma realização para nós, para nossos treinadores e para a Balkis, cada um tem seu objetivo particular e todos temos um em comum. Durante todo o tempo deste projeto será preciso muita dedicação, principalmente de nós atletas, o treino diário não é fácil e fora isso temos que nos esforçar para manter o projeto em pé, estar sempre em contato com a Balkis, com aqueles que nos apóiam, que nos incentivam, amigos, família... e fora isso.... trabalhar!! Então dedicação e perseverança devem ser as palavras que nos guiarão até o final. Se queremos não simplesmente atravessar, mas atravessar bem, fazendo algo do qual iremos nos orgulhar a vida toda, precisamos nos doar e empenhar o melhor de nós no projeto.

A verdade é que estamos sempre em busca de algo, seja na vida pessoal, na profissão, no amor... queremos sempre realizar nossos sonhos, mas para isso tem que haver dedicação, ou os resultados sempre serão medianos... e quem realiza um sonho pela metade, não tem seu sonho realizado!!!

A Balkis sonhou em fazer o queijo da Serra perfeito e fez...
Nós sonhamos em atravessar a Mancha ida e volta... em alguns meses poderei dizer o final desta história!!
Beijos,
Giu
dezembro 03, 2010

NUNCA É TARDE!!!


Muitas pessoa deixam de realizar sonhos, desejos e projetos porque acham que é muito tarde, que estão velhos, enfim, sempre arranjam uma desculpa.

Como muito devem saber sou professora de natação e já presenciei muito casos assim.

Essa modalidade faz parte da realidade de poucos. Quanta pessoas de sua familia ou de seus amigos sabem nadar? Poucos, não é? E posso falar que esses poucos são privilegiados!!!

As desculpas em não saber nadar são várias: "to gordo(a) para colocar sunga (maio)", "to velho(a)", "tenho medo", "tenho vergonha" e por aí vai.

O que tenho a falar é: "Voces não sabem o que estão perdendo!!!"

Deixe as desculpas e a vergonha de lado e vá atrás!!!

Descubra os prazeres e os benefícios da natação!!!

Ela poderá transformar sua vida da mesma maneira que transformou a minha!!!

Gostaria que conhecessem a Dona Olinda, minha aluninha querida!!!

Ela tem 81 anos e tinha muito medo de água!!!

Resolveu que iria perder esse medo e aprenderia a nadar! E voces precisam ver como é esforçada! Um exemplo a ser seguido!!!

Tenho muito orgulho dela!!!

Continue assim Dona Olinda!!! Prometo que chegaremos lá!!! Te adoro muito e obrigada por confiar em meu trabalho!!!

Então, o que estão esperando?

Beijos e bom final de semana a todos!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.