Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


maio 30, 2011
Estou a pouquissímos dias do embarque para Inglaterra e a pergunta mais recorrente a mim é: " já está com frio na barriga?" Quando a resposta sai dos meus lábios vejo um certo ar de espanto no olhar de quem pergunta. " Não minha barriga não está fazendo borbulhas, não estou com dor de barriga.

O La Manche é muito mais que um sonho distante é uma realidade e antiga, bem antiga. Que tornou forma com o patrocínio da Balkis.

Convívio no meio das Maratonas Aquáticas há mais de 20 anos isto me tornou apta não ter muitos medos é aquilo que tanto falam quando um atleta pratica o esporte há algum tempo; tenho experiência.

Sei que nada do que já atravessei se compara ao La Manche mas passar frio, enfrentar ondas, correntezas, chuvas, raios, sol, redemoinhos, nadar à noite, conviver com grandes nomes que atravessaram o Canal me fez apta a ter segurança na travessia.

Estou ansiosa para por os meus pés na imensidão do Canal, desejo profundamente dar as primeiras braçadas em Folkstone, minha barriga não está fazendo borbulhando de medo mas os meus olhos estão brilhando de alegria por estar prestes a conquistar o maior de todos os meus sonhos o La Manche!

Bjs
Pri

maio 22, 2011


Faltam apenas 4 semanas para viajarmos!!!!



Nossa!!! Realmente passou rápido!!!!



Por enquanto a ansiedade está controlada, deve ser porque os treinos estão tão volumosos e intensos que nem temos tempo de pensar em nada!!! O cançaso está bem maior do que a ansiedade!!!



Mas quando abri o site e vi o relógio que está marcando os dias que faltam me deu um friozinho na barriga!!!



Daqui 33 dias aproximadamente estaremos prestes a realizar um grandioso sonho!!!



Vai ser uma experiencia bem diferente!!!



Como vai ser?



Não faço a mínima idéia!!!



Só sei que estamos nos dedicando muito, muito mesmo!!!



No treino de sábado nos comportamos bem na água a 17 graus com temperatura externa a 15 graus. Iremos treinar todos os sábados na represa até o dia da viagem para acostumar com a água mais fria.



No dia da prova enfrentaremos uma água em temperaturas mais baixas (pelo menos 2 graus a menos), mas sei que estaremos preparadas!!!



Ficaremos no mesmo hotel, seremos acompanhadas pelo mesmo barqueiro e estamos com o mesmo técnico que da minha primeira vez mas só!!!!



Tudo realmente vai ser realmente diferente!!!



Mais fácil ou mais difícil?



Realmente não sei!!!



Conto quando voltar!!!



Beijos à todos!!!



maio 17, 2011

Daqui a um mês...



Hoje é dia 17 de Maio de 2011. Daqui a exatamente 1 mês estaremos embarcando para Londres. Passaremos 1 semana se ambientando, em concentração esperando o dia da nossa prova, cuja semana se inicia em 24/06.
Imagino que essa semana será estranha. Passaremos os dias praticamente treinando, comendo e dormindo. Deve ser difícil passar dias assim, tendo que controlar a ansiedade e a emoção. Sorte que teremos uma às outras, além dos técnicos, para conversarmos, desabafarmos e descontrairmos um pouco.
Apesar de que a frase que mais ouço ultimamente seja essa: “está chegando, hein...” e apesar de eu saber disso, hoje quando fui pegar o treino e li “17/05”, pensei assim: “caramba...”.
Quando olho para trás tem um longo caminho, desde o “grande sonho”, que é antigo mesmo. Sempre falo isso nas entrevistas, que o Canal é um sonho antigo. Mas nem eu imaginava há quanto tempo o Canal me fascinava. Já escrevi uma vez sobre uma revista que eu comprei em 2002 que tinha uma reportagem sobre Igor de Souza. Outro dia, organizando algumas coisas antigas, encontrei outra revista de 2006 que estava escrito na capa: “Canal da Mancha – A mais sedutora das travessias”. Fui ler novamente a matéria, que nem me lembrava mais e há uma parte que fala sobre a travessia da Marta Mitsui Izo, que foi feita em 2006. Provavelmente nessa época o Canal me atraísse, mas era apenas um sonho, algo distante. Hoje estou a 1 mês de partir para essa viagem, Igor de Souza é nosso técnico e Marta Mitsui Izo é a Martinha, uma das atletas da equipe. Muita coisa mudou...
Muito provável que em 2006 eu não conseguisse fazer a travessia do Canal. Mas o que mais mudou mesmo foi tirar o sonho só da imaginação, fazer com que ele virasse um Projeto. Ter a equipe, uma proposta diferente, ir atrás de patrocínio, dos melhores profissionais. Há um ano fechamos o Projeto. Desde então, muito, muito treino, disciplina, dedicação.
Não posso dizer que foi fácil chegar até aqui. Mas já sinto a felicidade de ter feito de um sonho um Projeto, que já está em grande parte conquistado. Quando escuto: “está chegando”, sinto-me feliz, pois já cheguei até aqui!!
E, embora treinar, pois estou no início de duas semanas muito intensas.
Beijo,
Lu
maio 09, 2011

A bela imagem dos comandaates do Barco

Somente uma foto para demonstrar o que escrevi hoje pela manhã.

Eles estão lado a lado e estarão do nosso lado de corpo e alma, tenho certeza disto!

Para quem não sabe: do lado esquerdo de blusa preta Agnaldo Arsuffi , do direito Igor de Souza.


Pri

Os comandantes do Barco

O homem que deu início a esta loucura da Travessia do Canal da Mancha foi o comandante Matthew Webb, um marinheiro musculoso que, em Agosto de 1875, cumpriu a distância em 21 horas e 45 minutos.

A sua rota em ziguezague acabou por ficar em 39,5 milhas, oportunidade em que o Presidente da Câmara de Dover declarou: "Não acredito que, na história do mundo, se volte a realizar tal feito."

A história deu-lhe razão ao longo de 36 anos, apesar de nesse interregno, outros 70 bravos terem tentado a sorte. Mas, em 1911, T. W. Burgess conseguiu igualar a proeza. Doze anos depois, seguiu-se mais um sucesso, desta feita conseguido por uma americana perseverante, Henry Sullivan, que nadou durante 26 horas e 50 minutos.

Em 26/06/2011 começa a nossa semana, está tão próximo que já posso sentir a água passando entre os meus dedos, o vento batendo no meu rosto, os gritos do Gordinho (Igor de Souza) e aparente calma do Agnaldo Arsuffi.
São estes dois homens que irão nos conduzir a maior conquista de nossas vidas: O La Manche.

Gordinho é o apelido carinhoso que dou a um dos maiores nadadores de águas Abertas que o Brasil e o Mundo já viu. Hoje meu técnico.
Tenho admiração tanto pelas braçadas dadas como pelos mares conquistados, durante estes mais de 15 anos de convívio, pude contemplar o esportista espetacular que foi e técnico grandioso que é. Com certeza é uma honra tê-lo no comando do nosso barco, espero por em pratica tudo que aprendi com este grande homem. Não vou me esquecer "não nade no conforto, uma boa prova é aquela em que em nenhum momento se sinta confortável."

Não posso declarar aqui o apelido do Agnaldo, é muito feio..kkkkkk. Mas combina com ele, cara de santo, jeito de santo, com um sorriso sempre na face, mas...Ele não permitirá que nada nos faça desistir, água a 12º, 13º, 14º não importa, ondas gigantescas, transatlânticos a vista não importa você está aqui e tem um objetivo a cumprir e só isto e nada mais importa.

Muitos podem não saber Agnaldo e Igor , Igor e Agnaldo, são amigos de longa data e conhecendo os dois posso declarar que se completam, gritos, silêncio, calma, nervosismo...no fim os dois tem um único objetivo Por isso declaro esta é a nossa equipe: Canal da Mancha a Quatro: 2 comandantes e quatro mulheres rumo há um único obejtivo a conquista do La Manche.

Bjs
Pri



maio 01, 2011

A TORCIDA DA SUA VIDA






Começo este post com algumas passagens de um texto de Drummond:

"Mesmo antes de nascer, já tinha alguém torcendo por você.
Tinha gente que torcia para você ser menino. Outros torciam para você ser menina.
Torciam para você puxar a beleza da mãe, o bom humor do pai. Estavam torcendo para você nascer perfeito.
Torceram pelo seu primeiro sorriso, pela primeira palavra , pelo primeiro passo.
O seu primeiro dia de escola foi a maior torcida. E o primeiro gol, então ?
Seus pais torciam para você comer de boca fechada, tomar banho, escovar os dentes, estudar inglês e piano.
Eles só estavam torcendo para você ser uma pessoa bacana.
Seus amigos torciam para você usar brinco, cabular aula, falar palavrão.
Eles também estavam torcendo para você ser bacana.
E quando os hormônios começaram a torcer, você torceu pelo primeiro beijo, pelo primeiro amasso. Depois começou a torcer pela sua liberdade.
Torcia para viajar com a turma, ficar até tarde na rua. Sua mãe só torcia para você chegar vivo em casa.
Passou a torcer o nariz para as roupas da(s) sua(s) irmã(s), para as idéias dos professores e para qualquer opinião dos seus pais.
Todo mundo queria era torcer o seu pescoço.
Foi quando até você começou a torcer pelo seu futuro.Torceu para ser médico, músico, advogado. Na dúvida, torceu para ser físico nuclear ou jogador de futebol. Seus pais torciam para passar logo essa fase.
No dia do vestibular, uma grande torcida se formou. Pais, avós, vizinhos, namoradas e todos os santos torceram por você.
Na faculdade, então, era torcida pra todo lado. Para a direita, esquerda, contra a corrupção, a fome na Albânia e o preço da coxinha na cantina.
E, de torcida em torcida, um dia teve um torcicolo de tanto olhar para ela.
Primeiro, torceu para ela não ter outro. Torceu para ela não te achar muito baixo, muito alto, muito gordo, muito magro.
Descobriu que ela torcia igual a você. E de repente vocês estavam torcendo para não acordar desse sonho.
Torceram para ganhar a geladeira, o microondas e a grana para a viagem de lua-de-mel.
E daí pra frente você entendeu que a vida é uma grande torcida. Porque, mesmo antes do(s) seu(s) filho(s) nascer(em), já tinha muita gente torcendo por ele(s).
Mesmo com toda essa torcida, pode ser que você ainda não tenha conquistado algumas coisas.
Mas muita gente ainda torce por você!"

Desde o início do projeto tenho sentido verdadeiramente o significado de TORCIDA. Pessoas de perto ou de longe, conhecidas ou desconhecidas, família, amigos, gente que nos acompanha a cada passo e faz questão de mostrar sua torcida.
Palavras de carinho, de encorajamento... uma bronca quando preciso ou uma palavra de conforto nos momentos que o cansaço aperta. Um pedido de foto, um recado no nosso Blog, pequenas atitudes que quem faz não imagina o significado que tem para nós.

Essa acho que é, sem dúvida, a maior torcida da minha vida!! E acho que por viver tudo isso, hoje percebo muito mais esta e todas as outras torcidas, as pelas coisas da vida, como citou Drummond. Pela minha carreira, pelos amores, pelo esporte... a cada passo que dou, vejo claramente os que torcem por mim, que fazem isso ser muito claro em suas ações e palavras, e que desejam minha felicidade... isso me impele a seguir em frente e alcançar cada vez mais porque sei que o sucesso será sempre comemorado e o fracasso compreendido e apoiado!!!

Por tudo isso, talvez ainda seja cedo, mas quero começar desde já a agradecer pela torcida! Tem sido fabuloso sentir essa vibração e essa força que as pessoas passam e sei que isso fará toda a diferença no grande dia!!

Hoje entendo melhor a frase final do texto acima: "Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa), mas a poesia (inexplicável) da vida."



A torcida faz parte da poesia!!!






Bjs, Giu!!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.