Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 20, 2010

Quando o que se tem a vencer é o próprio mar...


Hoje poderia ter sido apenas mais uma travessia, mais uma prova do circuito, mais um dia divertido com os amigos...

Mas o que acho é que Éolo e Netuno devem ter combinado de ver o jogo do Brasil juntos e estavam querendo o dia de folga, e como não facilitamos para eles, eles também não facilitaram nem um pouquinho para nós...

Ao chegar na praia, um vento cortante nos recebeu, quase levantando as barracas, fazendo tudo voar. E aí foi só olhar para o mar que pude perceber a casca grossa que tínhamos pela frente! O vento fez o mar se agitar, nem as bóias de marcação pareciam que aguentariam!! Os mais otimistas diziam que ia parar, os menos otimistas olhavam para o mar já imaginando todos os efeitos daquela combinação...

A hora de entrar no mar foi o mais tarde possível... a buzina tocou e ainda tinha água nos joelhos! Dei uma corridinha com a Lu e a Martinha e pulamos na água. As primeiras braçadas já mostraram que não ia ser fácil, onda batendo no rosto, me fazendo engolir água salgada. As braçadas e o corpo jogado pelas ondas me fizeram pensar que não tinha como fazer força, pois ali não era simplesmente eu contra mim ou minhas adversárias, mas eu contra aquele mar!! Virei a primeira bóia ao lado da Martinha e decidi que era do lado dela que iria ficar a prova toda!!! Umas braçadas a mais e aquela ardência já conhecida passou no meu braço e meu rosto: uma água viva das boas!! Parei, respirei, falei com a Martinha e... "vambora"!!

Claro que passou na minha cabeça cair fora dali... vi algumas pessoas subindo no barco de apoio... ô perrengue!! Daqueles momentos que a gente pensa: "o que eu tô fazendo aqui?"!! Mas o pensamento foi breve, pois ele veio ao mesmo tempo que o pensamento sobre os desafios do Canal... 'o que é isso perto de tudo o que tenho pela frente???"... e então percebi que eu poderia até perder de todas as minhas adversárias, mas que não podia me deixar vencer pelo mar... e então isso me fez forte e me fez não mais brigar com ele, mas sim me unir ao mar no seu balanço e seguir em frente até a chegada.

E assim venci... não só a minha categoria, mas também o mar, aquele gigante pelo qual tenho todo o respeito do mundo... mas sou forte também e hoje eu e todas as pessoas que completaram a prova mostramos isso a ele!!!

PARABÉNS A TODOS!!!!

Giu

0 comentários:

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.