Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


dezembro 12, 2010

Mais um sonho...

Faz tempo, nem me lembro quanto, que tenho muita vontade de aprender a surfar.
Em Outubro deste ano, estava indo para a piscina na academia e li no corredor um cartaz: “aula especial de surf”. Nem preciso dizer que na hora me inscrevi.
Fui muito feliz para a aula, em um Sábado bem cedo, na própria academia. Primeiro, uma aula teórica, sobre os tipos de pranchas, as partes de uma prancha, sobre o mar, maré, as partes da onda, etc..... E depois, finalmente, a parte “prática”. Ah, a parte prática foi na piscina, aliás, primeiro no chão fora e depois na piscina. Simulamos fora, no chão, em cima da prancha, remada, remada com joelinho, remada com joelinho e subida na prancha. Na piscina, remada, remada/tartaruga/remada, remada/sentar, remada/sentar/virar............ E assim foi a manhã inteira, com muita remada, risadas e diversão......
Nesta última quarta-feira, 08/12, feriado aqui em Campinas, chegou o tão esperado dia do batismo. Nos encontramos às 6h00, pegamos a van, rumo à Riviera. Tudo estava perfeito, o clima, logo no início já começamos a assistir o filme “Fabio Fabuloso”, filme que conta de forma bem-humorada, e em tom de fábula, a trajetória do paraibano Fábio Gouveia, considerado por unanimidade o maior surfista brasileiro de todos os tempos. A única coisa ruim foi o trânsito que pegamos na estrada devido às obras. Mais de 1 hora para andar menos de 2 km, affff, mas nem isso desanimou a galera. E assim fomos, durante todo o caminho, assistindo filmes de surf com belíssimas paisagens.
Ao chegar na Riviera, fomos direto para a escola de surf Riviera, que foi o nosso apoio. Nessa hora já estava um baita sol. Nos trocamos muito rápido, nos enchemos de protetor solar, pegamos as pranchas e lá fomos nós rumo à praia. A praia estava vazia, também, pudera, não é todo mundo que se pode dar ao luxo de estar em uma quarta-feira na praia.
O surfista e professor de surf da escola, Vinícius, nos orientou. Primeiro, desenhamos uma prancha na areia e mostramos para ele o que já “sabíamos”. Em seguida, nos alongamos e finalmente caímos na água.
Nessa hora, estávamos todos eufóricos, todo mundo só queria saber de “pegar onda”. Mas não é bem assim, até chegar lá tem que remar muito, passar por muita onda, olha tem que fazer força... Depois de várias tentativas, persistência, muitos tombos, caldos, e um bem grande, próprio de batismo mesmo, finalmente a primeira onda. Nossa, que sensação incrível: deslizar sobre a água, liberdade, realização. E ao mesmo tempo a vontade de “quero mais”.
Eu, que sou louca por água, apaixonada por natação, adoro praia, nem preciso dizer que encontrei uma nova paixão e tive um dia perfeito. Gostaria de agradecer aos “professores” de surf da academia: Kiko e Roni, por terem feito tudo da melhor maneira possível, a ponto de ter despertado sentimentos tão bom em mim e nas demais pessoas que participaram, e ao pessoal da escola de surf Riviera, representado por Vinícius, por ter nos recebido tão bem e pela paciência.
Ah, a emoção é tanta que já ia me esquecendo de dizer uma parte muito importante, para fechar o dia perfeito. Quer coisa melhor do que depois do surf, um banho na ducha gelada e comer: saladinha, arroz, feijão e panqueca??!! Huuuuuuummmmmmm...................
Bjos,
Lu

0 comentários:

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.