Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


abril 06, 2011

SÓ OS FORTES VENCERÃO!!


Na semana passada estava comentando com alguém que iria para a Travessia dos Fortes no Rio e essa pessoa perguntou brincando: "é uma travessia só pra gente forte???"... eu ri e expliquei que o nome era porque a travessia vai do Forte de Copacabana até o Forte do Leme, no Rio de Janeiro.

Hoje estava me lembrando da prova e pensei no comentário... e descobri que a resposta deveria ter sido outra: "sim, essa travessia é só para os FORTES!!"


A Travessia dos Fortes não é uma prova comum... já é diferente na hora de se inscrever: ela não custa nada e as inscrições são limitadas, neste ano acabaram em 2h40min!!! Quem inscreveu, inscreveu, quem não se inscreveu, se pendure no computador no ano que vem!!! Os preparativos para os não cariocas são muitos: como vai, onde fica, quem cuida das suas coisas na hora da prova... amigos pra passar um ótimo fim de semana no Rio, programas de turista... tudo é gostoso de planejar!! A Travessia dos Fortes tem mais charme, tem mais disputa, tem aquele frio na barriga na hora da largada que não temos em qualquer prova. É uma travessia que as pessoas se orgulham em participar, seja para competir ou para simplesmente completar... simplesmente??? Não! Não é tão simples!!!


O mar do Rio também não é comum... é um mar que hora te envolve, hora te maltrata... que te faz sumir nas ondulações e ser revirada nas ondas!! Entrar nesse mar pode ser fácil, mas sair dele é uma tarefa que justifica o nome da travessia: tarefa para os fortes!! A água é gelada, o que faz a organização permitir roupa de neoprene... uns acham marmelada nadar de roupa, até fazem chacota que nadar de roupa é para os fracos... mas isso faz os "fortes sem roupa" serem mais fortes e os "fortes com roupa" se sentirem mais fortes... o fato é que cada um está ali dando seu melhor e colocando a força que tem em cada braçada para vencer!


Vencer na Travessia dos Fortes também é diferente... já se vence por decidir fazer a prova pois não é para qualquer um! Uns vencem porque chegaram em primeiro lugar, outros porque simplesmente chegaram... Às vezes ser décimo no geral vale muito mais que primeiro na categoria... Vencer não está apenas na conquista de uma medalha, mas na própria superação pessoal, na conquista de um objetivo traçado, na simples alegria de realizar... vencer está na satisfação que fica no coração quando se cruza o pórtico de chegada...


É por causa de tudo isso que nessa travessia em especial me lembrei muito da frase que o Rony, treinador da Fórmula Academia, grita para seus atletas na beira da piscina cada vez que estão em um treino "daqueles": "só os fortes vencerão"!!!


É sim... na TRAVESSIA DOS FORTES, de um modo ou de outro, SÓ OS FORTES VENCERÃO!!!

Bjs, Giu!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Com todo respeito, a água do Rio de Janeiro não estava fria, nem para um marinheiro de primeira viagem como eu. Na TV falaram que estava 24 graus, uma banheira comparada ao Canal da Mancha que tem 15 a 16 graus. E lá vc não vai poder usar neoprene.

Giu disse...

Você tem toda razão, Anônimo!! Nesse domingo a água estava maravilhosa, a uns 25 graus... na TV quiseram assustar falando que eram 17... O que eu quis dizer é que normalmente a água no Rio é muito mais fria que as provas que fazemos em SP.
E para o Canal, mais uma vez você tem razão... esperamos pegar 15 graus, é por isso que treinamos na água gelada quando possível... mas a Travessia dos Fortes não era um treino, era uma competição que em sua regra permitia o uso da roupa!
Abraços!
Giu

Lucia disse...

Que prova em Giu...eu fiz um simulado no sábado a tarde e sem brincadeira levei uns 5 minutos para conseguir passar a arrebentação. Nadei até a primeira bóia quadrada (uns 50 m )e saí. O mar estava muuuito mexido. No domingo foi o contrário. Arrebentação de 3 metros na chegada. Ainda bem que tive a ajuda dos bombeiros. Como vc disse, determinação e coragem fazem a diferença nessa travessia dos FORTES.
Parabéns a todos...
Bjs

Alessandro Massaini disse...

Alguns comentários são tão desnecessários ("anônimo"),que é melhor...nem comentar!
O grau de dificuldade de uma prova, ou a emoção em disputá-la não está restrito à temperatura da água. E nem sempre o vencedor é aquele que chega em 1º.
Parabéns pelos resultados, vocês estão quase lá!!!

Bruna disse...

Oi Giuliana. Meu nome é Bruna e estou pensando em começar a nadar travessias. Minha pergunta é: se não foi pelo frio, por que vc nadou de neoprene? A gente nada mais rápido? Qual seria o seu tempo se vc tivesse nadado de maio? Por que não pode de usar neoprene nas provas de travessia? Não sei nadar direito e tenho medo de me cansar e afogar.

Giu disse...

Bruna,
Tudo bem? Legal você querer começar nas travessias!!

Sim, a roupa de neoprene ajuda na flutuação e, por consequência, aumenta a velocidade. Na maior parte das travessias não é permitido justamente por isso. Por outro lado é permitido o uso de roupas tecnológicas
(as liberadas pela FINA), que se comparadas a maiôs normais, também dão vantagem a quem às usa, mas está na regra que pode usar, então alguns usam para ter essa vantagem. Pode até perceber que na elite, todas as meninas estavam com trajes tecnológicos pois sabem que se não usarem estarão em desvantagem!

Nesta travessia em especial eles liberam a roupa de neoprene e por isso eu a usei, sabia que a maior parte dos competidores estaria de roupa, como realmente estavam (não todos, a maior parte...).
Enfim, são características de cada prova e também de cada pessoa. Alguns acham vergonhoso uma pessoa que se habilita a nadar o Canal da Mancha ir a uma travessia dessas de roupa de neoprene, afinal enfrentaremos 15 graus de maiô... Mas como eu disse, essa era uma prova e não um treino.

Meu tempo se estivesse sem roupa? Não sei dizer... Para mim o que mais importa é que no ano passado fiz de roupa em 1h 01min e neste ano fiz também de roupa em 51min, são 10 minutos de diferença de um ano para o outro!! Isso para mim foi a grande vitória do dia: vencer a mim mesma, acima de tudo. Sei que estou treinando muito pesado para o Canal e ter este tipo de resultado me ajudou a enfrentar esta semana de 60km de treinos... Aí não é qualquer pessoa que aguenta!!! Mas treino, determinação e olhar para si podem fazer qualquer um chegar lá!! Se você tem estas 3 coisas, sei que será uma grande nadadora de águas abertas!

Enfim, de roupa ou sem, o importante para suas travessias futuras é que você treine bem, esteja dentro das regras esportivas e que saiba que fez o SEU melhor...
Te garanto que a satisfação é enorme!!!

Bons treinos e um abraço!!!!

Lu disse...

Pessoal,
Vamos lá, né, esse é um blog para divulgar o nosso Projeto. Queremos compartilhar experiências de natação e mesmo pessoais com vocês. A intenção não é discutir se deveria ser permitido ou não o uso da roupa de neoprene na prova do Rio. Se quiserem discutir isso, escrevam para os organizadores da prova.
Eu nadei sim com roupa de neoprene. E na minha opinião isso não significa que eu estou menos preparada para o dia da travessia do Canal da Mancha. É só uma prova, que não levou nem 1 hora. O nosso treino é muito diferente, é no dia a dia que temos que ser "Fortes", determinadas e persistentes.
Na minha opinião o melhor nadador é aquele versátil, que consegue se adaptar e se sair bem em todas as condições.
Vamos contribuir construtivamente. Essa é a intenção do nosso blog!! :-D
Boas braçadas a todos e até o nosso próximo encontro....
Bjos, Lu

Unknown disse...

Oi, meu nome é Vivian, também participei da Travessia dos Fortes desse ano, e como dito no texto, realmente a luta começa no momento da inscrição, e ai também começa a sensação de satisfação e emoção de ter conseguido. A aventura de planejar a viagem, onde ficar, planejar gastos e tudo mais.
Acho muito legal e desejo muito força pra vocês que iram nadar o Canal da Mancha. É um grande desafio, mas nada é tão difícil a ponto de tornar-se impossível.
Venho aumentando a metragem das travessias para realizar o meu objetivo pessoal, que seria até 'sacanagem' comparar com o Canal da Mancha, mas que pra mim será grande, que é fazer a 14 bis no final do ano.
Adoro o blog de vocês.
Parabéns pelo projeto!
Abraços.

Giu disse...

Vivian!! Muito obrigada pela força!!! A prova 14Bis é um GRANDE desafio e tenho certeza que conseguirá realizá-lo com dedicação!! FORÇA!!!! Abraços!

Erika disse...

A Travessia dos Fortes, com certeza é para os fortes e vocês estão dentro deste time.
Parabéns pela dedicação e persistência.

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.