Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 05, 2011

ACREDITAR!!



Quando falamos no Projeto é comum usarmos a palavra “sonho”. Sem dúvida o Canal é um grande sonho para mim e para as outras atletas.
No meu último post mais uma vez o Alessandro apropriadamente contribuiu e usou as seguintes palavras que descrevem muito bem o Projeto: vontade, capacidade, coragem, atitude.
Esses dias estava mais uma vez falando sobre o Canal e usei uma palavra que acredito ser a essência do Projeto: “ACREDITAR”. Nada será conquistado se não acreditarmos que é possível. Qualquer coisa, da mais banal a mais absurda que pareça, só será atingida se acreditarmos que é possível.
E aí me vem à cabeça algumas frases que comumente ouço: “mas por que fazer o Canal da Mancha: ter que se esforçar tanto nos treinos para no dia passar frio?”, “o que você vai ganhar para fazer o Canal da Mancha?”, “você é louca!”.
Imagino que eu não seja louca, apesar de não ter muito claro na minha cabeça e nem achar que exista uma definição para “pessoa louca” e “pessoa normal”. Acredito sim que eu faça parte de uma parcela muito pequena da população que por alguma força interior deseja algo aparentemente absurdo, acredita nisso e vai atrás para conquistá-lo.
Fico triste quando as pessoas não conseguem entender o porquê que algo aparentemente tão sofrido pode ser tão gratificante. É comum as pessoas imaginarem a possibilidade de alguma remuneração financeira ou alguma colocação especial. Não, há apenas um desejo muito grande, muito esforço, disciplina, dedicação. E quando tudo isso for convertido em realização, trará uma sensação que não tem preço e que só pode ser sentida por aqueles que acreditam.
Boa semana a todos!
Beijos,
Lu

3 comentários:

Alessandro Massaini disse...

Morei em República quando estudei em Ouro Preto, éramos 8 garotos passando todo tipo de dificuldade, mas tínhamos um objetivo claro: vencermos através do esforço e para proporcionarmos às nossas famílias satisfação e um futuro melhor.
Talvez em função disso, eu valorize muito mais o SER do que o TER.
Bens materiais tem prazo de validade, perdem importância com o passar do tempo. Agora a sensação de vitória, o sonho realizado, um desejo suprido, nunca se apagarão. Vocês vão levar pra sempre. Nadar o Canal da Mancha não é loucura, é um exercício de humildade, uma demonstração de força (interior e exterior), enfim, é para poucas e privilegiadas pessoas. Vocês são iluminadas e dignas de toda admiração que conquistaram.

Alessandro Massaini disse...

Li os post's antigos e fiquei imaginado, já se passaram 1 ano das primeiras braçadas, para nós que estamos de longe, parece que passou rápido, mas para vocês, nem tanto. Quantas vezes, ao longo de intermináveis treinos, toda uma vida passou pela cabeça, quantos problemas foram resolvidos com as soluções encontradas enquanto treinavam. Sem falar na força que adquirimos com a liberação de hormônios durante a atividade física, força essa que lhes davam coragem para tomar decisões inadiáveis. Enfim, o tempo pode ter passado rápido, mais muitas coisas aconteceram,e como diz o ditado: "Depois da tempestade (de acontecimentos e emoções) vem a bonança". Curtam cada momento desse desafio, vocês são especiais, e o sucesso está a espera de vocês, do outro lado do Atlântico.
Tragam as flores, porque os espinhos vocês já arrancaram todos!

hedy stary disse...

Parabéns meninas! Acho fantástico tudo isso! Toda luta e preparo para um feito magnífico!Força!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.