Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 20, 2011

DIÁRIO DE BORDO - PARTE 2






Hoje o Canal deu uma trégua para nós.... resolveu ser bonzinho e nos mostrar que nada como um dia após o outro...





Ontem confesso que todas saímos com medo do Canal... aquela água revolta nos fez perceber o quanto as coisas podem ficar feias!! Mas hoje parecia um outro lugar! Chegamos na praia e apenas pequenas ondinhas batiam nas pedras, de forma tão mansa que nem levantavam água. Ficamos felizes em ver aquilo... sem vento, sem ondas... o Canal estava realmente descansando após uma noite agitada...





O treino foi maior que ontem, foram 55 minutos indo e voltando na praia. A temperatura da água continua em cerca de 14 graus, mas hoje percebemos que faz toda diferença a quantidade de tempo que ficamos dentro da água. Eu, que tenho muita dificuldade com meus pés, saí da água com os pés dormentes... que melhoraram apenas quando tomei o banho quente no hotel. Ainda bem que o hotel é apenas a alguns metros do treino!!!





Fomos mais uma vez à cidade, lavamos roupas (com o tempo daqui nada seca...), almoçamos e passeamos um pouco. Depois as 4 se reuniram no quarto e ficamos batendo papo até a hora do segundo treino. Às vezes é meio chato apenas dormir, comer, treinar... então falamos bastante besteira, demos risadas e espantamos as incertezas que ainda temos! Como eu já disse, é bom estar em grupo!!





O segundo treino foi mais curto, porém estava ventando bastante e as ondas estavam batendo mais fortes. Nos pareceu que sempre os finais de tarde têm um mar pior. Nadamos por apenas 25 minutos e terminamos o treino debaixo de uma chuva fininha. Acho que tenho que agradecer a minha mãe por ter feito para nós os roupões forrados, pois estão nos salvando nas entradas e saídas do mar!!! (Além disso, fazem sucesso absoluto nas ruas!!!!!!).





É engraçado como as pessoas nos olham com admiração quando nos vêem entrando e saindo da água... E também, como andamos sempre uniformizadas, nas lojas o pessoal local pergunta se vamos nadar. Acho que eles sabem o quanto é frio e também nos parabenizam pela tentativa...





O jantar na "nossa casa", feito pela Rosa, estava delicioso... aliás, temos comido bastante, reservando energias para o dia da prova. Depois ficamos no saguão vendo fotos e, pra variar, rindo muito das pequenas histórias do dia a dia (algumas impublicáveis...)... tem sido uma experiência única viver tudo isso...





Amanhã volto para contar mais um pouquinho do nosso dia a dia e das figuras do nosso hotel!!





Beijos!!


Giu.

3 comentários:

Alessandro Massaini disse...

Raul Seixas foi breve nessa música, porém foi "certeiro":

"Sonho que se sonha só
É só um sonho
Sonho que se sonha junto é realidade"

http://letras.terra.com.br/raul-seixas/165312/

Anônimo disse...

Oi Giu...acho que em termos de dicas, vcs já sabem de todos. Eu também sofro com os meus pés. O que me ajuda e muito nos dias frios é Oleo Mineral. Bons treinos a todas.
Bjs

Alessandro Massaini disse...

De acordo com a música do Raul, podemos afirmar que Travessia já não é mais um sonho, hoje é REALIDADE!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.