Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 06, 2010

SE O RIO FALASSE...




Dia 02 de julho embarcamos para a primeira das nossas aventuras... vamos treinar nosso primeiro revezamento do quarteto no Rio Tietê!! Calma, calma!! Nem tão loucas assim: é o Tietê lá nas águas limpas de Araçatuba... vamos treinar, visitar os amigos da Balkis e dar uma palestra sobre motivação e trabalho em equipe... Foi um convite muito legal que nos deixou bem empolgadas para o primeiro treinão em águas abertas. Mas este convite também me fez pensar no rio e em tudo o que ele já foi um dia...
Para quem vive em São Paulo é bem louco pensar que o Rio Tietê possa ser "nadável"... quem vê aquela água podre que passa pela Capital acha difícil de acreditar que muita gente já nadou por ali... incrível pensar que em 1941 a prova "Travessia de São Paulo a Nado" reuniu 1957 nadadores nessa que era uma prova muito mais tradicional que a própria São Silvestre (que neste ano, por acaso, participaram apenas algumas centenas de pessoas). Ela aconteceu por 20 anos, de 1924 a 1944, com um percurso de 5.500 metros, que começava na ponte da Vila Maria e terminava em frente ao clube Espéria, onde hoje fica a ponte das Bandeiras.
Ah! Se este rio falasse, contaria das várias façanhas já alcançadas em suas águas... se falasse, contaria do glamour desta travessia e dos nomes que ali passaram, como o de Maria Lenk... Mas o rio não fala, então começo com este post a falar por ele, contando um pedacinho da sua história e esperando um dia, mesmo que bem velhinha, que a tecnologia e a boa vontade dos homens possam o trazer de volta e eu ainda possa fazer a Travessia de São Paulo a Nado...

Giu

1 comentários:

Alessandro Massaini disse...

Grandes Campeãs! A água fria é um dos grandes obstáculos que vocês irão ter que superar. Então não têm como escapar, é treinar na água gelada!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.