Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


fevereiro 18, 2011

TRABALHO X TREINO


Sempre fui dessas pessoas que adoram o esporte e treinam pelo prazer de fazer o que gostam. Além de ser praticante assídua, trabalho no varejo de artigos esportivos, o que normalmente é o sonho dourado da maior parte dos esportistas. Sempre ouço a mesma exclamação: "Puxa, que legal! Deve ser o máximo trabalhar com isso!!". As pessoas sempre aliam uma coisa à outra, pensam que se eu trabalho para o esporte, a prática fica privilegiada, mas não é bem assim!! Minha rotina de trabalho é resumida a números e análises, é um trabalho como todos os outros, que requer muita concentração e dedicação. O esporte ajuda a minha rotina de trabalho, tanto na disposição, quanto no conhecimento técnico de produtos, mas para por aí. Conciliar as duas coisas é um outro trabalho diário que requer dedicação extra e muita força de vontade.

Olhando por outro ponto de vista, os treinos ajudam muito no trabalho, no sentido de saber manter o foco, de colocar objetivos e limites. Ajudam a saber "periodizar" os picos de trabalho, a manter a exigência e a abraçar desafios. Enfim, acho que tudo se completa quando conseguimos ajustar as duas coisas.

Minha rotina de treinos sempre foi regrada, porém tranquila... quando me sentia mais cansada ou sem vontade, dava uma parada ou fazia menos. Quando tinha mais sono, acabava ficando na cama por mais uma hora, treinando uma hora a menos. Tudo isso teve um fim no dia que decidi que faria a Travessia do Canal da Mancha. Os volumes são grandes, a exigência maior ainda, pois além da resistência, é necessário nadar em um ritmo mais intenso. Enfim, costumo dizer que se um dia na vida eu achei que treinava muito, estava redondamente enganada!!!

Minha rotina diária se inicia 5 da manhã, acordo, tomo café, preparo toda a minha alimentação para o dia e vou para a academia. Sorte minha morar muito perto da academia e do trabalho, um grande privilégio para quem mora em São Paulo, pois não gasto meu tempo no trânsito. 5:50 estou na piscina começando a treinar. Os treinos variam muito em volume e intensidade, mas na fase atual eles estão entre 5 e 6 mil metros e duram cerca de duas horas. É o tempo exato para tomar um banho e ir trabalhar. Na parte da manhã normalmente não sinto o peso do treino, não me sinto cansada e rendo muito bem. A alimentação é um fator crucial para isso, se eu não como nas horas certas, tenho sonolência uma queda grande de produtividade.

Duas ou três vezes na semana preciso voltar à academia na hora do almoço para os treinos complementares de musculação e Pilates. O Pilates tem sido fundamental na preparação, ele dá uma base muscular, principalmente de abdomen e lombar, além de ajudar na soltura dos ombros. O almoço nestes dias é sempre na correria, mas não pode sair do esquema de alimentação, ou não tenho energia para voltar a trabalhar. Na parte da tarde já me sinto mais cansada, mas vou no embalo de trabalho até umas 19:30. Não consigo treinar à noite, essa é a hora de voltar para casa e relaxar, tentar dormir no máximo 22:30 ou senão o dia seguinte fica comprometido.

Essa rotina se segue diariamente, sem falhas... O que acho mais importante de tudo é o comprometimento, é levantar todos os dias sem preguiça, mesmo que não seja um dia que eu me sinta tão disposta. Isso acontece, mas a verdade é que a tal endorfina faz maravilhas e depois do treino a vida parece outra, o ânimo está a mil e me sinto pronta para mais um dia de trabalho.

Bem, trabalhar e treinar não é uma tarefa fácil... mas é fundamental conseguir conciliar as duas coisas e fazer com que o dia renda como se tivesse 48 horas. Acredito também que ter uma rotina ajude a organizar o dia, no meu caso, a manhã é sagrada e é o horário que ninguém vai me ligar ou me chamar em uma reunião em cima da hora, por isso foi o momento que escolhi para meus treinos e para mim. O dia que não começa desta forma, parece que não é um dia normal...

Bjs, Giu!

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Giu!
Adorei o post! Alias, vc sempre escreve bem!!!
Fiquei intrigada com uma coisa: vc nao dorme pouco para tanto volume de treino? Eu sei que no dia a dia comum, a tao falada 8 h de sono pode nao atrapalhar muito o rendimento dos afazeres corriqueiros, mas treinando tao forte assim, essas horas a menos de sono nao fazem falta?
Bom, estou na torcida por vcs e acompanhando sempre que posso.
Beijo grande!

João Ismael Spósito disse...

Belo exemplo, Giuliana! Pela disciplina, pelo esforço e por conciliar prazer e trabalho, sonho de muitos, alcançado por poucos! Abraço.

Unknown disse...

Giu.
Que artigo legal que retrata o seu dia a dia e a disposição e preparação da travessia....Adorei!!!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.