Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


maio 09, 2011

Os comandantes do Barco

O homem que deu início a esta loucura da Travessia do Canal da Mancha foi o comandante Matthew Webb, um marinheiro musculoso que, em Agosto de 1875, cumpriu a distância em 21 horas e 45 minutos.

A sua rota em ziguezague acabou por ficar em 39,5 milhas, oportunidade em que o Presidente da Câmara de Dover declarou: "Não acredito que, na história do mundo, se volte a realizar tal feito."

A história deu-lhe razão ao longo de 36 anos, apesar de nesse interregno, outros 70 bravos terem tentado a sorte. Mas, em 1911, T. W. Burgess conseguiu igualar a proeza. Doze anos depois, seguiu-se mais um sucesso, desta feita conseguido por uma americana perseverante, Henry Sullivan, que nadou durante 26 horas e 50 minutos.

Em 26/06/2011 começa a nossa semana, está tão próximo que já posso sentir a água passando entre os meus dedos, o vento batendo no meu rosto, os gritos do Gordinho (Igor de Souza) e aparente calma do Agnaldo Arsuffi.
São estes dois homens que irão nos conduzir a maior conquista de nossas vidas: O La Manche.

Gordinho é o apelido carinhoso que dou a um dos maiores nadadores de águas Abertas que o Brasil e o Mundo já viu. Hoje meu técnico.
Tenho admiração tanto pelas braçadas dadas como pelos mares conquistados, durante estes mais de 15 anos de convívio, pude contemplar o esportista espetacular que foi e técnico grandioso que é. Com certeza é uma honra tê-lo no comando do nosso barco, espero por em pratica tudo que aprendi com este grande homem. Não vou me esquecer "não nade no conforto, uma boa prova é aquela em que em nenhum momento se sinta confortável."

Não posso declarar aqui o apelido do Agnaldo, é muito feio..kkkkkk. Mas combina com ele, cara de santo, jeito de santo, com um sorriso sempre na face, mas...Ele não permitirá que nada nos faça desistir, água a 12º, 13º, 14º não importa, ondas gigantescas, transatlânticos a vista não importa você está aqui e tem um objetivo a cumprir e só isto e nada mais importa.

Muitos podem não saber Agnaldo e Igor , Igor e Agnaldo, são amigos de longa data e conhecendo os dois posso declarar que se completam, gritos, silêncio, calma, nervosismo...no fim os dois tem um único objetivo Por isso declaro esta é a nossa equipe: Canal da Mancha a Quatro: 2 comandantes e quatro mulheres rumo há um único obejtivo a conquista do La Manche.

Bjs
Pri



2 comentários:

Alessandro Massaini disse...

Grandes Meninas!

Não conheço pessoalmente o Igor, mas seu currículo dispensa comentários, agora com relação ao Agnaldo posso falar. Eu tinha um projeto de fazer a distância do Canal da Mancha em piscina. Através da internet descobri nomes que poderiam me auxiliar no treinamento, mandei vários email's e apenas ele respondeu. Me deu total apoio, e me incentivou a participar da 14 bis, enviou planilhas de treino espontâneamente sem custo nenhum, e através da confiança que adquiri com os treinamentos, realizei duas maratonas em sistema de revezamento (24 e 48 horas - 67 e 105 Km nadados respectivamente). Foi uma experiência única e que me fez mais forte e determinado. É um profissional fantástico, e tenho por ele grande gratidão e estima. Vocês estão no caminho certo e em excelente companhia. O sucesso é só questão de dias. Parabéns Sempre!

Mara Serrano disse...

Assim como a Priscila, conheço o Igor e Agnaldo de longa data. Realmente eles são tudo isto que ela escreveu e mais um pouco. Apenas à eles eu confiaria participar de um grande desafio como este do Canal da Mancha. P grupo fez uma excelente e sábia escolha.

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.