Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


maio 01, 2011

A TORCIDA DA SUA VIDA






Começo este post com algumas passagens de um texto de Drummond:

"Mesmo antes de nascer, já tinha alguém torcendo por você.
Tinha gente que torcia para você ser menino. Outros torciam para você ser menina.
Torciam para você puxar a beleza da mãe, o bom humor do pai. Estavam torcendo para você nascer perfeito.
Torceram pelo seu primeiro sorriso, pela primeira palavra , pelo primeiro passo.
O seu primeiro dia de escola foi a maior torcida. E o primeiro gol, então ?
Seus pais torciam para você comer de boca fechada, tomar banho, escovar os dentes, estudar inglês e piano.
Eles só estavam torcendo para você ser uma pessoa bacana.
Seus amigos torciam para você usar brinco, cabular aula, falar palavrão.
Eles também estavam torcendo para você ser bacana.
E quando os hormônios começaram a torcer, você torceu pelo primeiro beijo, pelo primeiro amasso. Depois começou a torcer pela sua liberdade.
Torcia para viajar com a turma, ficar até tarde na rua. Sua mãe só torcia para você chegar vivo em casa.
Passou a torcer o nariz para as roupas da(s) sua(s) irmã(s), para as idéias dos professores e para qualquer opinião dos seus pais.
Todo mundo queria era torcer o seu pescoço.
Foi quando até você começou a torcer pelo seu futuro.Torceu para ser médico, músico, advogado. Na dúvida, torceu para ser físico nuclear ou jogador de futebol. Seus pais torciam para passar logo essa fase.
No dia do vestibular, uma grande torcida se formou. Pais, avós, vizinhos, namoradas e todos os santos torceram por você.
Na faculdade, então, era torcida pra todo lado. Para a direita, esquerda, contra a corrupção, a fome na Albânia e o preço da coxinha na cantina.
E, de torcida em torcida, um dia teve um torcicolo de tanto olhar para ela.
Primeiro, torceu para ela não ter outro. Torceu para ela não te achar muito baixo, muito alto, muito gordo, muito magro.
Descobriu que ela torcia igual a você. E de repente vocês estavam torcendo para não acordar desse sonho.
Torceram para ganhar a geladeira, o microondas e a grana para a viagem de lua-de-mel.
E daí pra frente você entendeu que a vida é uma grande torcida. Porque, mesmo antes do(s) seu(s) filho(s) nascer(em), já tinha muita gente torcendo por ele(s).
Mesmo com toda essa torcida, pode ser que você ainda não tenha conquistado algumas coisas.
Mas muita gente ainda torce por você!"

Desde o início do projeto tenho sentido verdadeiramente o significado de TORCIDA. Pessoas de perto ou de longe, conhecidas ou desconhecidas, família, amigos, gente que nos acompanha a cada passo e faz questão de mostrar sua torcida.
Palavras de carinho, de encorajamento... uma bronca quando preciso ou uma palavra de conforto nos momentos que o cansaço aperta. Um pedido de foto, um recado no nosso Blog, pequenas atitudes que quem faz não imagina o significado que tem para nós.

Essa acho que é, sem dúvida, a maior torcida da minha vida!! E acho que por viver tudo isso, hoje percebo muito mais esta e todas as outras torcidas, as pelas coisas da vida, como citou Drummond. Pela minha carreira, pelos amores, pelo esporte... a cada passo que dou, vejo claramente os que torcem por mim, que fazem isso ser muito claro em suas ações e palavras, e que desejam minha felicidade... isso me impele a seguir em frente e alcançar cada vez mais porque sei que o sucesso será sempre comemorado e o fracasso compreendido e apoiado!!!

Por tudo isso, talvez ainda seja cedo, mas quero começar desde já a agradecer pela torcida! Tem sido fabuloso sentir essa vibração e essa força que as pessoas passam e sei que isso fará toda a diferença no grande dia!!

Hoje entendo melhor a frase final do texto acima: "Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa), mas a poesia (inexplicável) da vida."



A torcida faz parte da poesia!!!






Bjs, Giu!!

3 comentários:

Alessandro Massaini disse...

Muito bacana esse texto, nos emociona porque nos remete a infância, adolescência, fase adulta. É bem humorado sem deixar de ser verdadeiro.
Minha torcida continua, torço para que a água não esteja tão gelada, para as correntezas seguirem na direção desse sonho que hoje não é mais só de vocês. A contagem regressiva aumenta a ansiedade, mas as aproxima do grande dia.
É lógico que nossa torcida é um alento, mas o que vai realmente levá-las a vitória é o treinamento e a dedicação que vocês estão tendo de forma exemplar.

Martinha disse...

Realmente a torcida nos envia uma energia muito grande!!!!! Também agradeço desde já!!!! Temos nossas forças, mas elas se tornam maiores quando sentimos a vibraçao dessa torcida maravilhosa que temos!!! Obrigada de coração!!!

Unknown disse...

Eu era uma torcedora anônima, mas sem receio fui chegando devagar e me fiz presente pouco a pouco para passar a MINHA energia em cada palavra, em cada abraço. Minha torcida era grande, agora se tornou super/hiper. TÁ CHEGANDO O GRANDE DIA !!!
Bjs

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.