Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


agosto 14, 2010

O dia a dia........






A maioria das pessoas a minha volta já sabe que eu sou uma das nadadoras que fará a Travessia do Canal da Mancha em 2011. É comum a mesma pergunta quando encontro algum amigo na academia:

"E aí, Lu, como andam os treinos?"

A minha resposta é:

"Estou treinando bastante, mas ainda não estou fazendo um treino específico e pouca coisa mudou, só os volumes de treinos que aumentaram um pouco."

Outro dia me peguei pensando em relação a essa resposta.

É verdade que os treinos não estão tão diferentes assim, mas muita coisa mudou.

Para começar mudou a minha vontade, a minha cobrança. Estou tentando melhorar a técnica do meu estilo. Desde o último treino na Billings, em que Igor me criticou em relação ao meu estilo, nado cada 25 m pensando no estilo. Nossa, como é difícil fazer isso!! O que era automático agora tenho que fazer prestando atenção em cada braçada. E como dói!! Preciso usar músculos que antes não eram tão requisitados, dói, o braço fica pesado, difícil não subir os tempos.....

Ando tão cansada.......... Isso porque o dia começa cedo. Acordo às 6h00 para cair na piscina por volta das 7h e pouco. Eu treino na piscina de uma academia de uma grande rede, em Campinas. Quem me treina é o Ivan Junior, que está na foto ao meu lado. É ele quem fica diariamente pelo menos uma hora e meia me passando o treino, pegando os tempos, ouvindo reclamações. Difícil a situação dele, ter que ser rígido e ao mesmo tempo me deixar motivada de modo que eu consiga cumprir os tempos. Tenho que admitir que muitas vezes é difícil não reclamar, não soltar nenhum: "eu não consigo cumprir esse tempo". E também não vou dizer que nunca tivemos nenhum atrito. Mas tenho me policiado muito para não reclamar, mesmo tendo dias que você não esta muito legal, seja por puro cansaço, ou qualquer tipo de problema pessoal ou profissional.

Na academia eu muitas vezes faço o treino sozinha. Por mais que tenham outras pessoas nadando, geralmente meu treino é mais longo, e nado sozinha. Gosto quando faço as séries nadando com outros amigos, como o Gustavo Tavares, o outro moço que está na foto. Por mais que tenham críticas e brincadeiras, para mim motiva muito ter alguém nadando ao lado, dá mais incentivo para tentar acompanhar, ou até chegar na frente, rs!!

No dia a dia às vezes nem percebemos essas pequenas mudanças. Muitas mudanças ainda virão, com um único objetivo: o sucesso da Travessia do Canal da Mancha em 2011!!

Lu

1 comentários:

Anônimo disse...

LU sonhar ate que facil, dificil e tornar-lo realiddade, e natural que sinta assim vc e um ser humano e as vezes por mais que estejamos fazendo aquilo que queremos nós nos cansamos da correria, quando isso acontecer se permita por alguns instantes contemplar uma bela paisagem isso vai de dar energia nova, LU LEMBRE-SE TUDO PODE NAQUELE QUE DE FORTALECE FORÇA E FÉ MENINA BJSSSS Elaine Mendes Aracangua-sp

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.