Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


abril 25, 2011
Existem coisas que nós, seres humanos, podemos fazer que são impagáveis!!! Uma delas é a realização de um grande sonho!!! Todos já devem saber que fiz o Canal em agosto de 2006, e muitos me perguntaram se valia a pena todo o esforço (físico e financeiro). Tanto valia como vale, que estou indo de novo!!! Lógico que agora não preciso me preocupar com o financeiro, mas a emoção é bem parecida!!! E a outra está nos pequenos gestos que não custam nada mas valem muito!!! Dia 16/abril (sábado) em Santos, teve mais uma etapa do circuito de Maratonas Aquáticas. O dia estava muito bom e com muitos participantes. O mar parecia estar tranquilo, mas quando começamos a prova já deu para sentir que não seria nada fácil. Motivos: corrente e o vento apareceu trazendo consigo ondulações bem chatas!!! Eram duas voltas, quando estava no meio da primeira alguém puxou meu pé!!! Virei pronta para reclamar mas quando vi era um amigo meu, dei risada e o chamei para me acompanhar. No começo, eu que estava impondo o ritmo, mas depois lembrei de uma conversa que tivemos uns tempos atras. Ele havia me dito que era muito dificil fazer a prova sozinho, principalmente quando as dificuldades aumentavam, então resolvi nadar no ritmo dele. Fizemos a prova inteira juntos. A alegria e o agradecimento dele eram tão grandes que me deixou feliz também. Ele ficou preocupado por eu ter diminuído o ritmo e assim prejudicar minha classificação final mas para mim o que mais importa é ter sido útil para alguém. Sei que ele sempre irá lembrar desse momento!!! Do mesmo jeito que muitos amigos irão!!! Procuro sempre deixar uma sementinha de boa ação por onde passo!!! Todo mundo deveria tentar fazer isso, a sensação é muito boa, eu garanto!!! Beijos e boa semana à todos

1 comentários:

Unknown disse...

Martinha...senti na pele a falta que um parceiro faz. Me emociono só de lembrar as dificuldades que passei nesta mesma prova. Praticar a solidariedade numa competição é o extremo da bondade.
Parabéns !!!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.