Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


março 31, 2011

Uma homenagem


A vida é feita de muitas escolhas, encontros e desencontros, sonhos muitos sonhos.

Mas não construímos tudo sozinho. O que nos tornamos é fruto do trabalho árduo de muita gente. Hoje quero agradecer algumas pessoas que a muito vem coroando a minha vida com sua presença, conselho, ajuda mais acima de tudo com seu Amor. No fundo o que me move, são eles.


Mara Serrano: sereia do mar, grande nadadora, encantadora, sorridente, amiga, dona da minha caixa de email e companheira de velhas e velhas braçadas, me espelho muito em ti, quem sabe um dia chego lá.


Dezire: estamos juntas lado a lado na piscina, ela sempre diz: Este ano não naderei a 14 Bis e no fim lá está ela brilhando no canal de Bertioga, tenho orgulho de você, mulher batalhadora, vencedora, escuta minhas abobrinhas sem reclamar e olha que não é fácil, linda, obrigada pela sua amizade!


Gaube: A loira mais estressada que conheço, no começo foi antipatia na certa, mas com o tempo nos tornamos amigas intimas..kkk

Esta senhorita programa toda a sua vida em função das travessias: casamento, lua de mel, viagens de negócio. Um doce de mocinha, está guardada do lado esquerdo do peito!


Ana Licia: Japa girl, ou japa false como diz minha mãe, do Paraguai.

Para você uma frase: "quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo de uma realidade". Um dia você sonhou o maior de todos os sonhos junto comigo. Não foi possível. Apenas quero que saibas que estarás todo o tempo em meu coração! Amo te.


Esta é a homenagem singela a estas quatro mulheres que entendem muito sobre a conquista do La Manche, pois amam as travessias.


Termino com um pequeno poema de Clarice Lispector:

"Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade bastante para fazê-la dela doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança o suficiente para fazê-la feliz."


Obrigada minhas amigas.


Bjs

Pri




março 23, 2011

É a vida, é bonita, e é bonita......


A vida é engraçada. Muda muito! Às vezes tomamos decisões achando que as coisas acontecerão de uma determinada maneira, e conforme os dias se passam, o caminho e o destino se tornam totalmente diferentes do planejado. Toda mudança gera mal estar, desconforto, resistência, trauma, alegrias, tristezas. Na vida não é diferente. O que vai mudar é a maneira como você encara essas mudanças, o que você faz para aproveitá-las e torná-las favoráveis a você.
Comigo foi assim! Ano passado minha vida virou de cabeça para baixo. Passei por momentos muito difíceis, pessoais, profissionais. No entanto, em nenhum momento desisti. Sempre acreditei que as coisas iriam melhorar e fiz o que pude para que acontecessem. Semana passada finalmente a maioria das questões se resolveram e com muita alegria festejo a conquista de poder voltar para casa em São Paulo.
Gostaria de compartilhar essa alegria com vocês, de agradecer a todos os envolvidos no Projeto, pois fazer parte dele foi muito importante nos momentos difíceis. Quero agradecer a todos os amigos, àquelas pessoas que torceram a cada dia. Aos familiares, e em especial ao meu pai, que foi a pessoa que mais esteve ao meu lado nesses momentos.
Toda conquista exige esforço, dedicação e até sofrimento. Na vida não é diferente. Apesar de tudo que passei, hoje sou uma pessoa muito mais feliz do que era há um ano e meio!
março 20, 2011

UMA QUESTÃO DE REFERÊNCIA


Quantas coisas na vida passamos muito tempo achando que aquilo é o máximo que alcançaremos e aí um novo evento acontece e percebemos que o máximo está um pouco além do que imaginávamos?

Nossos referenciais estão mesmo em constante mudança.
Quantas vezes nos pegamos pensando: “ah, queria voltar pra escola, quando a minha maior preocupação era tirar nota boa”... e é verdade! Lá atrás achávamos que tirar A ou B era a grande responsabilidade da vida, depois de um tempo simplesmente passar de ano era a grande responsabilidade, depois passar no vestibular... Já na faculdade, não ficar de exame era o alvo, se formar o desafio, arrumar emprego era o auge do stress e então hoje... bem, hoje nos vemos às voltas com grandes situações e decisões do nosso cotidiano de trabalho que, provavelmente, ocupam o número 1 no ranking de maior preocupação do mundo no quesito estudo/profissão.

Outra referência que muda na vida é o AMOR!! Fui apaixonada por um garoto da minha rua... era o primeiro e grande amor da minha vida, por quem várias vezes morri de chorar, sofri loucamente achando que nunca teria amor igual... amores maiores e menores vieram e se foram, alegrias infinitas, decepções “tsunâmicas”... tantas vezes que repetimos a frase: “esse é o maior amor da minha vida”... às vezes o amor durava, às vezes acabava e o “maior da minha vida” era substituído por um maior ainda. E quem é que sabe se o que temos hoje é o maior da nossa vida?? Ninguém, essa é a verdade!!

Outro dia me peguei pensando nessa questão de referência durante um treino. Conheço tantas pessoas que estão começando suas aventuras na natação, que nadam 2.000m por dia, que, com razão, se orgulham de contar sempre suas marcas sendo batidas... eu também sempre fui assim e hoje amo ver meus amigos felizes com suas novas marcas!! Meus treinos nunca passaram muito disso até o dia que resolvi levar um pouco mais a sério. Nesse ponto passei a treinar em uma equipe Master e quando o técnico vinha com treinos de 3.000 a gente já olhava com aquele olhar de “tá maluco?”!! Quando passei a fazer o 14 Bis (prova de 24km em Santos), os treinos tiveram que aumentar e ver um treino de 5.000 passou a ser mais frequente, mas somente naquela época específica do ano de preparação para a prova. Hoje o desafio mudou e junto com ele, todas as minhas referências.

Há duas semanas eu estava em um treino de 10.000m nadando sozinha em uma piscina longa, embaixo de chuva, no frio, tentando me convencer do quanto aquilo estava divertido, fazendo uma série de 20 x 200m. Não me lembro de ter me convencido da diversão, mas quando acabei a série, abri um sorriso pra mim mesma e pensei: “que bom, só falta a última série!! 9 x 400!!”... saí para a série a foi inevitável uma risada em baixo dágua com o pensamento que o “só” significava 3.600m para nadar... o que antes para mim significou o “tá maluco?”, havia se tornando a alegria de fim de treino, e muito mais do que eu sequer pensava em realizar em um treino quando comecei a nadar!!

Neste dia eu percebi que realmente tudo é uma questão de referência e que tudo aquilo que um dia imaginamos impossível, dali há pouco pode se tornar real! Na vida, basta querer ir mais além, colocar sempre objetivos mais audaciosos e ter a força de vontade necessária para poder crescer... o resultado sempre será uma nova referência, que durará o exato instante de alcançarmos uma maior!!

Bjs, Giu!!
março 15, 2011

Respeito ao Esporte e as Maratonas Aquáticas

Na última travessia que participei no Wet'n Wild algo de chato aconteceu.
Primeiro quero pontuar que esta etapa do campeonato é a que mais recebe inscrição de nadadores, são mais ou menos 2500. Isto não seria um problema se estivesse mos no mar ou em uma represa como a Billings, mas não. Estamos em um lago e pequeno muito pequeno para esta multidão de apaixonados pelas águas abertas. Então tudo se complica.
Já na largada as coisas não são fáceis socos e ponta pés para todos os lados, e para contornar as bóias de demarcação do percurso e cantar o número sem ser tocado é quase um milagre, por estas e por outras que o nosso esporte é considerado um esporte de contato.
Mas isto não dá o direito de ninguém ser desonesto e quebrar um dos princípios que aprendemos que vem junto com a prática esportiva.
Durante a prova inteira um pequeno ser pegou o meu "vaco", digo nadou no meu pé. Acho que não tem nada que irrite mais que isto, pelo menos para mim. Pois bem, nadei 4km com alguém batendo no meu pé, em um determinado momento parei olhei para trás e logo recebi um: "desculpe", não impedindo que a mesma continuasse no meu vaco até o fim da prova. No momento de levantar na chegada, o pequeno ser quis levantar na minha frente. Logicamente que não permiti. Entrei no funil estressada com tudo aquilo o Igor dizendo que não nadei bem e em minha direção 2 defensores com dedo em riste em meu rosto da pequena pobre e oprimida que não permiti levantar na minha frente, não foi uma cena bonita.
Existem nadadores para todos os gostos, os que pegam vaco no pé, os que pegam no caiaque, cortam o percurso antes das bóias demarcadoras e os que realmente entenderam o Espírito Esportivo, deste me orgulho e participo.
No fim tudo se resolveu.
Nado a 23 anos , agreguei valores que só o esporte trás a quem os pratica, assim foi o que pensei.
Realmente não entendo o valor de uma vitória sem seu próprio esforço, não importa ser o primeiro ou o último, sim se fez o melhor que podia ser feito. Só assim vejo que cabe a VITÓRIAe só esta vale a pena.

Pri

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.