Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


março 15, 2011

Respeito ao Esporte e as Maratonas Aquáticas

Na última travessia que participei no Wet'n Wild algo de chato aconteceu.
Primeiro quero pontuar que esta etapa do campeonato é a que mais recebe inscrição de nadadores, são mais ou menos 2500. Isto não seria um problema se estivesse mos no mar ou em uma represa como a Billings, mas não. Estamos em um lago e pequeno muito pequeno para esta multidão de apaixonados pelas águas abertas. Então tudo se complica.
Já na largada as coisas não são fáceis socos e ponta pés para todos os lados, e para contornar as bóias de demarcação do percurso e cantar o número sem ser tocado é quase um milagre, por estas e por outras que o nosso esporte é considerado um esporte de contato.
Mas isto não dá o direito de ninguém ser desonesto e quebrar um dos princípios que aprendemos que vem junto com a prática esportiva.
Durante a prova inteira um pequeno ser pegou o meu "vaco", digo nadou no meu pé. Acho que não tem nada que irrite mais que isto, pelo menos para mim. Pois bem, nadei 4km com alguém batendo no meu pé, em um determinado momento parei olhei para trás e logo recebi um: "desculpe", não impedindo que a mesma continuasse no meu vaco até o fim da prova. No momento de levantar na chegada, o pequeno ser quis levantar na minha frente. Logicamente que não permiti. Entrei no funil estressada com tudo aquilo o Igor dizendo que não nadei bem e em minha direção 2 defensores com dedo em riste em meu rosto da pequena pobre e oprimida que não permiti levantar na minha frente, não foi uma cena bonita.
Existem nadadores para todos os gostos, os que pegam vaco no pé, os que pegam no caiaque, cortam o percurso antes das bóias demarcadoras e os que realmente entenderam o Espírito Esportivo, deste me orgulho e participo.
No fim tudo se resolveu.
Nado a 23 anos , agreguei valores que só o esporte trás a quem os pratica, assim foi o que pensei.
Realmente não entendo o valor de uma vitória sem seu próprio esforço, não importa ser o primeiro ou o último, sim se fez o melhor que podia ser feito. Só assim vejo que cabe a VITÓRIAe só esta vale a pena.

Pri

4 comentários:

Pelotão das dez disse...

Relaxa Pri. Você agora está na vitrine. As pessoas querem tirar proveito da sua imagem. Sua imagem, nome e conquista... ninguém vai tirar de você. Esqueça isso, pense no que está por vir, não no que está atrás de você. Bj, seu fã.

Harry Finger disse...

Realmente entendo o que você esta dizendo a todos nós. sou tb um amante da natação, nado desde os 37 anos e confesso que nesta prova no Wet in Wild, eu nunca apanhei como nesta prova, foi de +, na largada, antes de chegar na 1a bóia, e durante o percurso, só porrada, nada de proprósito é claro mas foi complicado.
mas vamos que vamos, e tenho certeza que o Igor mais que ninguém esta sempre atraz do melhor pra todos nós !!

Lucia disse...

Olha PRI...em Aluminio um garoto não conseguia me passar e puxou a minha perna. Fiquei irritadíssima. Imagino vc com uma "coisinha" no seu pé por 4 km. Mas sombra é sombra, e você é uma ESTRELA. Manda ver que está chegando a hora.
Muita luz.
Bjs

Anônimo disse...

Oi Pri.

É complicado mesmo nadar em um espaço tão pequeno com tanta gente. Às vezes é mesmo um jiu-jitsu aquático! Mas bola pra frente, ou melhor, braçada pra frente em direção ao Canal da Mancha! Beijos, Ana Licia

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.