Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


outubro 11, 2010

VONTADE PARA MUDAR!!


Tenho pensado insistentemente na palavra MUDANÇA.

No “Wiki”: "Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação (...) por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas. Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela."

No Google Images: a primeira imagem é essa do peixinho dourado, que pulou do seu aquário lotado para o outro ao lado, vazio, cheio de espaço, cheio de possibilidades... Será que ele sequer parou para pensar que poderia ter caído para fora e morrido??? Tá bom, alguém pode dizer que peixe não pensa... Mas vou assumir que ele pensa sim e que olhou para o aquário do lado e viu um mundo se abrindo... então não teve a menor dúvida e literalmente se jogou...

E agora penso eu: “Porque não se jogar??”...

É claro que uma mudança não acontece assim tão fácil e o “se jogar” não deve necessariamente implicar em jogar tudo para o alto... é parte de um processo que começa no tal “desejo de transformação”. Esse desejo nasce devagar, de formas diferentes... vamos percebendo no nosso dia a dia, de pequenas ou grandes coisas que acontecem... sapato que aperta, botão que não fecha, comida sem sal, trabalho sem desafio, amor sem brilho, vida sem objetivo... coisas que já não agradam mais, mas que vamos levando sempre com aquela esperança ingênua de que ‘um dia vai mudar’... Então me vem à cabeça o peixe: olhar através do aquário e enxergar as possibilidades... enxergar que podemos mudar o que não nos agrada, que o que é “mais ou menos” não nos serve e que há muito mais a se conquistar!!

Há um tempo atrás estava achando a vida meio morna... precisando de um novo objetivo, um desafio. Quem me conhece sabe que não vivo sem isso... Me juntar com 3 amigas para a travessia do Canal da Mancha foi uma das maneiras para chacoalhar as coisas e mudar!! Não imaginava que isso iria me fazer querer mudar em muitos outros aspectos... ser mais dedicada, mais determinada, mais forte... mudanças necessárias para quem quer um desafio assim... Não imaginava também que esse projeto mudaria a vida de outras pessoas, aqueles que olham para nós como o “aquário do lado” e enxergam que o mundo é feito de possibilidades... basta querer, lutar, fazer... basta colocar objetivos e correr atrás! Por fim, não imaginava que esse projeto inspiraria a mim mesma a querer mais, buscar o melhor, ser feliz sempre...

Eu estou me jogando do meu aquário... e você??!!!
BJS!
Giu.

1 comentários:

Helô disse...

Oi Giu! Legal o texto!!! Identifico em muitas coisas com ele.
Tb tenho essas vontades de mudanças. Não tenho medo (hj talvez um pouco mais de cuidado nas decisões por causa das responsabilidades como mãe) pois acredito sempre que as coisas acontecem para o nosso crescimento, e nos fazem muito bem!!! E, mesmo quando não dá muito certo, ou do modo que imaginávamos que seria, o aprendizado que vem com a experiência já é engrandecedor.
Desafios, para muitos, são peças do motor que nos movimenta!!!
Não hesite!!!! Seu aquário novo será muito melhor do que este que vc já conhece!
Bj grande

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.