Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


fevereiro 27, 2011

Eu consegui!!!

Era dezembro de 2003, estava querendo ter algo deiferente em minha vida, alguma conquista, sei lá, qualquer coisa. Foi então que me perguntaram se tinh algum sonho, e não sei por que, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o Canal da Mancha! Todos acharam que era loucura e foi aí que percebi que estava na hora de torná-lo realidade. Na primeira semana de treinamento foi difícil nadar mais que 1500m!!! Verdade!!! Apesar de trabalhar com natação só dava umas braçadinhas de vez em quando. Foi um desastre. Depois fui me acostumando aos poucos, graças aos anos de natação que tive quando criança e adolescente. Até chegar num ponto em que eu passei a viver mais na água do que em terra. Todos brincavam que eu logo estaria com escamas e guelras!!! Foram 2 anos e meio de preparação (janeiro de 2004 a agosto de 2006).
Em agosto de 2006 saímos do porto de Folkestone e fomos em direção à largada, Shakespeare Beach. Foram uns 30 minutos até chegarmos à praia. Neste tempo , fiquei admirando a paisagem e me concentrando para a travessia. Quando estávamos próximos da praia, o Igor (meu técnico) disse: "chegou a hora, pode se preparar". Eu me aqueci, alonguei e me preparei para nadar(touca e óculos). Ele passou a vaselina com lanolina em mim, em baixo dos braços e no pescoço para não assar com o atrito, e no peito e nas costas (região dos rins) por causa do frio. Fui nadando até à praia, saí da água e fiquei esperando o sinal. Eram 6h45min quando o barco deu o sinal de início da travessia (uma buzina). Entrei na água e comecei a nadar. Neste momento fiquei emocionada, pois não acreditava que estava a caminho de um sonho! Agradeci à Deus por estar lá e pedi que me protegesse até o final daquela longa jornada. Uma hora após a largada fiz minha primeira parada para alimentação (200ml de carboidratos). As próximas foram de 30 em 30 minutos até completar 5h de prova, de 20 em 20 minutos até completar 9h e de 15 em 15 até o final. Com quatro horas de prova senti um cansaço nos braços e pensei: "ainda faltam 8h de prova e já estou com os braços cansados!!!" Tive uma pequena queda no rendimento. Me alimentei, me alonguei um pouco e voltei a nadar. Ainda bem que foi bem passageiro, aquelas 4 horas foram os 30km dos corredores de maratona. Foi somente nesta hora que tive pensamento negativo. Várias coisas passaram pela minha cabeça, mas em nenhum momento pensei em desistir. Na verdade eu só agradecia e pensava em todos que estavam torcendo por mim. Como já estava me alimentando de 15 em 15 minutos, teoricamente faltavam 12 pequenas paradas, então comecei a fazer contagem regressiva. Foram as horas mais difíceis da prova, pois a corrente e o vento estavam um pouco mais fortes. Me desconcentrei um pouo, mas o Igor chamou minha atenção. O melhor momento foi quando ele me disse : "esta é sua última é sua última alimentação, voce está a menos de 500metros da França!!!" Nesta hora o cansaço passou e comecei a acelerar. À 100 metros da costa o braquinho menor me acompanhou até as pedras. Nadei até não dar mais e fiquei de pé (foi um pouco dificil porque estava meio tonta, a água balançava muito por causa do vento e as pedras estava escorregadias por causa das algas). Então o barco deu o sinal - a mesma buzina da largada - avisando que a travessia havia acabado. Naquele momento me abaixei e deixei os sentimentos tomarem conta de mim, chorei muito e não acreditava que tinha conseguido e que todo esforço havia sido compensado. Era noite de lua cheia e demoramos umas 4h para voltarmos à Inglaterra, mas não estava me imporatando muito, estava tão feliz com a conquista que poderia estar chovendo que também não me importaria. Eu consegui!!!
Canal da Mancha - 05 de agosto de 2006 - 43km em 12h13min

6 comentários:

Unknown disse...

Nossa Martinha e vc nao tinha noçao da nossa torcida aqui, um orgulho para nos que convivemos com vc. E pode ter certeza que dará tudo certo de novo Voce Merece e suas parceiras tb pelo esforço que nao é pra qualquer um

Lucia disse...

Martinha...só de ler este relato sinto em cada palavra que voce é pura energia e determinação. Você é aquela fortaleza, aquele paredão que proteje e dá confiança. E quatro mulheres emanando energia positiva e determinação, só pode dar ????...CANAL DA MANCHA.
Tenho um carinho muito grande por voces.
Abração

Andre disse...

Martinha,

Eu torci muito por você, e sempre dizia pra Má que você ia tirar isto de letra, afinal de contas, tudo que vc se mete a fazer é pra fazer bem feito

Fica com Deus Martinha, to na expectativa pra abertura das piscinas, parece uma eternidade...

Martinha disse...

Obrigada à todos pelo carinho e pela torcida!!! Nossa equipe está cada vez mais forte e confiante!!! Beijos no coração de cada um!!!

Ana disse...

Martinha você sempre foi guerreira, e com sua simplicidade, humildade e determinação será uma vencedora, como sempre foi! beijos mil... Ana, Edson e Mariana.

Alessandro Massaini disse...

Sua experiência será muito importante para transmitir confiança nos momentos difíceis dessa nova jornada.Já me deparei com algumas pessoas dizendo que revezamento é fácil. É um grande equívoco, pois as dificuldades não estarão apenas na hora de nadar, vcs estarão expostas ao frio durante mais de 20 hora, o sono e possíveis enjôos serão companhias indesejadas mas prováveis.Tem que ser muito forte pra encarar! E vcs são! Tá quase chegando o dia.....

Valeu! Alessandro Massaini

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.