Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


maio 17, 2011

Daqui a um mês...



Hoje é dia 17 de Maio de 2011. Daqui a exatamente 1 mês estaremos embarcando para Londres. Passaremos 1 semana se ambientando, em concentração esperando o dia da nossa prova, cuja semana se inicia em 24/06.
Imagino que essa semana será estranha. Passaremos os dias praticamente treinando, comendo e dormindo. Deve ser difícil passar dias assim, tendo que controlar a ansiedade e a emoção. Sorte que teremos uma às outras, além dos técnicos, para conversarmos, desabafarmos e descontrairmos um pouco.
Apesar de que a frase que mais ouço ultimamente seja essa: “está chegando, hein...” e apesar de eu saber disso, hoje quando fui pegar o treino e li “17/05”, pensei assim: “caramba...”.
Quando olho para trás tem um longo caminho, desde o “grande sonho”, que é antigo mesmo. Sempre falo isso nas entrevistas, que o Canal é um sonho antigo. Mas nem eu imaginava há quanto tempo o Canal me fascinava. Já escrevi uma vez sobre uma revista que eu comprei em 2002 que tinha uma reportagem sobre Igor de Souza. Outro dia, organizando algumas coisas antigas, encontrei outra revista de 2006 que estava escrito na capa: “Canal da Mancha – A mais sedutora das travessias”. Fui ler novamente a matéria, que nem me lembrava mais e há uma parte que fala sobre a travessia da Marta Mitsui Izo, que foi feita em 2006. Provavelmente nessa época o Canal me atraísse, mas era apenas um sonho, algo distante. Hoje estou a 1 mês de partir para essa viagem, Igor de Souza é nosso técnico e Marta Mitsui Izo é a Martinha, uma das atletas da equipe. Muita coisa mudou...
Muito provável que em 2006 eu não conseguisse fazer a travessia do Canal. Mas o que mais mudou mesmo foi tirar o sonho só da imaginação, fazer com que ele virasse um Projeto. Ter a equipe, uma proposta diferente, ir atrás de patrocínio, dos melhores profissionais. Há um ano fechamos o Projeto. Desde então, muito, muito treino, disciplina, dedicação.
Não posso dizer que foi fácil chegar até aqui. Mas já sinto a felicidade de ter feito de um sonho um Projeto, que já está em grande parte conquistado. Quando escuto: “está chegando”, sinto-me feliz, pois já cheguei até aqui!!
E, embora treinar, pois estou no início de duas semanas muito intensas.
Beijo,
Lu

2 comentários:

Alessandro Massaini disse...

Muitas coisas começam por um sonho, ele é o ponto de partida.
Mas para realizá-los é preciso mais que vontade e capacidade. Acima de tudo precisamos de CORAGEM. A coragem vai nos impulsionar a tomarmos as ATITUDES necessárias para concretizar nossos sonhos.
Vocês tiveram muita coragem. Porque executar um projeto desse porte, requer entrega total, envolvimento sem limites, adaptar a rotina profissional e pessoal aos treinamentos e competições. E, só com atitude e perfil vencedor se chega do outro lado do Canal. Ir e voltar então...isso já é coisa de gente doida! Doida por desafios!

Lu disse...

Alessandro,
Mais uma vez obrigada pelo carinho. Você disse tudo, sonhos todos temos, o que separa as pessoas que os conquistam das que os mantém na imaginação é a iniciativa, coragem, determinação, dedicação, persistência.
Acredito que temos tudo isso, além do apoio de muitas pessoas: os técnicos, todos os colaboradores Balkis, a família, os amigos, a enorme torcida, muitos que nem conhecemos pessoalmente, mas que nos transmitem tanto carinho e energia positiva.
Tudo isso nos conduzirá ao sucesso no Canal!! :-)
Obrigada.
Bjos,
Lu

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.