Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


julho 07, 2010

NETUNO BRASILEIRO

No ano que comecei a participar de provas de maratonas aquáticas, 2002, certo dia li na capa de uma revista "Aventura e Ação": "MARATONAS AQUÁTICAS - Tem atleta brazuca campeão mundial". Nem preciso dizer que eu, super animada com meu esporte, comprei a revista. A matéria começava com:
"Ele não tem guelras, não tem escamas, não se alimenta de líquem e nem por isso deixa de ser meio-homem-meio peixe. Conheça Igor de Souza, o Netuno Brasileiro"(Revista Aventura e Ação - Setembro 2002, pp. 26 - 33).
Ao ler a matéria, curti cada linha e me emocionei muito com as histórias e títulos desse grande nadador brasileiro, até então desconhecido por mim. Nesse dia a emoção foi tão forte e imaginei que um dia eu gostaria de ter algo tão grandioso assim para contar, algo realmente notável.
Essa revista me acompanha até hoje (por sinal agora está aqui ao meu lado). Engraçado que eu não sou de colecionar muitas coisas, geralmente eu até guardo por certo tempo, mas nas mudanças de casa eu me desfaço delas. Essa revista resistiu a pelo menos 3 mudanças, pois realmente tem um significado especial, me despertou um sentimento muito bom, despertou um sonho...
Certo dia me mostraram Igor de Souza em uma das provas de maratona aquática. Fiquei surpresa em vê-lo assim tão perto, mas tenho que confessar que, ao mesmo tempo, a aparência dele não me deixou a vontade para compartilhar com ele toda a minha admiração. Igor sempre está com cara fechada e tem fama de bravo.
Quando elaborávamos o projeto e surgiu o assunto dos técnicos, a Martinha e a Pri disseram que tinha que ser o Igor. Elas o conhecem há anos. Segundo a Pri: "ele é o cara". Eu não tinha o que falar sobre ele. Tudo que eu sabia é que ele tem um currículo de dar inveja e que tem uma cara nada amigável. Chegamos a um consenso que seria ele.
Eu tinha certo receio pois, apesar de saber de todo o conhecimento e experiência dele, sei que é fundamental você ter um bom relacionamento e até uma empatia com seu técnico. No primeiro treino estava super ansiosa. Hoje, depois de três treinos e conhecendo-o melhor, entendo o motivo pelo qual a Martinha e a Pri disseram tão enfaticamente o nome dele quando mencionamos a palavra técnico.
Tenho certeza que é a pessoa certa para nos conduzir por aquele canal, que quando ele diz que é para ir mais rápido é porque é para ir mesmo e que quando ele fala que eu consigo é porque eu consigo mesmo. Sou grata por ter a oportunidade de ter um ídolo meu tão próximo nesse projeto e tenho certeza que todos juntos teremos sucesso na travessia.
Lu

2 comentários:

Giu disse...

Lu, me dei o direito de ilustrar a sua postagem com uma foto dele!! Realmente é o cara que vai nos levar até lá... um dos melhores do mundo que não tem o menor problema em compartilhar seus conhecimentos com quem queira aprender!! E como queremos!!! Na viagem de Araçatuba aprendi mais um pouco sobre o Igor: um cara generoso e de bom coração!! Bjs!!

Mara Serrano disse...

Olá meninas.

Conheço o Igor desde que ele tinha 8 anos e, desde de então, já mostrava a sua garra e determinação. Faço minhas as palavras da Priscila; "Ele é o cara" !!!

beijos e bons treinos.

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.