Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


janeiro 06, 2011

O percurso certo, pode te levar a vitória.


Lembranças da Travessia de Ubatuba em 2000.

Esta é uma prova de 10km, mas há provas menores acontecendo ao mesmo tempo. Antes de começar a Travessia há sempre o congresso técnico.
O Igor explica o percurso a ser percorrido, quais as bóias a serem contornadas e onde devemos cantar nosso número de identificação.É um momento de prestar muita atenção ele pode ajudar muito quando a prova começar.

Neste ano a prova era de uma única volta, saíamos de uma praia vizinha a do centro de Ubatuba e seguíamos em linha reta, não havia erro, cantava o número em três bóias e 10km depois a chegada estava lá para nossa alegria. Foi o que fiz...
Quase no fim da travessia me deparei com o bloco masculino, parecia um cardume de peixes eram os primeiros, os que lideram a prova, achei bem estranho, mesmo porque as meninas sempre saem 3 minutos atrás dos meninos, só me restava uma coisa: chegar já que só restavam uns 500 metros.

Logo que sai da água o Nilton me perguntou: Priscila você fez a prova de 3km?
Disse: - Não, nadei os 10km.
Nilton: - Parabéns, você ganhou a prova no geral efemino e quase chegou na frente de todos os meninos.

Achei tudo muito estranho,ganhar das meninas até vai, mais chegar junto com os meninos, havia acontecido alguma coisa.

Corri para falar com o Igor, pedi para verificar se tinha cantado o numero em todas as bóias ou se fiz o percurso errado. Certo é que só há mérito em uma vitória quando a conquista é limpa, não vejo outra forma de dizer ganhei, cheguei em primeiro se não for honestamente.

O Igor verificou o que ocorreu. A grande maioria dos atletas fizeram o percurso errado, não prestaram atenção na explicação do percurso da prova e contornaram uma boiá que não havia necessidade, ela só fazia parte da prova de 3km, nadaram quase 2km a mais.


Foi assim que engordei meu porquinho em 200 pilas...kkkk

O que posso dizer é que: uma travessia começa bem antes de entrarmos na água.

Pri

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu me lembro deste episódio !!!! Good for you...

Mara Serrano

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.