Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


janeiro 13, 2011

Uma travessia diferente


Neste último domingo, 09 de Janeiro, participei da minha primeira travessia do ano: a Travessia dos Bravos.
Geralmente estou acostumada a fazer provas que saio da areia, nado em um percurso geralmente paralelo à areia e volto para a areia. Essa vez foi um pouco diferente. Acordei cedo, antes das 5h00. Tomei um “café” no próprio quarto, pois no hotel ainda nem estavam servindo, e às 5h30 peguei um táxi rumo à Marina da Glória. Chegando lá, peguei o chip, fiz a marcação do número, 88, guardei as coisas no guarda volumes e fui para a escuna.
A escuna partiu às 6h00 rumo às Ilhas Cagarras. O percurso com bela paisagem levou um pouco mais de 2h. Durante o caminho os nadadores iam apreciando a paisagem, conversando, alongando, hidratando, comendo, se enchendo de filtro solar e de vaselina.... Ah, fomos muito abençoados com um dia belíssimo, como se fosse um presente pela mudança da data da prova, que a princípio seria em Dezembro. Quando a escuna chegou em frente às Ilhas Cagarras, pedi para ir para o mar, pois o balanço do mar estava me fazendo bem enjoada. Isso foi algo que me preocupou bastante e que terei que aprender a administrar, uma vez que no Canal da Mancha ficaremos boa parte do tempo dentro do barco.
Antes da largada, muitos nadadores espalhados no mar, se misturando com uma grande quantidade de salva vidas em pranchas, delimitados por duas bóias. Nem dava para enxergar o ponto de chegada, como referência o Hotel Caesar Park Ipanema. Do lugar da largada, tínhamos que usar outras referências para a chegada. Podiam ser umas antenas na montanha, o próprio Cristo Redentor, ou, como eu optei, um “dente” que se formava naturalmente no contorno da montanha a frente.
A largada foi dada. Comecei a nadar rumo à praia. Muito diferente nadar em mar aberto, quase que perpendicularmente à areia. Havia uma forte corrente para a direita, o que fazia com que tivesse que fazer mais força. Nessa hora é muito importante ter boa noção de navegação. Esse não é o meu forte, mas não posso reclamar, pois eu fiz uma “barriga” para a direita, mas nem tanto quanto alguns nadadores que quase chegaram no Arpoador. Nadei, nadei, nadei, com ritmo, não tão forte quanto eu gostaria, passei a avistar o hotel, nadei, nadei, nadei, passei a avistar o pórtico de chegada, nadei, nadei, nadei, consegui ficar de pé e essa era a hora do meu maior medo. O problema não era nadar, mas sim passar a arrebentação das ondas. No dia anterior tinha ido para a praia e levei o maior capote nas ondas, rs! Por sorte na hora que eu fui sair não veio nenhuma onda e cheguei na areia com facilidade. Depois que se chega parece que fica difícil, querer passar logo no leitor do chip e parece que aquela pequena inclinação da areia vira uma enorme e interminável rampa. Quando finalmente passei no leitor do chip foi anunciado, Luciana Akissue, 1 hora e 5 minutos, terceiro lugar feminino geral. Fiquei muito feliz e agradecida. Nessa hora você percebe que todo esforço e dedicação valeram a pena.
Até a próxima, dia 29 de Janeiro, São Bernardo do Campo, 4 km. Já estou inscrita!
Beijinhos,
Lu

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens por mais esta vitoria, terceiro geral em sua primeira participacao neste tipo de prova, em mar aberto e com mta correnteza, vem a demonstrar que sua dedicacao aos treinos e deteminacao trazem resultados gratificantes!!!!!

Heloisa disse...

Lú!!!
Parabéns amiga!!!
Estou e estarei sempre torcendo por você.
Um grande beijo,
Helô

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.