Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


novembro 05, 2011

"E" + "SE"

Adoro como as coisas são tranquilas e simples por aqui. Ontem cheguei ao aeroporto , peguei o metrô e fui para a casa da minha amiga Biu (obrigada querida, pela noite divertida em família!!!). A impressão que tenho é que se chega a qualquer lugar desta cidade por meio de trens e metrôs. Não existe preocupação com segurança, andar na rua com malas é a coisa mais natural do mundo! Cheguei muito perto da casa dela e caminhei até lá, passando por cima do Rio Tâmisa. Já pensei: uma nadadinha nesse rio deve ser legal.... e pensar que ele um dia foi pior do que o Tietê em termos de poluição... hoje é um rio limpo e bonito... dá realmente vontade de dar um pulinho!!


Outra coisa que adoro é que por aqui é comum na esquina ter uma mega loja de bikes (claro que fui!!), um shopping com lojinhas ótimas (GAP!! Ok – adoro!) e farmácias com todas aquelas coisinhas que as farmácias do Brasil não têm (com preços ótimos, mesmo em Libras!!)... enfim, só um passeio pela vizinhança já me alegra!!

Hoje já estou indo para Dover. Como disse antes, escolhi ficar lá pois é onde será o jantar nesta noite. Aliás, confesso que estou meio apreensiva com o traje do jantar... O Igor me disse: “homens de terno e mulheres com vestidos tipo casamento...”... o problema é que nos lembramos que a última vez que ele esteve nesta premiação foi em 1997... posso imaginar o que nós usávamos em casamentos há 13 anos atrás... então trouxe algo nem simples e nem “casamento”... se errar, acho que será por pouco.... rsrs... conto amanhã se passei carão!!

Outra coisa que está me deixando meio nervosa é a possibilidade de ter que fazer um discurso... obviamente em inglês! UFF!! Ainda não pensei muito nele, mas devo ter que escrever uma sequência para que eu não esqueça nada (nem ninguém)... tentarei filmar, caso aconteça...

Viajar sozinha é até divertido, mas a verdade é que adoraria ter minha equipe comigo... Vou passando nos lugares e lembro de tantas risadas que demos aqui juntos. Estávamos em 7 da outra vez, tudo era motivo de piada, principalmente com a Pri do lado (Pri, suas piadas e reclamações da comida fazem falta sim...). Acho que esse seria o momento perfeito de virmos juntos e vivermos um pouquinho daquilo que conquistamos... tenho a impressão que na premiação me sentirei como a Marta diz que se sentiu ao chegar na França sozinha: “OPA! Quem eu vou abraçar???”!! Bem, acho que será uma noite, no mínimo, interessante.

Ontem me peguei pensando se eu sou uma louca de despencar do Brasil até a Inglaterra para ir numa festa... e se de repente a festa for ruim??? Mas pensando nisso, cheguei à conclusão que mesmo que a festa não seja a maior diversão do mundo, pelo menos eu estive aqui... eu vim, eu vivi isso e nunca me pegarei pensando “e se”... Existe um filme que fala que “e” e “se” são duas palavras que nada significam separadas, mas que juntas têm um significado enorme... é a diferença entre você viver algo, mesmo correndo riscos, mesmo se vulnerabilizando ou tendo no coração a dúvida se deveria fazer aquilo; ou passar o resto da vida imaginando como teria sido se tivesse feito aquilo... E, sinceramente, acho que essa é uma das piores dúvidas da vida.

E hoje me sinto realmente feliz de ter vindo, agradeço às minhas irmãs, que me ajudaram a estar aqui, pois sei que jamais me pegarei pensando: “Como teria sido se eu tivesse ido na premiação?? Teria sido emocionante estar lá? Eu teria me sentido orgulhosa?”... Não... essas dúvidas eu jamais terei e, mais do que isso, tenho a certeza que serão sensações que farão parte da minha vida para sempre!!

0 comentários:

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.