Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


novembro 02, 2011

MAIS CAPÍTULOS PARA NOSSA HISTÓRIA...

Há quanto tempo que não escrevo um post...
Fiquei pensando no porque disso e muitas coisas me vieram à cabeça.
Logo após a chegada ao Brasil foi uma loucura... queria ver todas as pessoas que haviam me acompanhado na jornada do projeto, compartilhar a experiência, contar as histórias “ao vivo”... Foi muito emocionante reencontrar as pessoas. Emocionante voltar à academia e ter um café da manhã me esperando, todos querendo saber como tinha sido a conquista. O mesmo no meu trabalho... Foi gratificante poder contar para pessoas queridas e ver lágrimas nos olhos de alegria e orgulho, pois elas sabiam tudo o que havia se passado para chegar ali e, portanto, o que significava aquela conquista. Enfim, a volta foi intensa!!!

Em seguida veio o empenho em tentar aparecer na mídia, jornais, TV, rádio... conseguimos algumas coisas sim, mas junto com isso veio também a frustração e a certeza de que em nosso país, pessoas como nós, que vão lá fora e realizam o que realizamos, não têm o menor valor. Pessoalmente tanto faz sair na mídia... o que conquistamos é nosso e estará em nosso coração e nossas lembranças para a vida toda. Mas agora acho que entendo um pouco melhor porque as empresas no Brasil não investem tanto em esporte: porque no final elas não têm o retorno esperado. Sinto essa frustração pela Balkis... sei que eles são muito orgulhosos do que realizamos e de terem nos apoiado, mas ao mesmo tempo eu gostaria que tivessem tido muito mais visibilidade... De qualquer modo agradeço aos meios de comunicação que nos deram espaço, que quiseram contar nossa história...

Por fim veio a vida... sei que já postei aqui uma vez a frase de John Lennon que diz: “Life’s what happen when we’re busy making other plans.” – “A vida é o que acontece quando estamos ocupados fazendo planos”... e a vida me pegou mesmo. Problemas pessoais, viagem a trabalho... Tantas coisas que aconteceram nos últimos meses que acabaram por me afastar das provas de águas abertas. Alguns amigos de travessia me cobraram porque não apareço mais, mas essa parte ficou para o ano que vem. Minha última e única prova do segundo semestre é o Pan Master. Tenho treinado bem, com muita vontade... e gostaria muito de fazer uma boa prova pois será minha “despedida” esportiva de 2011. Mas se por acaso não fizer, sei que esse foi um ano esportivamente iluminado, do qual lembrarei por toda minha vida, por ter conquistado o Canal!!

E então isso me leva ao porque de estar voltando a escrever depois de tanto tempo... e à minha segunda grande escolha do segundo semestre: participar da festa de premiação da Associação do Canal da Mancha, que acontecerá em Dover no próximo sábado. Amanhã embarco para Londres e depois pego o trem para Dover. Escolhi ficar lá e não em Folkestone, onde ficamos em Junho, pois é lá a festa. E o porque de eu querer tanto ir é porque existem coisas na vida que não acontecem duas vezes... e existem conquistas que devem ser celebradas. Acredito que o que fizemos foi único para nós, para o esporte, para as pessoas que nos cercam... acredito que fomos e somos exemplos de que quando se acredita nos sonhos, eles podem ser realizados... acredito que somos motivo de orgulho para nossa família e amigos... e acredito que por tudo isso eu tenha que ir até lá.

Estou na expectativa... e escrever sobre cada “capítulo” dessa experiência será uma boa forma de compartilhar o fechamento desse grande projeto!! Até o próximo capítulo então!!

1 comentários:

Lu disse...

Giu,
Ao ler seu post muita coisa também passou pela minha cabeça.
Lógico que mais uma vez também fiquei emocionada. Também tenho minhas próprias impressões de muita coisa, mas com certeza o que você escreveu é a mais pura verdade: que esses títulos são frutos de nossos sonhos e que ficarão com a gente para sempre.
Me peguei aqui como espectadora lembrando da gente no saguão do hotel, na internet, enquanto você postava e a gente ficava falando bobagens, rindo e deixando o tempo passar....
Agora eu estou aqui do outro lado esperando você enviar notícias....
Hoje é o grande dia da festa!! Que seja uma noite muito especial, com certeza será cheia de emoção. Que você receba com muito entusiasmo esses prêmios, que você sabe muito bem o que significam para gente!!
Bjão,
Lu

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.