Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


novembro 09, 2011

PEDRAS FURADAS

Nessa manhã fui novamente à praia, estava um vento forte que lembrava os dias de treino com mar agitado. Eu esperava nadar aqui, mas confesso que não tive vontade, pois está muito frio. A água está 14 graus, como pegamos, mas o frio fora é de cortar. Fui caminhar e fiquei procurando as pedras furadas que colecionei quando viemos fazer a travessia.


Engraçado que quando voltei e dei de presente para alguns amigos as pedrinhas furadas, todos me perguntavam se eu havia as furado para passar o cordão e eu sempre explicava que não... na verdade a ação de outras pedras menores sobre elas constantemente é o que as perfura. Imagino que são necessários anos e anos para que uma pedra acabe perfurada pelas menores, por isso elas não são muito fáceis de se encontrar.

De repente percebi que aquelas pedras na praia são exatamente como as pessoas... Normalmente encontramos pedras de cores, tamanhos e formas diferentes... olhamos para elas e as achamos comuns, elas muitas vezes passam desapercebidas pois se misturam entre todas as outras. Nem por isso deixam de ter a sua função e de serem especiais, A ação do tempo as modifica e elas vão tomando formatos diferentes, se adaptando às condições às quais são expostas. Existem as pedras que parecem perfeitas... bem redondas e lisas, de cores uniformes... muitas vezes chamam a atenção pela sua beleza e perfeição, mas por serem tão perfeitas, não se encaixam bem umas com as outras, deixando muitos espaços entre elas. Uma pedra perfeita sempre precisa de outra não perfeita para lhe dar equilíbrio. Há também aquelas pedras de formas totalmente indescritíveis e sinuosas, que se encaixam em qualquer lugar e por serem assim, permitem que todas as pedras se encaixem melhor, pois preenchem os espaços que vão se formando... tem gente que as acha esquisitas, mas a verdade é que elas ajudam o mundo a ser melhor, pois elas dão uniformidade e equilíbrio à ele. Por fim, aqui descobri as pedras furadas. Não sei se é algo que encontramos em qualquer lugar no mundo, mas aqui elas existem. São de todos os tamanhos, formas e cores, umas perfeitas e outras não, mas todas elas foram sofrendo a ação de outras pequenas pedras (tanto que algumas ainda têm a pedrinha dentro do buraco...), se modificando e acabaram por serem perfuradas.

Acho que somos moldados, como as pedras, pela vida e pelas pessoas que passam por ela. Tudo o que passamos desde nosso primeiro dia de vida nos fez chegar ao que somos hoje... nossa criação, a educação que nossos pais nos deram, as influências de amigos, professores, treinadores... A vida tem teoricamente uma sequência lógica, mas os fatos ao redor dela fazem com que cada um tenha as suas próprias experiências e por isso se diferencie, no decorrer do tempo, uns dos outros.

Hoje me sinto como uma dessas pedras furadas... moldada pelos fatos e pelas pessoas... e a beleza da vida é que a cada dia encontro mais pedras como eu... Acho que toda essa história do Canal me fez entender muita coisa na minha vida... aliás, jamais imaginei que isso fosse me modificar tanto. Voltar para cá foi maravilhoso para poder fechar esse ciclo e talvez começar um novo... Nada jamais poderá tirar de mim essas experiências e lembranças pois elas hoje fazem parte do que sou. Um buraco de uma pedra não se fecha, apenas se modifica... assim somos nós... enriquecemos a cada nova experiência que vivemos e a cada nova pessoa que encontramos... mudamos constantemente e temos que ter certeza que, sendo pedras perfeitas ou furadas, somos únicos em nossa forma e tamanho... exatamente do jeito que deveríamos ser.



1 comentários:

Lucia Trillo disse...

Que texto lindo Giu. Cheio de verdades e sentimentos. A gente se encaixa neste contexto através de experiências pessoais únicas. Quando vc lançar um livro, serei a primeira da fila pra o autógrafo.
Bjs
Lucia Trillo

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.