Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


novembro 06, 2011

ORGULHO SIM...


Entrei no hall do lugar onde o evento iria acontecer e vi várias pessoas bem vestidas... a verdade é que ninguém sabe como se vestir, tinha de jeans até smoking!!! Foi ótimo ter ido no meio termo. Dei uma voltinha pelo lugar, vi uns painéis com a história do Canal e logo uma senhorinha veio conversar. “Você é nadadora?”, “Sim, e você?”, “Eu também!!”. E logo me vi batendo papo com uma mulher que em 1961 atravessou o Canal da Mancha... se hoje as pessoas já acham um feito, imaginem naquela época... Uma figura... Me disse: “Meu filho adora esportes radicais, não sei de onde ele tirou isso...” e eu logo rebati: “Não sabe?? Você atravessou o Canal há 50 anos e não sabe de onde seu filho tirou a idéia de ser radical???”... demos boas risadas...

Me sentei em uma mesa com um casal Sul Africano (ele havia feito solo) e uma família Indiana, a filha de 18 anos havia feito em revezamento, mas no caso dela, ela entrou num revezamento que não conhecia ninguém... achei meio estranho, pois parte de toda a diversão de fazer o reveza é estar em equipe, compartilhar o momento com pessoas que vc gosta e confia. Mas enfim, cada um com seus grandes feitos, ficamos todos trocando nossas experiências...

Depois do jantar, britanicamente levantaram um brinde a todos e iniciaram os discursos. No primeiro deles, um membro da associação disse: “Esse foi um ano muito especial! Tivemos várias travessias com sucesso e pela primeira vez na história do Canal uma equipe de quatro mulheres fez a travessia ida e volta, não somente estabelecendo o recorde inaugural, mas batendo os dois recordes da travessia. Foi um feito único.” E todos aplaudiram... e eu fiquei lá, olhando aquilo e pensando dentro de mim: “Somos nós! Somos nós!”... foi a primeira vez na noite que me senti realmente orgulhosa...

A premiação foi rápida, sem discursos... eles nos deram 2 troféus: pelo melhor revezamento “não standard” (standard tem 6 pessoas) e pelo recorde. Os prêmios de melhor revezamento do ano feminino e geral deram a outras equipes “standard”, o que não achei justo, já que eles fizeram em 2 horas a mais que nós, com 2 pessoas a mais... Mas enfim... devem ser as regras deles... Subir lá e cumprimentas Michael Reed, o presidente da Associação, e ouvir dele que ele estava muito orgulhoso do nosso feito e muito feliz com a nossa presença foi também especial. Ele é um velhinho simpático que sustenta um colar de medalhas... Nesse momento o “Rei do Canal”, que fez a travessia por 33 vezes, parou em minha frente e começou a cantarolar: “Brasil, meu Brasil brasileiro...”... e rimos... me senti muito orgulhosa novamente... eles me deram os parabéns e comemoraram comigo.

Os troféus são somente para ter o gostinho, são devolvidos no fim da festa e ficamos com os certificados e duas plaquinhas comemorativas. Lógico que fiquei tirando fotos com nossos troféus, pois essas são “para a eternidade”... E fui tirar fotos com Andy, nosso Piloto, e Steve, nosso observador, que, por sinal, ganhou o melhor observador do ano. Andy me disse: “Você sabe que todos os troféus deveriam ser de vocês, não?”, e eu respondi: “Sim Andy, mas nosso troféu é muito mais que isso... entende?”...

Bem, depois conversei com muita gente e especialmente com Javier, o cara que fez a melhor travessia masculina do ano. Ele fez várias tentativas frustradas, mas jamais desistiu daquilo que ele acreditava, por essa persistência estava lá comemorando o feito dele. Conversar com todas estas pessoas me fez entender o quanto tudo isso é especial e único e o quanto eu devo me orgulhar. Quando o Igor me perguntou se eu ia e eu disse que sim, pois achava importante, ele disse que eu devia mesmo ir... hoje entendo porque. Tenho uma amiga, a Cris, que sempre me apresenta para as pessoas falando: “Esta é a Giu, minha amiga que atravessou o canal da mancha IDA E VOLTA”... e eu sempre fico envergonhada e pergunto: “Porque vc sempre fala isso??” e ela diz que se orgulha e que eu também deveria me orgulhar. Acho que depois de estar aqui novamente e viver tudo isso nessa noite, acabei por me convencer que foi sim um grande feito meu e da minha equipe... e que me orgulhar disso não significa “me achar”, mas significa sim valorizar aquilo que nós, a Balkis, nossa família e amigos acreditamos que era possível... e que conseguimos conquistar com honra e mérito... Então obtive a resposta para a pergunta que eu não queria ter pra sempre no coração: “E + SE” eu não tivesse vindo, jamais entenderia o verdadeiro sentido de ter orgulho do que fizemos.


2 comentários:

sergio gonza disse...

Giu, que maravilha você ter ido receber estes prêmios. Claro que imagino que a Martinha, a Pri e a Lú estavam aqui vibrando e ligadas no horário da premiação... É um orgulho para nós, brasileiros como sua amiga Cris. E é realmente uma pena que ninguém da mídia brasileira tenha acompanhado você para registrar uma conquista deste nível. Parabéns para vocês todas, lindas!! Beijão

Cris disse...

Gente do Céu!
Minha AMIGA Giu, que atravessou o canal da mancha IDA E VOLTA e quebrou recordes, finalmente entendeu a grandeza deste feito!!! Estou aos prantos de tanta felicidade por isso!!!!
Parabéns à Giu, que eu AMO e MORRO DE ORGULHO TODOS OS DIAS, as meninas que infelizmente ainda não conheço, e à Balkis, que permitiu essa realização!!!
Agora volta logo Giu! Pega o avião e vem logo - estou com saudades e mais chorona que nunca!!!
E claro, vc querendo ou não, vai ser sempre a Giu, minha amiga que atravessou o canal da mancha, ida e volta, e quebrou vários recordes!!! Se depender de mim, um dia o mundo saberá deste feito!
Beijo à todas as meninas superpoderosas!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.