ÚLTIMO TREINO DO ANO
Pois é, o último treino do ano, dia 30/12/10, quinta-feira. Sim, sei que o Igor nos deu presente de Natal e de fim de ano. Para muitos deve ser banal o último treino do ano, assim como para mim nos anos anteriores acredito que o último treino do ano passou despercebido.
No entanto, esse ano o último treino do ano tem um significado muito especial, pois me remete a tudo que passei nesse ano relacionado à Travessia Balkis Canal da Mancha a 4:
- Há mais ou menos onze meses decidimos conversar mais a sério sobre o Projeto;
- Há uns nove meses o Projeto estava pronto;
- Há oito meses, como uma grata surpresa, fechamos o patrocínio com os laticínios Balkis;
- Foram 3 meses de treino específico;
- Nesses três meses, 364 km nadados;
- Por enquanto passamos pelas fases de treino: ADAPTAÇÃO e BASE. A próxima fase, APRIMORAMENTO, inicia apenas no início de Fevereiro;
- Ainda teremos 6 meses de treino específico;
- Nesses seis meses, 950 km serão nadados, em treino, sem contar as competições;
- Nesse ano que termina amanhã, nadei em pelo menos 250 dias.
Sei que a parte do treino mais intensa ainda estar por vir em 2011. No entanto, sei que esses dias de treinos de 2010 foram fundamentais para atingirmos o nosso objetivo em 2011.
Não foi fácil chegar até aqui. Muitas mudanças na rotina, na alimentação, na cobrança, na exigência de nós mesmas. Muitas broncas, abrir mão de bastante coisa.
No entanto, temos certeza que toda dedicação e esforço valeu a pena. Esse ano foi um ano de muitas conquistas para a equipe: em primeiro lugar o reconhecimento com o patrocínio, a união, a amizade de todas as pessoas envolvidas no Projeto, o entusiasmo e carinho de todas as pessoas que conhecemos ao longo do ano, seja colaboradores da Balkis ou esportistas, e sempre o apoio, compreensão, amor daqueles que já nos conheciam, seja familiares ou amigos. Ah, claro, isso sem contar os títulos conquistados em 2010 pela equipe!
2011 será o grande ano, o ano da tão esperada travessia!
Que 2011 seja um ano tão especial a todos, assim como será para nós da equipe.
Com carinho, beijo,
Lu
Boas Festas!!!
Feliz 2010
Papai Noel com nome próprio "Balkis" está realizando o maior de todos os meus sonhos.
Não tem sido fácil, tenho uma vida além das piscinas; trabalho, família, igreja, amigos. Mas todos estão solidários em prou do meu projeto o "La Manche".
Então quero agradecer de todo o meu coração todos que nos acompanham, torcem e trabalham conosco.
Dizer que sonhos se realizam quando se acredita. Deus supre as necessidades reais dos nossos corações. Ele os sonda e os conhece. E ainda que obstáculos se oponham, antes de nascer sonhos em nós, eles já haviam nascido em Cristo. Não há vitória sem luta!! Somente confie e faça o que é possível. Porque o Impossível Ele tem prazer em realiza.
Feliz 2010 a todos!
FELIZ NATAL!!!
Mais um sonho...
Em Outubro deste ano, estava indo para a piscina na academia e li no corredor um cartaz: “aula especial de surf”. Nem preciso dizer que na hora me inscrevi.
Fui muito feliz para a aula, em um Sábado bem cedo, na própria academia. Primeiro, uma aula teórica, sobre os tipos de pranchas, as partes de uma prancha, sobre o mar, maré, as partes da onda, etc..... E depois, finalmente, a parte “prática”. Ah, a parte prática foi na piscina, aliás, primeiro no chão fora e depois na piscina. Simulamos fora, no chão, em cima da prancha, remada, remada com joelinho, remada com joelinho e subida na prancha. Na piscina, remada, remada/tartaruga/remada, remada/sentar, remada/sentar/virar............ E assim foi a manhã inteira, com muita remada, risadas e diversão......
Nesta última quarta-feira, 08/12, feriado aqui em Campinas, chegou o tão esperado dia do batismo. Nos encontramos às 6h00, pegamos a van, rumo à Riviera. Tudo estava perfeito, o clima, logo no início já começamos a assistir o filme “Fabio Fabuloso”, filme que conta de forma bem-humorada, e em tom de fábula, a trajetória do paraibano Fábio Gouveia, considerado por unanimidade o maior surfista brasileiro de todos os tempos. A única coisa ruim foi o trânsito que pegamos na estrada devido às obras. Mais de 1 hora para andar menos de 2 km, affff, mas nem isso desanimou a galera. E assim fomos, durante todo o caminho, assistindo filmes de surf com belíssimas paisagens.
Ao chegar na Riviera, fomos direto para a escola de surf Riviera, que foi o nosso apoio. Nessa hora já estava um baita sol. Nos trocamos muito rápido, nos enchemos de protetor solar, pegamos as pranchas e lá fomos nós rumo à praia. A praia estava vazia, também, pudera, não é todo mundo que se pode dar ao luxo de estar em uma quarta-feira na praia.
O surfista e professor de surf da escola, Vinícius, nos orientou. Primeiro, desenhamos uma prancha na areia e mostramos para ele o que já “sabíamos”. Em seguida, nos alongamos e finalmente caímos na água.
Nessa hora, estávamos todos eufóricos, todo mundo só queria saber de “pegar onda”. Mas não é bem assim, até chegar lá tem que remar muito, passar por muita onda, olha tem que fazer força... Depois de várias tentativas, persistência, muitos tombos, caldos, e um bem grande, próprio de batismo mesmo, finalmente a primeira onda. Nossa, que sensação incrível: deslizar sobre a água, liberdade, realização. E ao mesmo tempo a vontade de “quero mais”.
Eu, que sou louca por água, apaixonada por natação, adoro praia, nem preciso dizer que encontrei uma nova paixão e tive um dia perfeito. Gostaria de agradecer aos “professores” de surf da academia: Kiko e Roni, por terem feito tudo da melhor maneira possível, a ponto de ter despertado sentimentos tão bom em mim e nas demais pessoas que participaram, e ao pessoal da escola de surf Riviera, representado por Vinícius, por ter nos recebido tão bem e pela paciência.
Ah, a emoção é tanta que já ia me esquecendo de dizer uma parte muito importante, para fechar o dia perfeito. Quer coisa melhor do que depois do surf, um banho na ducha gelada e comer: saladinha, arroz, feijão e panqueca??!! Huuuuuuummmmmmm...................
Bjos,
Lu
TUDO A VER!!!
Eu sempre disse que tem a ver porque somos uma equipe trabalhando junta e buscando a realização de um grande projeto, algo que é comum não somente a uma equipe esportiva, mas a muitas empresas, seja lá de que ramo for. Desta forma falamos aos colaboradores sobre parceria, trabalho em equipe e a busca e realização dos sonhos que cada um guarda. Sempre tivemos uma resposta muito legal de todos , um carinho em cada evento que vamos, mas confesso que por vezes foi difícil fazer a conexão de nossos trabalhos, de nossas realidades. Até ontem.
Estava trabalhando ontem quando recebi um email da Balkis falando sobre o lançamento do Queijo Serra da Balkis: “A Balkis lançará na segunda feira, apos 18 meses de elaboração o queijo Serra da Balkis ... Parabéns a todos os envolvidos neste árduo desenvolvimento, mas o resultado sem sombra de duvidas valeu a pena.”
Imediatamente pensei: “tem tudo a ver!!!!”
O quanto foi feito de estudo, planejamento, experiências, a melhor receita para o queijo, a medida perfeita de cada coisa, a embalagem e finalmente o “nascimento” do produto. Cada detalhe é muito importante e cada pessoa envolvida tem que estar totalmente dentro do projeto para que o resultado final possa ser comemorado como um grande sucesso. Não é do dia para a noite que se resolve fazer um novo queijo e de repente lá está... 18 meses é um tempo grande consumido com muito esforço e dedicação para se chegar no resultado esperado. Quando se quer algo bem feito é necessário se doar ao máximo e empenhar o melhor de si naquilo...
Qual é a diferença para a nossa travessia??? Nenhuma!!
É um projeto que começou em Fevereiro de 2010, terminará em Junho de 2011, serão 17 meses de planejamento, de estudos sobre o que fazer, como fazer, com quem fazer... várias experiências em nossos treinos e provas para se chegar à receita perfeita para realizar a travessia, quando será a grande realização. Já falei aqui sobre a importância de cada um na equipe para chegarmos no resultado esperado em todos os aspectos, pois tem que representar uma realização para nós, para nossos treinadores e para a Balkis, cada um tem seu objetivo particular e todos temos um em comum. Durante todo o tempo deste projeto será preciso muita dedicação, principalmente de nós atletas, o treino diário não é fácil e fora isso temos que nos esforçar para manter o projeto em pé, estar sempre em contato com a Balkis, com aqueles que nos apóiam, que nos incentivam, amigos, família... e fora isso.... trabalhar!! Então dedicação e perseverança devem ser as palavras que nos guiarão até o final. Se queremos não simplesmente atravessar, mas atravessar bem, fazendo algo do qual iremos nos orgulhar a vida toda, precisamos nos doar e empenhar o melhor de nós no projeto.
A verdade é que estamos sempre em busca de algo, seja na vida pessoal, na profissão, no amor... queremos sempre realizar nossos sonhos, mas para isso tem que haver dedicação, ou os resultados sempre serão medianos... e quem realiza um sonho pela metade, não tem seu sonho realizado!!!
A Balkis sonhou em fazer o queijo da Serra perfeito e fez...
Nós sonhamos em atravessar a Mancha ida e volta... em alguns meses poderei dizer o final desta história!!
NUNCA É TARDE!!!
14 Bis

Começo o meu relato com a frase de quase todos nadadores quanto terminam os 24km da 14 Bis: "Nunca mais faço esta prova".
Meses depois já estão quase todos pensando em treinar para a próxima.
Está foi a minha 11º prova, ao todo já nadei 264km e posso dizer que não foi uma das mais fáceis, aliás nada fácil.
Corrente contra: nadei com uma carioca Ana, quando chegamos no Candinho com 3 horas de prova ela me perguntava: " falta muito". Sempre penso que o Candinho é um divisor de águas da prova, quando passamos de lá tudo melhora ou piora, o que digo é:pirou bastante, então há outra certeza que tem ser usada nestas horas; o que faz um nadador terminar uma prova desta não é em si a natação mais a sua cabeça ela te leva onde vc quiser utilizei-me disto para terminar a prova. Tinham muitas águas vivas, muitas, os meus braços estão com marcas amigas delas, senti dores horríveis, vertigem e por fim minha lombar estourou. O que me resta são os ensinamentos do Igor a certeza de que não sei conviver com a desistência e ajuda do Nilton no barco que sempre dá uma força psicológica grande. Cheguei ao fim da prova com 6:41hs e não há visão melhor do que as fardas dos militares e suas tendas.
Foi uma prova dura, mais no fim sempre fica a ótima sensação de dever cumprido é de que é possível vencer todos os obstáculos quando se tem um objetivo.
Obrigado a todos que me apoiaram e Parabéns a todos que venceram o Canal de Bertioga.
Pri
SOMOS UMA EQUIPE

Somos uma equipe desde o nome... TRAVESSIA BALKIS CANAL DA MANCHA A 4... porque para fazer esse feito inédito, são necessárias 4 mulheres, não uma... 4 pessoas que tenham a força e a coragem necessárias para um desafio como esse. 4 pessoas dispostas a se dedicar e a trocar um dia a dia "normal" por um dia a dia de treinos intensos em prol da realização de um grande sonho que as 4 têm em comum.
Somos uma equipe porque não podemos treinar sozinhas, precisamos dos nossos técnicos que nos acompanham e nos orientam. Precisamos do Igor ao nosso lado, ensinando, chamando nossa atenção e nos apoiando durante nossa preparação.
Somos uma equipe porque temos a Balkis, que nos patrocina e dá todo o suporte para a realização deste projeto. Uma empresa que nos permite nos prepararmos para a travessia sem a preocupação financeira, que normalmente consome um atleta amador. São dezenas de pessoas que torcem e nos dão força para irmos em frente. Pessoas que nos ajudam nos eventos, que cuidam de nós nas entrevistas...
Somos uma equipe porque temos nossas famílias, que nos ouvem, torcem, nos apóiam... e têm que abdicar da nossa companhia para treinarmos.
Somos uma equipe por cada um de nossos amigos que nos incentivam e torcem no nosso dia a dia de treino, trabalho e lazer.
Equipe
Faça com amor!!!
Qdo entrei na faculdade, nunca pensei em trabalhar com natação mesmo sendo nadadora a muito tempo. Para falar a verdade, meu objetivo era trabalhar em escola.
Fiz estagios que eram obrigatórios no primeiro ano, mas só fui começar a trabalhar no último ano.
Nunca pensei que ensinar alguém a nadar fosse me realizar tanto!!!
Mes passado quando estava indo fazer uma prova em São Sebastião passando pela Rio-Santos, olhei para o canal e tive uma sensação gostosa. Lembrei de todas as pessoas que conseguiram superar seus medos e objetivos com a minha ajuda. Cada uma com um carinho especial!
Para mim é um prazer trabalhar com natação, não importa se é aprendizagem ou treinamento.
É muito gratificante qdo eles chegam, com aquele brilho nos olhos de felicidade e satisfação, me agradecendo!!! Falando que só conseguiram porque eu os ensinei a gostar da água e de nadar!!!
Não tem dinheiro que pague esse agradecimento!!!
Faço tudo com o coração!!!
Quero que eles sintam um pouco do que sinto qdo nado e acho que estou conseguindo!!!
Obrigada a todos que confiam em mim e principalmente em meu trabalho!!!
Amo todos vcs!!!
A Balkis foi destaque em mais um evento esportivo!
O verdadeiro significado do "educar"...
Mas essa data passou e fiquei pensando em todas as pessoas que são ou não efetivamente professores, mas certamente são educadores, pessoas com quem aprendemos no dia a dia, que nos mostram novos caminhos, caminhos antigos nunca trilhados, formas diferentes de andar pelos caminhos já trilhados e também a hora certa de mudar de caminho...
Tenho a sorte de ter encontrado (e, ainda bem, continuar encontrando!!!) muitas pessoas assim, que me ensinam a cada dia. Muitas vezes elas nem sabem a intensidade e o valor dos seus ensinamentos, acham que é algo trivial, coisa da convivência... Mas eu sei que cada conversa, cada vivência junto destas pessoas me faz aprender, crescer e entender que esse é o conhecimento mais valioso na vida: as experiências que compartilhamos.

Nos últimos meses tenho tido o privilégio de ter uma pessoa assim ao meu lado. Ele se chama Igor de Souza e é nosso treinador para o Canal da Mancha.
Quando acertamos que o Igor seria nosso treinador, eu pude imaginar uma pessoa cheia de conhecimentos de natação que nos treinaria para atravessar o Canal da Mancha, mas eu jamais poderia imaginar todo o resto que existe por trás disso...
Ele não é um cara grande, não tem pinta de nadador... Mas veja bem o currículo: foi Campeão paulista por 17 vezes, Campeão brasileiro por cinco vezes, Recordista Sul Americano, Campeão da Maratona de Bacoli (Itália – 28 km), Tri-campeão da Maratona de New York (42km), Bi-campeão mundial do Canal da Mancha, Recordista Pan Americano do Canal da Mancha, único brasileiro a fazer o Canal da Mancha ida e volta e Integrante do Hall of Fame da natação mundial. Também já foi Técnico da seleção brasileira de maratonas aquáticas, Técnico da equipe francesa campeã mundial de maratonas aquáticas, Diretor da FAP (Federação Aquática Paulista), Diretor da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e é membro do Conselho Técnico da FINA (Federação Internacional de Natação). UFF... E isso é apenas a parte "aquática" da vida dele...
Só que em paralelo a este monte de títulos, ele é uma pessoa muito simples. Fala manso mas firme, sabe dar o recado bem dado, a bronca sem briga. Tirar um elogio dele é coisa rara, a exigência é nos mínimos detalhes, mas quando os resultados aparecem, começamos a entender o porque. Não nos manda só nadar, manda ler também... para tentarmos encontrar o equilíbrio. Tem esse jeitão bravo, mas ao mesmo tempo paternal, de pura preocupação com seus atletas. Imagino que deva estar ainda se acostumando com essas 4 mulheres com seus "problemas de mulheres"!! E além de tudo isso, guarda um interesse e preocupação com as coisas da nossa vida, bom conselheiro para momentos duros do dia a dia...
Um dia perguntei porque ele se dedicava tanto a esse tipo de projeto (todo ano ele treina e leva atletas para fazer o Canal) e ele simplesmente disse: "por achar que é o certo, quando comecei em maratonas não tive alguém que me orientasse e acabei “demorando” 17 anos até conquistar meu primeiro título mundial. (...) hoje me sinto no dever de passar o que aprendi a outros atletas, não digo dever, pois para mim é um prazer.". Simples assim!
Diga pra mim quantas pessoas no mundo você conhece que já atravessaram o Canal da Mancha, o mesmo número será o de pessoas que se colocam 100% disponíveis para a realização de um projeto que não é delas... Isso se chama generosidade... Retribuir algo que lhe foi dado como DOM, mas não para quem deu este dom, e sim para quem precisa dele...
Acho que esse é o verdadeiro significado do "educar"...
VONTADE PARA MUDAR!!

Em pleno Sábado à tarde de um feriadão...
Eles marcaram um treino ontem, Sábado, 09/10, às 15h00, no meio de um feriado prolongado. Como eu estava por aqui, resolvi ir pois para mim agora sempre será bom fazer um treino longo diferente.
Cheguei lá e, para minha surpresa, muita gente apareceu.
Nossa, o que faz tanta gente em pleno Sábado à tarde, hora da preguiçinha, no meio de um feriado, em uma tarde fria, aparecer para treinar??
Eu sei bem a resposta, e acho que só quem sente isso é capaz de compreender.
A paixão pelo esporte, o desejo de superação, nos motiva a fazer coisas que para a maioria pode parecer "insano" ou até "banal".
O grupo foi dividido nas duas piscinas do clube Guarani. Para os que irão fazer a tão esperada Travessia 14 Bis, travessia de 24 km entre Santos - Bertigoa, que agora está marcada para o dia 20 de Novembro (http://www.ativo.com/), treino na piscina longa, de 50 m, sem aquecimento.
Para os demais nadadores, treino na piscina de 25 m, com aquecimento.
Lógico que treinei na piscina longa, com mais pelo menos 7 "corajosos". Apesar do frio externo e do vento, não senti frio. Comentamos durante o treino que é possível se acostumar com o frio. Isso a princípio pode parecer meio estranho, mas por experiência própria posso afirmar que é real. Hoje posso dizer que já estou mais adaptada a sentir frio, e isso já não me incomoda mais tanto. Mas não posso negar que era uma sensação muito gostosa passar para a parte da piscina que estava batendo sol. Parecia que havia uma divisória embaixo da água entre a parte sem sol e com sol, e a temperatura da água já mudava ao passarmos por essa "linha". Tudo bem, sei que em grande parte é coisa da imaginação, ah, o poder da mente............
O treino foi rodado, nada de muita força, tiros de 100 m e de 1000 m, passou muito rápido, para alguns um pouco mais sofrido do que para outros, nessa hora a experiência em provas, em piscinas longa e fria conta um pouco, mas no fim completamos os 6.500 m de treino com muita satisfação, alegria, sensação de "dever cumprido", prontos para poder comer uma boa pizza sem peso na consciência e poder descansar tranquilo e feliz no feriado.
Obrigada, Lari, Samir e aos demais companheiros de treino. Rumo a 14 Bis!!
Bom feriado, bom descanso e bons treinos...
Beijo,
Lu
AGRADECIMENTO POR UM DIA ESPECIAL
A Travessia de Caconde foi especial...
Quando entramos no parque já vimos a barraca da Travessia Balkis, ficamos felizes só de ver!! Chegamos e lá estavam nossos amigos de JURUAIA montando as coisas e preparando um verdadeiro banquete para nós, com todo o carinho que sempre foi característico em todos os eventos que já estivemos da Balkis. Nós nos sentimos muito especiais, as pessoas de outras equipes comentavam entre si, nossa barraca não era apenas a mais bonita, mas com certeza a mais bem abastecida!! Recebemos várias visitas, curiosos com o projeto, com nosso patrocinandor e porque não dizer uns com fome que queriam "roubar" um queijinho... Pena pela chuva que atrapalhou um pouco, mas nós fizemos o maior SUCESSO!!!
Admiramos essa família... A família Balkis, que tem um coração gigante e uma vontade de fazer bem feito bastante rara nos dias de hoje. É meio "clichê" dizer que tudo o que se faz com amor é bem feito, mas é o que vemos em cada um de vocês: que têm amor pelo que fazem, não fazem isso por obrigação, mas sim com alegria. PARABÉNS por serem assim e por quererem o melhor a cada dia. Sempre que estamos com vocês é um novo aprendizado para nós!!
Ontem saindo do parque nós comentamos: HOJE FOI UM DIA ESPECIAL!! E isso nós agradecemos a vocês!!
Equipe Travessia Balkis
MUITO MELHOR QUE O PLANEJADO!

Me fez lembrar a música de John Lennon: "Life is what happens while you're busy making other plans".
A fórmula do sucesso
LOUCA?
Isso me fez pensar, será que realmente sou?
Depois de analisar muito, cheguei a seguinte conclusão: LOUCO É AQUELE QUE NÃO SONHA!!!!
Sonhar não é proibido, não é vergonhoso, não é coisa de gente fraca e boba!
A vida é feita de sonhos!!!
Devemos sonhar e batalhar para torná-lo realidade! Acreditar que tudo é possivel!!!
Eu sonhei, acreditei e consegui realizá-los!
E isso me torna louca? Tenho certeza que não!
Obrigada Giu, Lu e Pri por estarem comigo!!!
Obrigada aos Laticinios Balkis por estar tornando possivel realizar esse sonho grande!!!
Mais um Ano
Completei mais um ano de vida.
Quando faço aniversário sempre me bate um saudosismo, me recordo de muitas coisas que já realizei e penso nas que desejo realizar.
Este ano me lembrei de uma conversa que tive com minha amiga Quezia no Carnaval, eu disse a ela:" quero um serviço que ganhe pouco mais que permita fazer o que amo, eu gosto mesmo é de nadar, estar ao lado dos que eu amo, meu maior sonho é atravessar o Canal da Mancha..."
Cá estou com 31 anos e os presentes chegaram antes da festa acontecer!
A Balkis está me proporcionando a realização da Travessia do Canal, presente assim não tem preço!
Ganhei muitos abraços, gestos e declarações de amizades que deixaram o meu coração transbordante de alegria!
Neste ano que antecede a travessia continuarei a dividir o meu sonho com estas pessoas tão especiais em minha vida, cada uma a seu modo.
Umas estarão dentro da piscina treinando junto comigo, outras torcerão de fora, mais todas são unissuas em meu coração rumo ao grande Dia ao Desafio Final!
Foi um ano Grandioso em minha vida e próximo não caberá em palavras!
Pri
Férias
Final de semana sem treino, mas com muita diversão
O MELHOR PRESENTE

Então o melhor de todos os presentes que eu possa ganhar no meu aniversário do ano que vem, eu já comecei a ganhar!!! Ele será dado não por uma, mas por todas as pessoas que fizeram, fazem e farão parte deste projeto!! E ele não virá embrulhado em papel de presente, mas envolto pelo mar!!
Beijos, Giu!!!
Quando pequenas informações mudam Travessias

Faz exatamente uma semana que aconteceu a VII etapa do circuito de maratonas na Billings em SBC.
Todas as vezes que encontrei uma das mocinhas que nadou a prova na academia um agradecimento:_"Pri,valeu pela diga: duas toucas, senti menos frio, manter as extremidades do corpo sempre aquecida, rodar bem os braços antes de dar o ti bum inicial e nada de começar nadando forte para não travar." Coisas pequenas que faz a diferença em uma água de 16°C. Na verdade apenas retransmiti aquilo que aprendi com o Igor, e deu certo.
Parabéns a todos que terminaram a prova!!!
E para nós mocinhas Balkis foi um ótimo teste rumo ao Canal, não tivemos grandes dificuldades.No fim um breve "elogio" enviado diretamente de Londres pelo o Igor: "meninas bom trabalho aqui em Folkestone a água está 15°C". Elogio dele sempre tem uma mensagem oculta. Afinal o que será uma água a 15°C?
No fim foi um bela Travessia, muito frio fora e dentro da água.
Sempre que termino uma prova me permito umas guloseimas ou várias (kkk), agora fico contente em me esbaldar nos lanchinhos recheados com os queijos Balkis, não há nada melhor que comer depois de muitas braçadas...
Pri
O dia a dia........
O frio de cada dia

Todos os dias escuto dos que me rodeiam a frase: "nossa que frio", dentro de mim floreia uma sensação boa, como gosto desta sensação!
O inverno e suas temperaturas baixas; 14, 15, 16 graus...
Há 10 dias às 5:00 da matina estávamos eu e minhas amigas dando braçadas na Billings, comentários gerais dos que não entendem: " para que se martirizar deste jeito, está tão frio, escuro, vocês são doidas". Deixou registrado aqui o que vai dentro de mim.
Sabe a frase do MC "Amo muito tudo isto"
Não há um único sofrimento dentro de mim, nadar em águas 17graus me faz bem, nado melhor e quanto mais tempo dentro da Represa melhor me sinto.
O escuro as braçadas no inesperado rumo a SABESP é algo comum, já fiz aquele trajeto tantas vezes que não vejo incomodo em está claro ou escuro. O que me incomoda é a forma como a represa vem sendo tratada pelas pessoas, cada vez mais suja, triste!
Simplesmente fomos treinar, Igor e Agnaldo a olhar, então vamos embora trabalhar.
Foram 2 voltas e 10 tiros de VO2, logicamente um presente do Igor, como ele é bonzinho...kkkk
Bom o sol raiou o treino acabou e a conversa foi longa acertos necessários de erros antigos para que o caminho ou melhor a travessia aconteça na mesma facilidade dos treinos.
Não é arrogância, mas já nado a tanto tempo e a mais de 13 anos com o Igor, ele já me fez passar por tantas que enxergo com naturalidade qualquer dificuldade.
Sigo dia após dia exercendo o aprendizado adquirido com o Gordinho dentro e fora da água. Nunca desafio a natureza apenas aprendi que faço parte dela, o frio o escuro, as correntezas podem ser vencidas desde que respeitadas.
Foi um lindo sábado, um treino gostoso brindado ao final com belo café da manhã ao lado de Giu, Lu e Martinha.
Pri
Qian Hongyan - um dia ela estará nadando nas Paraolimpíadas... alguém duvida??

Em 21 de outubro de 2000, quando tinha apenas três anos, a menina chinesa Qian Hongyan perdeu as duas pernas num acidente de carro. A família Hongyan não tinha dinheiro suficiente para conseguir-lhe equipamento ortopédico de alta tecnologia para ajudá-la a locomover-se; assim seu pai deu a ela uma bola de basquete improvisando uma proteção ao seu corpo.
Mesmo com toda essa dificuldade ela era capaz de ir de sua casa até a escola literalmente saltando com a bola de basquetebol envolvendo uma armação de madeira acoplada ao seu corpo.
Cinco anos mais tarde, em maio de 2008, especialistas do Centro de Pesquisas de Reabilitação Ortopédica da China, na capital Beijing, conseguiram finalizar um projeto dando-lhe pernas protéticas especialmente criadas para sua situação.
Durante o sétimo encontro desportivo nacional para portadores de necessidades especiais (paraolímpicos) realizado em Kunming em maio de 2007, Qian Hongyan esteve presente diariamente assistindo aos jogos e sentindo-se profundamente envolvida e comovida vendo a luta de jogadores deficientes durante as partidas. Isso fez com que traçasse uma nova meta em sua vida — a de entrar no clube de natação especial. Ela e seus pais estiveram com Zhang Honghu, conhecido treinador que já treinou vários campeões de natação para deficientes, consultando-lhe sobre essa possibilidade. Foi matriculada no clube de natação e passou ao treinamento de natação profissional.
“Qian Hongyan é aplicada e estuda muito. Nunca abandonou sessões de treinamentos, embora tenha confrontado com muitas dificuldades no início”, disse seu treinador.
No início Zhang não deu muita atenção a Qian Hongyan. “Verificar a capacidade do indivíduo é importante na escolha de um atleta”, disse ele. “Qian Hongyan não tinha pernas. Parecia um navio sem leme, e um navio não pode funcionar bem se lhe falta a peça que permita a correta direção.” A fim de resolver o problema, Zhang fez um plano de formação especial para Qian Hongyan que ajudasse no equilíbrio ou balanço de seus ombros durante a natação, permitindo-lhe coordenar a direção correta na lâmina d´água sem auxílio das pernas e pés .
Nesse trabalho Qian Hongyan nada diariamente cerca de 2000 metros. Com cuidado ela sempre faz os exercícios apropriados, uso de halteres e assim por diante. Após um curto período de treinamentos, para a surpresa de Zhang, ele descobriu que a garota era dotada da habilidades para a natação.
Afirmou, “Hongyan é um nadadora muito boa. Eu não posso garantir que ela será uma campeã do mundo. No entanto, posso dizer que ela é definitivamente uma nadadora promissora. Nosso maior desejo é o de treiná-la a ter uma atitude positiva perante a vida.”
O sonho de Qian Hongyan é participar nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres.Eu não duvido que ela conseguirá!!!
Bjs, Giu.
TREINO BIZARRO... MAS LEGAL!!
.bmp)
Nos primeiros metros senti um frio cortante, mas ele passou quase imediatamente dando lugar a uma certa apreensão... talvez um pequeno medo do desconhecido!! Dentro d'água obviamente nada se via, fora dela estavam a Lua e muitas estrelas, um visual incrível e a placa iluminada da Sabesp na frente como orientação do caminho. Entre algumas braçadas eu olhava para frente e para trás para achar os outros 3 pontinhos iluminados na água. Fiquei pensando comigo mesma no quanto aquela situação era bizarra... minha gente, quem é que se enfia de noite dentro de uma represa para nadar rumo ao nada??? Bem, a resposta disso eu não sei, mas sei que ali estávamos exatamente nesta situação...
Nos 50 minutos da primeira volta do percurso fiquei pensando nisso... achando meio louco, tentando manter o ritmo do nado e olhando vezes para o céu estrelado, vezes para minhas amigas (os pontinhos iluminados, literalmente falando). Margeamos a Via Anchieta, os faróis de carros e caminhões iam passando... será que eles nos viam ali??? Incrível a quantidade de coisas estúpidas que passam na minha cabeça nesses momentos... rsrsrs... Cheguei ao píer, um gole de carbo e vamos para mais uma volta.
O sol estava enfim nascendo! Parte do céu ainda escuro e parte dele naquele alaranjado forte,

Segunda volta completa, alguns tiros até uma bóia comandados pelo Igor, mais testes de glicemia e lactato e chuveiro quentinho... conversa, puxões de orelha (merecidos) e um ótimo café da manhã entre amigas!!
Na volta para casa fiquei pensando como tudo aquilo tinha sido legal... absolutamente BIZARRO, MAS LEGAL!!
Bjs, Giu!!
AMIZADE
TREINAR, COMER E DESCANSAR... O DIA PERFEITO!! MAS SÃO APENAS FÉRIAS...

NETUNO BRASILEIRO
"Ele não tem guelras, não tem escamas, não se alimenta de líquem e nem por isso deixa de ser meio-homem-meio peixe. Conheça Igor de Souza, o Netuno Brasileiro"(Revista Aventura e Ação - Setembro 2002, pp. 26 - 33).
Ao ler a matéria, curti cada linha e me emocionei muito com as histórias e títulos desse grande nadador brasileiro, até então desconhecido por mim. Nesse dia a emoção foi tão forte e imaginei que um dia eu gostaria de ter algo tão grandioso assim para contar, algo realmente notável.
Essa revista me acompanha até hoje (por sinal agora está aqui ao meu lado). Engraçado que eu não sou de colecionar muitas coisas, geralmente eu até guardo por certo tempo, mas nas mudanças de casa eu me desfaço delas. Essa revista resistiu a pelo menos 3 mudanças, pois realmente tem um significado especial, me despertou um sentimento muito bom, despertou um sonho...
Certo dia me mostraram Igor de Souza em uma das provas de maratona aquática. Fiquei surpresa em vê-lo assim tão perto, mas tenho que confessar que, ao mesmo tempo, a aparência dele não me deixou a vontade para compartilhar com ele toda a minha admiração. Igor sempre está com cara fechada e tem fama de bravo.
Quando elaborávamos o projeto e surgiu o assunto dos técnicos, a Martinha e a Pri disseram que tinha que ser o Igor. Elas o conhecem há anos. Segundo a Pri: "ele é o cara". Eu não tinha o que falar sobre ele. Tudo que eu sabia é que ele tem um currículo de dar inveja e que tem uma cara nada amigável. Chegamos a um consenso que seria ele.
Eu tinha certo receio pois, apesar de saber de todo o conhecimento e experiência dele, sei que é fundamental você ter um bom relacionamento e até uma empatia com seu técnico. No primeiro treino estava super ansiosa. Hoje, depois de três treinos e conhecendo-o melhor, entendo o motivo pelo qual a Martinha e a Pri disseram tão enfaticamente o nome dele quando mencionamos a palavra técnico.
Tenho certeza que é a pessoa certa para nos conduzir por aquele canal, que quando ele diz que é para ir mais rápido é porque é para ir mesmo e que quando ele fala que eu consigo é porque eu consigo mesmo. Sou grata por ter a oportunidade de ter um ídolo meu tão próximo nesse projeto e tenho certeza que todos juntos teremos sucesso na travessia.
Um projeto e várias surpresas
DE CERTO MODO, SOMOS TODOS ÍDOLOS...

Giu.
Quando o que se tem a vencer é o próprio mar...

Giu
Um ídolo dos poucos que carrego no meu coração!
Enfim, quando estou no meio das muitas águas sempre me sinto única e capaz de vencer qualquer obstáculo. Por quê? "EU SOU MESTRE DO MEU DESTINO; EU SOU CAPITÃO DA MINHA ALMA"
Em dias de Copa no solo Africano onde Madiba (Nelson Mandela) mostrou ao Mundo a capacidade do AMOR, me utilizo do seu poema inspirador para mostrar de onde nasce à certeza de qual seja a circunstâcia no CANAL um único resultado estará no meu coração: É POSSÍVEL!!!
Noite à fora que me cobre
Negra como um Breu de ponta a ponta,
Eu agradeço,sejam quais forem os deuses
Por minha alma incotestável.
Nas crueis garras da circunstâcia
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta,mas não abaixada.
Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o Horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e deve me encontrar, sem medo
Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino;
Eu sou o capitão da minha alma.
Pri
TREINAR PARA O CANAL FAZ BEM PARA A PELE!!!
Depois de nadar sábado fiquei pensando nisso... Vai falar que se congelar naquela água a 16 graus não é tratamento de choque?? Garanto que as celulites que eu tinha se apavoraram e fugiram!! "Que essa louca tá fazendo??" - devem se ter perguntado!! Sei é que saí da piscina e as pernas e o bumbum nem se mexiam... há muito não via isso!!! Impressionante!
E o rosto?? Gente!! A "cútis" ficou boa, poros fechadinhos, pele lisa, esticada (esticada ou congelada eu não sei, demorou a voltar ao normal...)!! Acho que deve ter o mesmo efeito do tal do botox!!! Só que de graça e sem efeitos colaterais!! O máximo!!
Por último, não menos importante: bronze total!! Sabe quando você pega aquele solzinho e ele queima o rosto, você fica vermelhinha?? Pois é, mais ou menos por aí, mas uniformemente espalhado pelo corpo!!! Excelente!! Nem câmara de bronzeamento faz isso... Quando voltei pra casa a minha mãe peguntou: "nossa, filha, está vermelha!! foi o sol??" - "não mãe, foi a água fria mesmo!!!!"...
Enfim, eis a minha primeira dica de estética: uns chamam de CRIOTERAPIA!! Eu chamo: TREINAMENTO PARA O CANAL DA MANCHA!!! Funciona que é uma beleza!!!! rsrsrsr...
BJS!! Giu
medo do desconhecido: o frio!!
Como o maior desafio será o frio, temos que treinar a superá-lo. E como teremos 2 invernos até a prova, já queria aproveitar logo esses dias frio que têm feito para sentir o que é esse frio. Eu e a Giu combinamos hoje um treino na piscina de 50 m, aberta, sem aquecimento do clube Guarani. Hoje o dia está lindo, ensolarado, céu azul, mas com muito vento. Marcamos às 10h00. Cheguei mais cedo e fiquei vendo o treino das crianças na piscina de 25 m, aquecida. O meu professor aqui de Campinas, Ivan, me deu algumas dicas para conseguir entrar na piscina fria. Ele me disse para tentar ficar um pouco só com o maiô fora da piscina. Mas adivinha se eu não fiquei esperando a Giu no sol, né??!! Eu e a Giu combinamos de nadar direto, em um ritmo confortável, 2.000 m. E para entrar na água?? Como seria a sensação de pular naquela água sem aquecimento, que nem sabíamos a temperatura, com todo aquele frio e vento?? Estava ansiosa para saber qual era a sensação, como meu corpo ia reagir. Entrei na ducha gelada, saí correndo e pulei na água. Ao pular, tenho que dizer que a água estava muito fria, a ponto de doer o corpo. Comecei a nadar, mais forte do que eu começaria se estivesse em uma piscina aquecida. Ao completar o primeiro 100 m perguntei para a Giu se estava tudo bem. Achei a resposta engraçada: "Se está bem?? Sim, mais frio". Ao nadar, me senti bem, estava frio, mas conseguia me movimentar bem. Às vezes parece que o vento de fora atrapalhava, quando o braço passava por fora da água sentia mais frio. Quando faltava 100 m para completar os 2.000 m veio uma sensação de felicidade, pois ia conseguir cumprir o que tínhamos proposto para hoje. Imaginei como será a sensação nos últimos metros para completar os 68 km. Depois que saímos da água e nos secamos a professora Gabi foi medir a temperatura da água e para nossa surpresa, e tenho que admitir, alegria: 16 graus!!
Giu, valeu pela companhia e incentivo.
Gabi, obrigada por nos "liberar" e nos receber tão bem no Guarani
Lu
O Canal (Sonho), um presente (Balkis) a realidade (Piscina de 2x6. Ahh sábado Billings)
SITES PREFERIDOS!
VISUALIZAÇÕES
AS ATLETAS
GIULIANA P V BRAGA

Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.
PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).
LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.
MARTA MITSUI IZO

Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.