Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


dezembro 30, 2010

ÚLTIMO TREINO DO ANO

O fim do ano se aproxima, fica cada vez mais difícil acordar cedo. O cansaço acumula, parece que a energia fica ao longo do ano. O que geralmente fazemos com facilidade parece que fica difícil. Eu, que nunca tive dificuldade em acordar cedo, essa semana foi difícil. Hoje o despertador tocou e coloquei na soneca. Se eu contar quantas vezes no ano fiz isso, acredito que chego à conclusão que foram umas três vezes, todas essa semana. No entanto, assim que coloquei na soneca me veio à cabeça: “nossa, é o último treino do ano”, parece que uma emoção dominou meu corpo e na hora levantei.
Pois é, o último treino do ano, dia 30/12/10, quinta-feira. Sim, sei que o Igor nos deu presente de Natal e de fim de ano. Para muitos deve ser banal o último treino do ano, assim como para mim nos anos anteriores acredito que o último treino do ano passou despercebido.
No entanto, esse ano o último treino do ano tem um significado muito especial, pois me remete a tudo que passei nesse ano relacionado à Travessia Balkis Canal da Mancha a 4:
- Há mais ou menos onze meses decidimos conversar mais a sério sobre o Projeto;
- Há uns nove meses o Projeto estava pronto;
- Há oito meses, como uma grata surpresa, fechamos o patrocínio com os laticínios Balkis;
- Foram 3 meses de treino específico;
- Nesses três meses, 364 km nadados;
- Por enquanto passamos pelas fases de treino: ADAPTAÇÃO e BASE. A próxima fase, APRIMORAMENTO, inicia apenas no início de Fevereiro;
- Ainda teremos 6 meses de treino específico;
- Nesses seis meses, 950 km serão nadados, em treino, sem contar as competições;
- Nesse ano que termina amanhã, nadei em pelo menos 250 dias.
Sei que a parte do treino mais intensa ainda estar por vir em 2011. No entanto, sei que esses dias de treinos de 2010 foram fundamentais para atingirmos o nosso objetivo em 2011.
Não foi fácil chegar até aqui. Muitas mudanças na rotina, na alimentação, na cobrança, na exigência de nós mesmas. Muitas broncas, abrir mão de bastante coisa.
No entanto, temos certeza que toda dedicação e esforço valeu a pena. Esse ano foi um ano de muitas conquistas para a equipe: em primeiro lugar o reconhecimento com o patrocínio, a união, a amizade de todas as pessoas envolvidas no Projeto, o entusiasmo e carinho de todas as pessoas que conhecemos ao longo do ano, seja colaboradores da Balkis ou esportistas, e sempre o apoio, compreensão, amor daqueles que já nos conheciam, seja familiares ou amigos. Ah, claro, isso sem contar os títulos conquistados em 2010 pela equipe!
2011 será o grande ano, o ano da tão esperada travessia!
Que 2011 seja um ano tão especial a todos, assim como será para nós da equipe.
Com carinho, beijo,
Lu
dezembro 25, 2010

Boas Festas!!!




Hoje é Natal!!!


E daqui alguns dias Ano Novo!!!


Nossa!!!


Parece que foi outro dia que recebi o telefonema da Déa dizendo que a Balkis estava interessada em patrocinar 100% o projeto Canal da Mancha a 4!!! Nem preciso falar o quanto fiquei feliz, né? (isso foi em abril!).


E faltam somente 6 meses para o grande dia!!! (nossa semana começa dia 24/06 e termina dia 01/07).


Que loucura, né?


Obrigada Laticínios Balkis por acreditar no projeto!!!!


Obrigada por estar realizando o sonho de 4 mulheres batalhadoras!!!


Obrigada também a todas as pessoas que estão torcendo por nós!!!


Obrigada de coração à todos!!!


Tenham um Feliz Natal e um 2011 tão maravilhoso quanto ao que eu vou ter!!!


Um beijo no coração de cada um!!!
dezembro 23, 2010

Feliz 2010

A chegada do final de ano é um momento de reflertimos sobre nossas vidas, posso afirmar que o ano de 2010 foi especial.
Papai Noel com nome próprio "Balkis" está realizando o maior de todos os meus sonhos.
Não tem sido fácil, tenho uma vida além das piscinas; trabalho, família, igreja, amigos. Mas todos estão solidários em prou do meu projeto o "La Manche".
Então quero agradecer de todo o meu coração todos que nos acompanham, torcem e trabalham conosco.
Dizer que sonhos se realizam quando se acredita. Deus supre as necessidades reais dos nossos corações. Ele os sonda e os conhece. E ainda que obstáculos se oponham, antes de nascer sonhos em nós, eles já haviam nascido em Cristo. Não há vitória sem luta!! Somente confie e faça o que é possível. Porque o Impossível Ele tem prazer em realiza.

Feliz 2010 a todos!
dezembro 20, 2010

FELIZ NATAL!!!

Na semana de Natal, nada melhor do que desejos de um feliz Natal!!!

dezembro 12, 2010

Mais um sonho...

Faz tempo, nem me lembro quanto, que tenho muita vontade de aprender a surfar.
Em Outubro deste ano, estava indo para a piscina na academia e li no corredor um cartaz: “aula especial de surf”. Nem preciso dizer que na hora me inscrevi.
Fui muito feliz para a aula, em um Sábado bem cedo, na própria academia. Primeiro, uma aula teórica, sobre os tipos de pranchas, as partes de uma prancha, sobre o mar, maré, as partes da onda, etc..... E depois, finalmente, a parte “prática”. Ah, a parte prática foi na piscina, aliás, primeiro no chão fora e depois na piscina. Simulamos fora, no chão, em cima da prancha, remada, remada com joelinho, remada com joelinho e subida na prancha. Na piscina, remada, remada/tartaruga/remada, remada/sentar, remada/sentar/virar............ E assim foi a manhã inteira, com muita remada, risadas e diversão......
Nesta última quarta-feira, 08/12, feriado aqui em Campinas, chegou o tão esperado dia do batismo. Nos encontramos às 6h00, pegamos a van, rumo à Riviera. Tudo estava perfeito, o clima, logo no início já começamos a assistir o filme “Fabio Fabuloso”, filme que conta de forma bem-humorada, e em tom de fábula, a trajetória do paraibano Fábio Gouveia, considerado por unanimidade o maior surfista brasileiro de todos os tempos. A única coisa ruim foi o trânsito que pegamos na estrada devido às obras. Mais de 1 hora para andar menos de 2 km, affff, mas nem isso desanimou a galera. E assim fomos, durante todo o caminho, assistindo filmes de surf com belíssimas paisagens.
Ao chegar na Riviera, fomos direto para a escola de surf Riviera, que foi o nosso apoio. Nessa hora já estava um baita sol. Nos trocamos muito rápido, nos enchemos de protetor solar, pegamos as pranchas e lá fomos nós rumo à praia. A praia estava vazia, também, pudera, não é todo mundo que se pode dar ao luxo de estar em uma quarta-feira na praia.
O surfista e professor de surf da escola, Vinícius, nos orientou. Primeiro, desenhamos uma prancha na areia e mostramos para ele o que já “sabíamos”. Em seguida, nos alongamos e finalmente caímos na água.
Nessa hora, estávamos todos eufóricos, todo mundo só queria saber de “pegar onda”. Mas não é bem assim, até chegar lá tem que remar muito, passar por muita onda, olha tem que fazer força... Depois de várias tentativas, persistência, muitos tombos, caldos, e um bem grande, próprio de batismo mesmo, finalmente a primeira onda. Nossa, que sensação incrível: deslizar sobre a água, liberdade, realização. E ao mesmo tempo a vontade de “quero mais”.
Eu, que sou louca por água, apaixonada por natação, adoro praia, nem preciso dizer que encontrei uma nova paixão e tive um dia perfeito. Gostaria de agradecer aos “professores” de surf da academia: Kiko e Roni, por terem feito tudo da melhor maneira possível, a ponto de ter despertado sentimentos tão bom em mim e nas demais pessoas que participaram, e ao pessoal da escola de surf Riviera, representado por Vinícius, por ter nos recebido tão bem e pela paciência.
Ah, a emoção é tanta que já ia me esquecendo de dizer uma parte muito importante, para fechar o dia perfeito. Quer coisa melhor do que depois do surf, um banho na ducha gelada e comer: saladinha, arroz, feijão e panqueca??!! Huuuuuuummmmmmm...................
Bjos,
Lu
dezembro 04, 2010

TUDO A VER!!!

Quando conto sobre o projeto sempre vem a pergunta sobre nosso patrocinador. Todo mundo sempre espera que um projeto assim vá ser patrocinado por uma empresa do esporte e quando digo que a Balkis é um laticínio, é inevitável a pergunta: “mas o que tem a ver???”

Eu sempre disse que tem a ver porque somos uma equipe trabalhando junta e buscando a realização de um grande projeto, algo que é comum não somente a uma equipe esportiva, mas a muitas empresas, seja lá de que ramo for. Desta forma falamos aos colaboradores sobre parceria, trabalho em equipe e a busca e realização dos sonhos que cada um guarda. Sempre tivemos uma resposta muito legal de todos , um carinho em cada evento que vamos, mas confesso que por vezes foi difícil fazer a conexão de nossos trabalhos, de nossas realidades. Até ontem.

Estava trabalhando ontem quando recebi um email da Balkis falando sobre o lançamento do Queijo Serra da Balkis: “A Balkis lançará na segunda feira, apos 18 meses de elaboração o queijo Serra da Balkis ... Parabéns a todos os envolvidos neste árduo desenvolvimento, mas o resultado sem sombra de duvidas valeu a pena.”

Imediatamente pensei: “tem tudo a ver!!!!”

O quanto foi feito de estudo, planejamento, experiências, a melhor receita para o queijo, a medida perfeita de cada coisa, a embalagem e finalmente o “nascimento” do produto. Cada detalhe é muito importante e cada pessoa envolvida tem que estar totalmente dentro do projeto para que o resultado final possa ser comemorado como um grande sucesso. Não é do dia para a noite que se resolve fazer um novo queijo e de repente lá está... 18 meses é um tempo grande consumido com muito esforço e dedicação para se chegar no resultado esperado. Quando se quer algo bem feito é necessário se doar ao máximo e empenhar o melhor de si naquilo...

Qual é a diferença para a nossa travessia??? Nenhuma!!

É um projeto que começou em Fevereiro de 2010, terminará em Junho de 2011, serão 17 meses de planejamento, de estudos sobre o que fazer, como fazer, com quem fazer... várias experiências em nossos treinos e provas para se chegar à receita perfeita para realizar a travessia, quando será a grande realização. Já falei aqui sobre a importância de cada um na equipe para chegarmos no resultado esperado em todos os aspectos, pois tem que representar uma realização para nós, para nossos treinadores e para a Balkis, cada um tem seu objetivo particular e todos temos um em comum. Durante todo o tempo deste projeto será preciso muita dedicação, principalmente de nós atletas, o treino diário não é fácil e fora isso temos que nos esforçar para manter o projeto em pé, estar sempre em contato com a Balkis, com aqueles que nos apóiam, que nos incentivam, amigos, família... e fora isso.... trabalhar!! Então dedicação e perseverança devem ser as palavras que nos guiarão até o final. Se queremos não simplesmente atravessar, mas atravessar bem, fazendo algo do qual iremos nos orgulhar a vida toda, precisamos nos doar e empenhar o melhor de nós no projeto.

A verdade é que estamos sempre em busca de algo, seja na vida pessoal, na profissão, no amor... queremos sempre realizar nossos sonhos, mas para isso tem que haver dedicação, ou os resultados sempre serão medianos... e quem realiza um sonho pela metade, não tem seu sonho realizado!!!

A Balkis sonhou em fazer o queijo da Serra perfeito e fez...
Nós sonhamos em atravessar a Mancha ida e volta... em alguns meses poderei dizer o final desta história!!
Beijos,
Giu
dezembro 03, 2010

NUNCA É TARDE!!!


Muitas pessoa deixam de realizar sonhos, desejos e projetos porque acham que é muito tarde, que estão velhos, enfim, sempre arranjam uma desculpa.

Como muito devem saber sou professora de natação e já presenciei muito casos assim.

Essa modalidade faz parte da realidade de poucos. Quanta pessoas de sua familia ou de seus amigos sabem nadar? Poucos, não é? E posso falar que esses poucos são privilegiados!!!

As desculpas em não saber nadar são várias: "to gordo(a) para colocar sunga (maio)", "to velho(a)", "tenho medo", "tenho vergonha" e por aí vai.

O que tenho a falar é: "Voces não sabem o que estão perdendo!!!"

Deixe as desculpas e a vergonha de lado e vá atrás!!!

Descubra os prazeres e os benefícios da natação!!!

Ela poderá transformar sua vida da mesma maneira que transformou a minha!!!

Gostaria que conhecessem a Dona Olinda, minha aluninha querida!!!

Ela tem 81 anos e tinha muito medo de água!!!

Resolveu que iria perder esse medo e aprenderia a nadar! E voces precisam ver como é esforçada! Um exemplo a ser seguido!!!

Tenho muito orgulho dela!!!

Continue assim Dona Olinda!!! Prometo que chegaremos lá!!! Te adoro muito e obrigada por confiar em meu trabalho!!!

Então, o que estão esperando?

Beijos e bom final de semana a todos!
novembro 24, 2010

14 Bis


Começo o meu relato com a frase de quase todos nadadores quanto terminam os 24km da 14 Bis: "Nunca mais faço esta prova".
Meses depois já estão quase todos pensando em treinar para a próxima.
Está foi a minha 11º prova, ao todo já nadei 264km e posso dizer que não foi uma das mais fáceis, aliás nada fácil.
Corrente contra: nadei com uma carioca Ana, quando chegamos no Candinho com 3 horas de prova ela me perguntava: " falta muito". Sempre penso que o Candinho é um divisor de águas da prova, quando passamos de lá tudo melhora ou piora, o que digo é:pirou bastante, então há outra certeza que tem ser usada nestas horas; o que faz um nadador terminar uma prova desta não é em si a natação mais a sua cabeça ela te leva onde vc quiser utilizei-me disto para terminar a prova. Tinham muitas águas vivas, muitas, os meus braços estão com marcas amigas delas, senti dores horríveis, vertigem e por fim minha lombar estourou. O que me resta são os ensinamentos do Igor a certeza de que não sei conviver com a desistência e ajuda do Nilton no barco que sempre dá uma força psicológica grande. Cheguei ao fim da prova com 6:41hs e não há visão melhor do que as fardas dos militares e suas tendas.
Foi uma prova dura, mais no fim sempre fica a ótima sensação de dever cumprido é de que é possível vencer todos os obstáculos quando se tem um objetivo.

Obrigado a todos que me apoiaram e Parabéns a todos que venceram o Canal de Bertioga.

Pri
novembro 13, 2010

SOMOS UMA EQUIPE


Nesta semana ouvi uma coisa do Igor: que somos quatro atletas, mas para ele, somos apenas uma atleta, chamada Balkis. Quatro pessoas que têm que estar caminhando no mesmo sentindo, cumprindo todas as etapas para alcançar o objetivo principal no ano que vem.

Somos uma equipe desde o nome... TRAVESSIA BALKIS CANAL DA MANCHA A 4... porque para fazer esse feito inédito, são necessárias 4 mulheres, não uma... 4 pessoas que tenham a força e a coragem necessárias para um desafio como esse. 4 pessoas dispostas a se dedicar e a trocar um dia a dia "normal" por um dia a dia de treinos intensos em prol da realização de um grande sonho que as 4 têm em comum.

Somos uma equipe porque não podemos treinar sozinhas, precisamos dos nossos técnicos que nos acompanham e nos orientam. Precisamos do Igor ao nosso lado, ensinando, chamando nossa atenção e nos apoiando durante nossa preparação.

Somos uma equipe porque temos a Balkis, que nos patrocina e dá todo o suporte para a realização deste projeto. Uma empresa que nos permite nos prepararmos para a travessia sem a preocupação financeira, que normalmente consome um atleta amador. São dezenas de pessoas que torcem e nos dão força para irmos em frente. Pessoas que nos ajudam nos eventos, que cuidam de nós nas entrevistas...

Somos uma equipe porque temos nossas famílias, que nos ouvem, torcem, nos apóiam... e têm que abdicar da nossa companhia para treinarmos.

Somos uma equipe por cada um de nossos amigos que nos incentivam e torcem no nosso dia a dia de treino, trabalho e lazer.
Enfim, somos uma equipe... porque criamos esse projeto e, de certa forma, unimos todas estas pessoas em ações e pensamento, em treino e torcida... E que a realização deste sonho possa ser a realização de algo para todos que estão participando, que fazem parte desta equipe!!

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!" Airton Senna da Silva
Bjs. Giu
novembro 03, 2010

Equipe




Sábado passado (30/10) participei de uma prova com duas amigas. Foi o Meio Ironman de Miami, 1,9km de natação, 90 de bike e 21 de corrida Fizemos um revezamento, lógico que fui a nadadora, a Renata a ciclista e a Chris a corredora. Ficamos em quinto lugar (tinham 21 equipes) e éramos a única feminina. Girls, thanks for the race!!!!
Fazer revezamento é uma experiencia muito boa, não importa se é de triathlon, ou só uma modalidade, o que importa é a cooperação, o trabalho em equipe, o comprometimento e a sintonia entre os integrantes. Nossa equipe Travessia Balkis Canal da Mancha a 4 está cada dia mais unida! A cada encontro, seja prova ou treino, nosso relacionamento fica mais intenso. Cuidamos e preocupamos umas com as outras. E até o Grande Dia muita coisa vai acontecer e acredito que estaremos muito ligadas! To curtindo demais!!! Ganhei mais 3 irmãs!!! Giu, Lu e Pri obrigada por fazerem parte de minha vida!!!
outubro 27, 2010

Faça com amor!!!

Como muitos devem saber, sou professora de natação e gostaria de falar um pouco sobre.

Qdo entrei na faculdade, nunca pensei em trabalhar com natação mesmo sendo nadadora a muito tempo. Para falar a verdade, meu objetivo era trabalhar em escola.

Fiz estagios que eram obrigatórios no primeiro ano, mas só fui começar a trabalhar no último ano.

Nunca pensei que ensinar alguém a nadar fosse me realizar tanto!!!

Mes passado quando estava indo fazer uma prova em São Sebastião passando pela Rio-Santos, olhei para o canal e tive uma sensação gostosa. Lembrei de todas as pessoas que conseguiram superar seus medos e objetivos com a minha ajuda. Cada uma com um carinho especial!

Para mim é um prazer trabalhar com natação, não importa se é aprendizagem ou treinamento.

É muito gratificante qdo eles chegam, com aquele brilho nos olhos de felicidade e satisfação, me agradecendo!!! Falando que só conseguiram porque eu os ensinei a gostar da água e de nadar!!!

Não tem dinheiro que pague esse agradecimento!!!

Faço tudo com o coração!!!

Quero que eles sintam um pouco do que sinto qdo nado e acho que estou conseguindo!!!

Obrigada a todos que confiam em mim e principalmente em meu trabalho!!!

Amo todos vcs!!!
outubro 21, 2010

A Balkis foi destaque em mais um evento esportivo!


Na Fórmula Academia de Campinas foi lançado o Desafio Canal da Mancha a todos os alunos da natação: quem percorresse, durante 5 semanas, a metragem equivalente à distância em linha reta do Canal da Mancha, ou seja, 34 km, ao fim seria premiado.

É claro que haviam algumas regras, como: seriam contadas uma vez ao dia as metragens dos primeiros 45 minutos nadados, de Segunda a Sexta-feira.

A empresa Balkis, que adora desafios relacionados à saúde, bem estar, motivação, superação, e que está íntima do Canal do Mancha, entrou como parceira desse Desafio.

A adesão dos alunos superou às expectativas dos organizadores do Desafio: mais de 130 inscritos!

Ao fim das 5 semanas, 28 alunos cumpriram a metragem e foram premiados ontem, 20 de Outubro, em um coquetel realizado na própria academia.

Em um fim de tarde agradável de um dia muito quente e ensolarado, no quiosque da academia, a empresa Balkis esteve presente com alguns colaboradores e trouxe sua linha light inteira para os atletas se deliciarem. Huuuuuummm, quanta opção de produtos light: Cottage, Creme de Ricota, Queijo Minas, Queijo Minas Padrão, Queijo Prato, Mussarela de Búfala Lunarella (a preferida da nadadora Luciana). Tem até queijo em formato de coração!

Como sempre, só elogios para os queijos Balkis!

Parabéns a todos os atletas, para os que cumpriram a metragem e para aqueles que também não cumpriram. Talvez faltou um pouco de empenho, dedicação, aquele dia que não foi nadar por preguiça, ou por algum compromisso inadiável. Mas com certeza este Desafio serviu como motivação e para surpreender muita gente que jamais imaginaria que chegaria perto, muito perto, ou que teria conseguido. E que venham novos desafios.....

Beijos,

Lu

outubro 20, 2010

O verdadeiro significado do "educar"...

Sim, sei que estou um pouco atrasada nas comemorações do dia do professor...
Mas essa data passou e fiquei pensando em todas as pessoas que são ou não efetivamente professores, mas certamente são educadores, pessoas com quem aprendemos no dia a dia, que nos mostram novos caminhos, caminhos antigos nunca trilhados, formas diferentes de andar pelos caminhos já trilhados e também a hora certa de mudar de caminho...

Tenho a sorte de ter encontrado (e, ainda bem, continuar encontrando!!!) muitas pessoas assim, que me ensinam a cada dia. Muitas vezes elas nem sabem a intensidade e o valor dos seus ensinamentos, acham que é algo trivial, coisa da convivência... Mas eu sei que cada conversa, cada vivência junto destas pessoas me faz aprender, crescer e entender que esse é o conhecimento mais valioso na vida: as experiências que compartilhamos.

Nos últimos meses tenho tido o privilégio de ter uma pessoa assim ao meu lado. Ele se chama Igor de Souza e é nosso treinador para o Canal da Mancha.
Quando acertamos que o Igor seria nosso treinador, eu pude imaginar uma pessoa cheia de conhecimentos de natação que nos treinaria para atravessar o Canal da Mancha, mas eu jamais poderia imaginar todo o resto que existe por trás disso...

Ele não é um cara grande, não tem pinta de nadador... Mas veja bem o currículo: foi Campeão paulista por 17 vezes, Campeão brasileiro por cinco vezes, Recordista Sul Americano, Campeão da Maratona de Bacoli (Itália – 28 km), Tri-campeão da Maratona de New York (42km), Bi-campeão mundial do Canal da Mancha, Recordista Pan Americano do Canal da Mancha, único brasileiro a fazer o Canal da Mancha ida e volta e Integrante do Hall of Fame da natação mundial. Também já foi Técnico da seleção brasileira de maratonas aquáticas, Técnico da equipe francesa campeã mundial de maratonas aquáticas, Diretor da FAP (Federação Aquática Paulista), Diretor da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e é membro do Conselho Técnico da FINA (Federação Internacional de Natação). UFF... E isso é apenas a parte "aquática" da vida dele...

Só que em paralelo a este monte de títulos, ele é uma pessoa muito simples. Fala manso mas firme, sabe dar o recado bem dado, a bronca sem briga. Tirar um elogio dele é coisa rara, a exigência é nos mínimos detalhes, mas quando os resultados aparecem, começamos a entender o porque. Não nos manda só nadar, manda ler também... para tentarmos encontrar o equilíbrio. Tem esse jeitão bravo, mas ao mesmo tempo paternal, de pura preocupação com seus atletas. Imagino que deva estar ainda se acostumando com essas 4 mulheres com seus "problemas de mulheres"!! E além de tudo isso, guarda um interesse e preocupação com as coisas da nossa vida, bom conselheiro para momentos duros do dia a dia...

Um dia perguntei porque ele se dedicava tanto a esse tipo de projeto (todo ano ele treina e leva atletas para fazer o Canal) e ele simplesmente disse: "por achar que é o certo, quando comecei em maratonas não tive alguém que me orientasse e acabei “demorando” 17 anos até conquistar meu primeiro título mundial. (...) hoje me sinto no dever de passar o que aprendi a outros atletas, não digo dever, pois para mim é um prazer.". Simples assim!

Diga pra mim quantas pessoas no mundo você conhece que já atravessaram o Canal da Mancha, o mesmo número será o de pessoas que se colocam 100% disponíveis para a realização de um projeto que não é delas... Isso se chama generosidade... Retribuir algo que lhe foi dado como DOM, mas não para quem deu este dom, e sim para quem precisa dele...

Acho que esse é o verdadeiro significado do "educar"...
Bjs. Giu.
outubro 11, 2010

VONTADE PARA MUDAR!!


Tenho pensado insistentemente na palavra MUDANÇA.

No “Wiki”: "Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação (...) por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas. Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela."

No Google Images: a primeira imagem é essa do peixinho dourado, que pulou do seu aquário lotado para o outro ao lado, vazio, cheio de espaço, cheio de possibilidades... Será que ele sequer parou para pensar que poderia ter caído para fora e morrido??? Tá bom, alguém pode dizer que peixe não pensa... Mas vou assumir que ele pensa sim e que olhou para o aquário do lado e viu um mundo se abrindo... então não teve a menor dúvida e literalmente se jogou...

E agora penso eu: “Porque não se jogar??”...

É claro que uma mudança não acontece assim tão fácil e o “se jogar” não deve necessariamente implicar em jogar tudo para o alto... é parte de um processo que começa no tal “desejo de transformação”. Esse desejo nasce devagar, de formas diferentes... vamos percebendo no nosso dia a dia, de pequenas ou grandes coisas que acontecem... sapato que aperta, botão que não fecha, comida sem sal, trabalho sem desafio, amor sem brilho, vida sem objetivo... coisas que já não agradam mais, mas que vamos levando sempre com aquela esperança ingênua de que ‘um dia vai mudar’... Então me vem à cabeça o peixe: olhar através do aquário e enxergar as possibilidades... enxergar que podemos mudar o que não nos agrada, que o que é “mais ou menos” não nos serve e que há muito mais a se conquistar!!

Há um tempo atrás estava achando a vida meio morna... precisando de um novo objetivo, um desafio. Quem me conhece sabe que não vivo sem isso... Me juntar com 3 amigas para a travessia do Canal da Mancha foi uma das maneiras para chacoalhar as coisas e mudar!! Não imaginava que isso iria me fazer querer mudar em muitos outros aspectos... ser mais dedicada, mais determinada, mais forte... mudanças necessárias para quem quer um desafio assim... Não imaginava também que esse projeto mudaria a vida de outras pessoas, aqueles que olham para nós como o “aquário do lado” e enxergam que o mundo é feito de possibilidades... basta querer, lutar, fazer... basta colocar objetivos e correr atrás! Por fim, não imaginava que esse projeto inspiraria a mim mesma a querer mais, buscar o melhor, ser feliz sempre...

Eu estou me jogando do meu aquário... e você??!!!
BJS!
Giu.
outubro 10, 2010

Em pleno Sábado à tarde de um feriadão...

Tenho dois amigos, a Lari e o Samir, exímios nadadores, profissionais de educação física, que têm uma consultoria esportiva voltada aos esportes aquáticos (http://www.eloconsultoriaesportiva.com/).

Eles marcaram um treino ontem, Sábado, 09/10, às 15h00, no meio de um feriado prolongado. Como eu estava por aqui, resolvi ir pois para mim agora sempre será bom fazer um treino longo diferente.

Cheguei lá e, para minha surpresa, muita gente apareceu.

Nossa, o que faz tanta gente em pleno Sábado à tarde, hora da preguiçinha, no meio de um feriado, em uma tarde fria, aparecer para treinar??

Eu sei bem a resposta, e acho que só quem sente isso é capaz de compreender.

A paixão pelo esporte, o desejo de superação, nos motiva a fazer coisas que para a maioria pode parecer "insano" ou até "banal".

O grupo foi dividido nas duas piscinas do clube Guarani. Para os que irão fazer a tão esperada Travessia 14 Bis, travessia de 24 km entre Santos - Bertigoa, que agora está marcada para o dia 20 de Novembro (http://www.ativo.com/), treino na piscina longa, de 50 m, sem aquecimento.

Para os demais nadadores, treino na piscina de 25 m, com aquecimento.

Lógico que treinei na piscina longa, com mais pelo menos 7 "corajosos". Apesar do frio externo e do vento, não senti frio. Comentamos durante o treino que é possível se acostumar com o frio. Isso a princípio pode parecer meio estranho, mas por experiência própria posso afirmar que é real. Hoje posso dizer que já estou mais adaptada a sentir frio, e isso já não me incomoda mais tanto. Mas não posso negar que era uma sensação muito gostosa passar para a parte da piscina que estava batendo sol. Parecia que havia uma divisória embaixo da água entre a parte sem sol e com sol, e a temperatura da água já mudava ao passarmos por essa "linha". Tudo bem, sei que em grande parte é coisa da imaginação, ah, o poder da mente............

O treino foi rodado, nada de muita força, tiros de 100 m e de 1000 m, passou muito rápido, para alguns um pouco mais sofrido do que para outros, nessa hora a experiência em provas, em piscinas longa e fria conta um pouco, mas no fim completamos os 6.500 m de treino com muita satisfação, alegria, sensação de "dever cumprido", prontos para poder comer uma boa pizza sem peso na consciência e poder descansar tranquilo e feliz no feriado.

Obrigada, Lari, Samir e aos demais companheiros de treino. Rumo a 14 Bis!!

Bom feriado, bom descanso e bons treinos...

Beijo,

Lu
outubro 06, 2010

AGRADECIMENTO POR UM DIA ESPECIAL


Todas as vezes que vamos em uma competição é a mesma coisa... Chegamos, pegamos um cantinho da barraca da ELO (Assessoria dos nossos queridos amigos Samir e Lari), onde por sinal somos sempre muito bem acolhidos, ficamos com os amigos, nadamos, vamos embora... Sempre são dias muito gostosos com as pessoas e o esporte que curtimos, mas é mais ou menos igual...
A Travessia de Caconde foi especial...

Quando entramos no parque já vimos a barraca da Travessia Balkis, ficamos felizes só de ver!! Chegamos e lá estavam nossos amigos de JURUAIA montando as coisas e preparando um verdadeiro banquete para nós, com todo o carinho que sempre foi característico em todos os eventos que já estivemos da Balkis. Nós nos sentimos muito especiais, as pessoas de outras equipes comentavam entre si, nossa barraca não era apenas a mais bonita, mas com certeza a mais bem abastecida!! Recebemos várias visitas, curiosos com o projeto, com nosso patrocinandor e porque não dizer uns com fome que queriam "roubar" um queijinho... Pena pela chuva que atrapalhou um pouco, mas nós fizemos o maior SUCESSO!!!

E DEVEMOS TUDO ISSO A VOCÊS, que nos apioaram e apoiam todos os dias, pessoas que nos tratam com carinho e admiração e tenham certeza que é absolutamente recíproco...
Admiramos essa família... A família Balkis, que tem um coração gigante e uma vontade de fazer bem feito bastante rara nos dias de hoje. É meio "clichê" dizer que tudo o que se faz com amor é bem feito, mas é o que vemos em cada um de vocês: que têm amor pelo que fazem, não fazem isso por obrigação, mas sim com alegria. PARABÉNS por serem assim e por quererem o melhor a cada dia. Sempre que estamos com vocês é um novo aprendizado para nós!!
Ontem saindo do parque nós comentamos: HOJE FOI UM DIA ESPECIAL!! E isso nós agradecemos a vocês!!
OBRIGADA DE CORAÇÃO!!
Beijos,
Equipe Travessia Balkis
setembro 16, 2010

MUITO MELHOR QUE O PLANEJADO!

Nesses últimos tempos estava com a sensação que estava atropelando a mim mesma... Acho que as coisas vão acontecendo e muitas vezes não paramos muito para pensar, simplesmente vamos vivendo uma coisa atrás da outra, deixando que os acontecimentos nos guiem a algum lugar... Hoje ouvi da minha amiga Leila que tudo o que ela planejou na vida não aconteceu exatamente como imaginou... mas que foi muito melhor do que ela poderia ter imaginado!!

Me fez lembrar a música de John Lennon: "Life is what happens while you're busy making other plans".

Fico pensando em quantas coisas na minha vida aconteceram conforme o planejado! Em quantas eu idealizei algo e no final tudo aconteceu diferente... e a verdade é que foi a maior parte delas!! E eu não mudaria nada!! Todas as coisas que fiz, que vivi, que senti, me fizeram ser o que sou hoje: uma pessoa determinada, que não abaixa a cabeça para o que não concorda, que não se esconde das dificuldades e, acima de tudo, alguém capaz de acreditar que sonhos podem sim ser realizados...

Quando a idéia do Canal da Mancha surgiu na minha cabeça, no meio do ano passado, eu planejei fazer sozinha... sabia que se tratava da realização de uma vida, que me parecia possível, mas que ainda demoraria muito tempo a se realizar. O tempo se encurtou assustadoramente quando surgiu o projeto do revezamento... pensei um pouco e disse: "porque não??".

Então começamos (nesse ponto já não era mais "eu" e sim "nós") a planejar... sentamos, discutimos quem, quando, onde, porque, com que dinheiro... sabíamos que o caminho seria complicado para levantar todo o investimento necessário. Escrevemos o projeto com carinho, pois ele iria para todas as empresas que tínhamos algum contato... tinha que ser de brilhar os olhos... e após várias trocas de idéias ficou: de brilhar os olhos!! Para nossa surpresa, a Balkis, primeira empresa que leu nosso projeto, nos chamou para conversar! Para nossa surpresa maior ainda, compraram 100% do projeto! Os planos de correr de porta em porta atrás de recursos foram por água abaixo... abaixo não!! Água acima!! Como assim: "querem comprar 100%???"... isso foi incrível e absolutamente inesperado!!!

Sem mais a etapa de levantar investimentos na nossa frente, passamos a planejar a travessia. Desde o princípio tínhamos a data de agosto de 2011 como a certa para a prova. Pensávamos: "OK, ainda temos 14 meses"... 13 meses.... 12 meses... 9 meses!!!! Opa!! Onde foram parar o 11 e o 10??? E mais uma vez lá se foi nosso planejamento!!! O mau tempo de Agosto fez nosso treinador Igor tomar a decisão de adiantar para Junho a travessia!!! A Lu me mandou um email ontem: "24/jun a 01/jul/2011, guarde essa data, ela vai mudar nossa vida!".

E assim vamos em busca do nosso sonho, planejando e deixando que os acontecimentos se encarreguem de mudar nosso planejamento!!! Mas se isso for presságio de que tudo vai acontecer "não planejadamente certo" no final, que seja! Que venham as boas surpresas nos fazendo dar um novo passo a cada dia em busca do nosso sonho...

Então volto a pensar naquela sensação da qual falei no início do post, de estar sendo atropelada por mim mesma... e percebo que tanto a Lê quanto o Lennon têm toda razão... que podemos planejar tudo da forma mais perfeita, mas que a vida é muito mais do que isso, pois ela simplesmente e imprevisivelmente acontece... e nem que fôssemos as pessoas mais criativas deste mundo, poderíamos imaginá-la tão extraordinariamente quanto ela realmente é...
Bjs. Giu.
setembro 14, 2010

A fórmula do sucesso

Quando assinamos o contrato de patrocínio e demos início de fato ao Projeto da Travessia Balkis Canal da Mancha a 4, iniciaram-se pequenas mudanças no dia a dia, principalmente nos treinos e na alimentação, com um acompanhamento nutricional mais próximo.
Nos treinos, por enquanto que ainda não estou fazendo treino específico, o que mais mudou foram os treinos de musculação. Quem está montando os treinos agora é o Ivan, o mesmo treinador da piscina. Ele conhece muito bem o meu nado, e é a pessoa mais indicada para dizer onde tenho que melhorar. Montou meu treino para ganho de força. Na hora não gostei muito. Sempre fiz musculação sem peso. Fazer força até não aguentar mais levantar os pesos, afffff, como é difícil!! Admiro essas pessoas que conseguem fazer muita força. Prefiro nadar quilometros......... No entanto, aceitei fazer esses treinos diferentes pois acreditava que o resultado seria positivo. Sabia que treino para força resultaria em ganho de músculo, e consequentemente, roupas mais apertadas. Só disse para ele: "ok, vou fazer, mas se um dia a calça não subir, eu vou ficar muito mal humorada".
Enquanto isso já fui várias vezes à nutricionista. Desde o início o Igor disse que não teria regra para percentual de gordura. De um modo geral, quanto mais gordura, menos frio, pois a gordura funciona como um isolante térmico. No entanto ele disse que depende muito da tolerância de cada um ao frio. Desde a primeira vez que fui à nutricionista, Ligia Valim, ela não demonstrou nenhuma preocupação e disse que eu poderia manter a mesma alimentação, afinal, já sou paciente dela desde 2005. Até esse ano, me consultava mais ou menos 2 vezes ao ano. Desde Junho desse ano, já fui em 3 consultas, rs! O que eu, Igor e a Ligia combinamos é que manteríamos a mesma dieta e, após os treinos em água fria, eu teria que falar para o Igor, com sinceridade, como tinha sido o frio.
Não tive nenhum problema com o frio nas águas frias desse inverno. Claro que senti frio, mas algo suportável, que não me impossibilitasse de nada.
Voltando aos treinos, nem preciso falar que um dia após o banho fui me vestir na academia e a calça não queria subir. Ai que manobra!! Pronto, mal humor o dia inteiro e vontade de matar o Ivan. A sorte dele é que dois dias depois voltei em consulta na Ligia e aí veio a surpresa agradável: ganho de massa magra, sim, mas com perda de gordura. Eis a fórmula de sucesso: trocar a massa gorda por massa magra!! Resultado de treino, alimentação, abrir mão de alguma guloseima de vez em quando, ter os profissionais e as pessoas certas ao seu lado, e, claro, muita força de vontade e dedicação.
Lu
setembro 13, 2010

LOUCA?

Quando resolvi fazer o Canal da Mancha pela primeira vez todos me perguntaram se eu era louca. E agora, com a segunda, continuam perguntando!!!

Isso me fez pensar, será que realmente sou?

Depois de analisar muito, cheguei a seguinte conclusão: LOUCO É AQUELE QUE NÃO SONHA!!!!

Sonhar não é proibido, não é vergonhoso, não é coisa de gente fraca e boba!

A vida é feita de sonhos!!!

Devemos sonhar e batalhar para torná-lo realidade! Acreditar que tudo é possivel!!!

Eu sonhei, acreditei e consegui realizá-los!

E isso me torna louca? Tenho certeza que não!

Obrigada Giu, Lu e Pri por estarem comigo!!!

Obrigada aos Laticinios Balkis por estar tornando possivel realizar esse sonho grande!!!
setembro 07, 2010

Mais um Ano


Completei mais um ano de vida.
Quando faço aniversário sempre me bate um saudosismo, me recordo de muitas coisas que já realizei e penso nas que desejo realizar.
Este ano me lembrei de uma conversa que tive com minha amiga Quezia no Carnaval, eu disse a ela:" quero um serviço que ganhe pouco mais que permita fazer o que amo, eu gosto mesmo é de nadar, estar ao lado dos que eu amo, meu maior sonho é atravessar o Canal da Mancha..."
Cá estou com 31 anos e os presentes chegaram antes da festa acontecer!
A Balkis está me proporcionando a realização da Travessia do Canal, presente assim não tem preço!
Ganhei muitos abraços, gestos e declarações de amizades que deixaram o meu coração transbordante de alegria!

Neste ano que antecede a travessia continuarei a dividir o meu sonho com estas pessoas tão especiais em minha vida, cada uma a seu modo.

Umas estarão dentro da piscina treinando junto comigo, outras torcerão de fora, mais todas são unissuas em meu coração rumo ao grande Dia ao Desafio Final!

Foi um ano Grandioso em minha vida e próximo não caberá em palavras!

Pri
agosto 26, 2010

Férias


Eu voltei!!!

Como é bom ter férias!!!

To com a mente renovada, a vontade de fazer tudo aumentada, mas com o bolso vazio!!!! Mas tudo bem, tenho muita saúde para trabalhar e é isso que importa!!!

Ficar um tempo fora de área é excelente para refletirmos sobre muita coisa. Resolvemos alguns problemas, contraimos outros e vemos que alguns realmente não tem solução!!!

O melhor mesmo de tudo é lavar a alma!!!!

Lembrei da infancia qdo entrei no Magic Kingdon e vi o castelo da Cinderela, lubrifiquei os olhos!!! Qdo teve os fogos, me emocionei mais ainda!!!

Muitas pessoas falam que Disney é coisa de criança, pode até ser mas que é tudo muito lindo é!

Os outros dias fui ver se meu coraçãozinho estava bom, visitei várias montanhas russas!!! Uma mais louca que a outra! E ele aguentou bem.

Depois fui curtir um pouco meu afilhado (lindo e fofo) em Miami. Foi dificil me despedir dele.

A viagem foi ótima!

Todos os dias ficava imaginando como vai ser quando estiver na Inglaterra, com minha equipe, esperando o grande dia. Tenho certeza de que a emoção vai ser igual ou tão mais forte que as montanhas russas!!!

É muito bom viajar, mas também é muito bom estar de volta!!!

Senti muitas saudades de tudo e todos!
Beijos e abraços
agosto 24, 2010

Final de semana sem treino, mas com muita diversão



Esse último final de semana foi meio atípico para mim. Sem treino nenhum, ai, dá até uma sensação estranha, parece que está faltando algo.... Sem treino, sem competição, mas com muita diversão....

Para começar Sexta-feira meus pais dormiram na minha casa. Eu, que moro sozinha, fiquei muito feliz em ter companhia para o café da manhã de Sábado. Geralmente como algo bem rápido, pois logo tenho que sair. Esse Sábado, fui à padaria comprar pão, comprei até umas coisinhas a mais, e até fiz café, rs!! Apesar de ter comido umas guloseimas a mais, o que nunca pode faltar para começar bem o dia é o Creme de Ricota Balkis. No dia a dia como com pão integral, mas com pão de leite também ficou uma delícia.

Domingo foi dia de ver as amigas. Primeiro fui em um barzinho encontrar umas amigas de faculdade. Semana passada foi aniversário da Greice (ao meu lado, de laranja) e finalmente conseguimos marcar o tal encontro que há meses tentávamos. Cada uma mora em um lugar, na correria do dia a dia fica quase impossível....

São pessoas que eu fico meses sem ver, mas que moram no meu coração. Quando nos encontramos, é aquela loucura, não tem tempo suficiente para tanto assunto... Elas estavam super animadas para saber mais detalhes sobre o Projeto, os treinos.... A admiração e a torcida é grande. Meninas, obrigada por toda a força e carinho!!

Ah, depois, como não podia deixar de ser, fui dar um super abraço na minha amiga, essa hoje bem mais próxima, a Giu. Que você seja muito feliz e receba ao longo da vida todos os presentes que você merece!!

Acredito que fazer o que a gente gosta e estar ao lado de pessoas que amamos são as melhores coisas da vida.

Segunda-feira estava muito bem disposta para recomeçar uma nova semana de treinos. Ainda bem.....

Lu
agosto 23, 2010

O MELHOR PRESENTE

Ontem completei meus 38 anos... estava refletindo comigo mesma e pensei que possivelmente no ano que vem nesta mesma data eu poderei ter ganho o melhor presente da minha vida... claro, não um presente que se ganha facilmente, mas algo pelo qual terei que lutar durante todo este ano ao lado de minhas 3 amigas e companheiras... um presente que tenho ganho em partes pequenas e contínuas desde o primeiro instante que começamos esta jornada.

Um presente que minhas 3 amigas me deram ao compartilharem seus sonhos comigo e me escolherem como integrante desta grande equipe... que a Déia nos deu ao levar nosso projeto à frente... que a Balkis nos deu ao patrocinar este sonho e seus colaboradores nos deram com todo carinho onde estivemos... que o Igor nos dá a cada treino ou conversa, repartindo seus conhecimentos e nos tornando mais preparadas a cada dia... que minha família me dá por apoiar minha decisão e acreditar que sou capaz... que meus amigos me dão todos os dias com suas palavras de incentivo e com sua torcida constante... que meus treinadores me dão ao me levarem ao meu limite cada dia dentro e fora d'água... e que, finalmente, eu mesma tenho me dado, por ousar sonhar e traçar um caminho diferente do trivial...



Então o melhor de todos os presentes que eu possa ganhar no meu aniversário do ano que vem, eu já comecei a ganhar!!! Ele será dado não por uma, mas por todas as pessoas que fizeram, fazem e farão parte deste projeto!! E ele não virá embrulhado em papel de presente, mas envolto pelo mar!!



Beijos, Giu!!!
agosto 22, 2010

Quando pequenas informações mudam Travessias


Faz exatamente uma semana que aconteceu a VII etapa do circuito de maratonas na Billings em SBC.
Todas as vezes que encontrei uma das mocinhas que nadou a prova na academia um agradecimento:_"Pri,valeu pela diga: duas toucas, senti menos frio, manter as extremidades do corpo sempre aquecida, rodar bem os braços antes de dar o ti bum inicial e nada de começar nadando forte para não travar." Coisas pequenas que faz a diferença em uma água de 16°C. Na verdade apenas retransmiti aquilo que aprendi com o Igor, e deu certo.
Parabéns a todos que terminaram a prova!!!
E para nós mocinhas Balkis foi um ótimo teste rumo ao Canal, não tivemos grandes dificuldades.No fim um breve "elogio" enviado diretamente de Londres pelo o Igor: "meninas bom trabalho aqui em Folkestone a água está 15°C". Elogio dele sempre tem uma mensagem oculta. Afinal o que será uma água a 15°C?

No fim foi um bela Travessia, muito frio fora e dentro da água.

Sempre que termino uma prova me permito umas guloseimas ou várias (kkk), agora fico contente em me esbaldar nos lanchinhos recheados com os queijos Balkis, não há nada melhor que comer depois de muitas braçadas...

Pri
agosto 14, 2010

O dia a dia........






A maioria das pessoas a minha volta já sabe que eu sou uma das nadadoras que fará a Travessia do Canal da Mancha em 2011. É comum a mesma pergunta quando encontro algum amigo na academia:

"E aí, Lu, como andam os treinos?"

A minha resposta é:

"Estou treinando bastante, mas ainda não estou fazendo um treino específico e pouca coisa mudou, só os volumes de treinos que aumentaram um pouco."

Outro dia me peguei pensando em relação a essa resposta.

É verdade que os treinos não estão tão diferentes assim, mas muita coisa mudou.

Para começar mudou a minha vontade, a minha cobrança. Estou tentando melhorar a técnica do meu estilo. Desde o último treino na Billings, em que Igor me criticou em relação ao meu estilo, nado cada 25 m pensando no estilo. Nossa, como é difícil fazer isso!! O que era automático agora tenho que fazer prestando atenção em cada braçada. E como dói!! Preciso usar músculos que antes não eram tão requisitados, dói, o braço fica pesado, difícil não subir os tempos.....

Ando tão cansada.......... Isso porque o dia começa cedo. Acordo às 6h00 para cair na piscina por volta das 7h e pouco. Eu treino na piscina de uma academia de uma grande rede, em Campinas. Quem me treina é o Ivan Junior, que está na foto ao meu lado. É ele quem fica diariamente pelo menos uma hora e meia me passando o treino, pegando os tempos, ouvindo reclamações. Difícil a situação dele, ter que ser rígido e ao mesmo tempo me deixar motivada de modo que eu consiga cumprir os tempos. Tenho que admitir que muitas vezes é difícil não reclamar, não soltar nenhum: "eu não consigo cumprir esse tempo". E também não vou dizer que nunca tivemos nenhum atrito. Mas tenho me policiado muito para não reclamar, mesmo tendo dias que você não esta muito legal, seja por puro cansaço, ou qualquer tipo de problema pessoal ou profissional.

Na academia eu muitas vezes faço o treino sozinha. Por mais que tenham outras pessoas nadando, geralmente meu treino é mais longo, e nado sozinha. Gosto quando faço as séries nadando com outros amigos, como o Gustavo Tavares, o outro moço que está na foto. Por mais que tenham críticas e brincadeiras, para mim motiva muito ter alguém nadando ao lado, dá mais incentivo para tentar acompanhar, ou até chegar na frente, rs!!

No dia a dia às vezes nem percebemos essas pequenas mudanças. Muitas mudanças ainda virão, com um único objetivo: o sucesso da Travessia do Canal da Mancha em 2011!!

Lu
agosto 08, 2010

O frio de cada dia


Todos os dias escuto dos que me rodeiam a frase: "nossa que frio", dentro de mim floreia uma sensação boa, como gosto desta sensação!
O inverno e suas temperaturas baixas; 14, 15, 16 graus...
Há 10 dias às 5:00 da matina estávamos eu e minhas amigas dando braçadas na Billings, comentários gerais dos que não entendem: " para que se martirizar deste jeito, está tão frio, escuro, vocês são doidas". Deixou registrado aqui o que vai dentro de mim.

Sabe a frase do MC "Amo muito tudo isto"

Não há um único sofrimento dentro de mim, nadar em águas 17graus me faz bem, nado melhor e quanto mais tempo dentro da Represa melhor me sinto.

O escuro as braçadas no inesperado rumo a SABESP é algo comum, já fiz aquele trajeto tantas vezes que não vejo incomodo em está claro ou escuro. O que me incomoda é a forma como a represa vem sendo tratada pelas pessoas, cada vez mais suja, triste!

Simplesmente fomos treinar, Igor e Agnaldo a olhar, então vamos embora trabalhar.
Foram 2 voltas e 10 tiros de VO2, logicamente um presente do Igor, como ele é bonzinho...kkkk
Bom o sol raiou o treino acabou e a conversa foi longa acertos necessários de erros antigos para que o caminho ou melhor a travessia aconteça na mesma facilidade dos treinos.

Não é arrogância, mas já nado a tanto tempo e a mais de 13 anos com o Igor, ele já me fez passar por tantas que enxergo com naturalidade qualquer dificuldade.

Sigo dia após dia exercendo o aprendizado adquirido com o Gordinho dentro e fora da água. Nunca desafio a natureza apenas aprendi que faço parte dela, o frio o escuro, as correntezas podem ser vencidas desde que respeitadas.

Foi um lindo sábado, um treino gostoso brindado ao final com belo café da manhã ao lado de Giu, Lu e Martinha.

Pri
agosto 07, 2010

Qian Hongyan - um dia ela estará nadando nas Paraolimpíadas... alguém duvida??


Em 21 de outubro de 2000, quando tinha apenas três anos, a menina chinesa Qian Hongyan perdeu as duas pernas num acidente de carro. A família Hongyan não tinha dinheiro suficiente para conseguir-lhe equipamento ortopédico de alta tecnologia para ajudá-la a locomover-se; assim seu pai deu a ela uma bola de basquete improvisando uma proteção ao seu corpo.

Mesmo com toda essa dificuldade ela era capaz de ir de sua casa até a escola literalmente saltando com a bola de basquetebol envolvendo uma armação de madeira acoplada ao seu corpo.
Cinco anos mais tarde, em maio de 2008, especialistas do Centro de Pesquisas de Reabilitação Ortopédica da China, na capital Beijing, conseguiram finalizar um projeto dando-lhe pernas protéticas especialmente criadas para sua situação.

Durante o sétimo encontro desportivo nacional para portadores de necessidades especiais (paraolímpicos) realizado em Kunming em maio de 2007, Qian Hongyan esteve presente diariamente assistindo aos jogos e sentindo-se profundamente envolvida e comovida vendo a luta de jogadores deficientes durante as partidas. Isso fez com que traçasse uma nova meta em sua vida — a de entrar no clube de natação especial. Ela e seus pais estiveram com Zhang Honghu, conhecido treinador que já treinou vários campeões de natação para deficientes, consultando-lhe sobre essa possibilidade. Foi matriculada no clube de natação e passou ao treinamento de natação profissional.

“Qian Hongyan é aplicada e estuda muito. Nunca abandonou sessões de treinamentos, embora tenha confrontado com muitas dificuldades no início”, disse seu treinador.

No início Zhang não deu muita atenção a Qian Hongyan. “Verificar a capacidade do indivíduo é importante na escolha de um atleta”, disse ele. “Qian Hongyan não tinha pernas. Parecia um navio sem leme, e um navio não pode funcionar bem se lhe falta a peça que permita a correta direção.” A fim de resolver o problema, Zhang fez um plano de formação especial para Qian Hongyan que ajudasse no equilíbrio ou balanço de seus ombros durante a natação, permitindo-lhe coordenar a direção correta na lâmina d´água sem auxílio das pernas e pés .

Nesse trabalho Qian Hongyan nada diariamente cerca de 2000 metros. Com cuidado ela sempre faz os exercícios apropriados, uso de halteres e assim por diante. Após um curto período de treinamentos, para a surpresa de Zhang, ele descobriu que a garota era dotada da habilidades para a natação.

Afirmou, “Hongyan é um nadadora muito boa. Eu não posso garantir que ela será uma campeã do mundo. No entanto, posso dizer que ela é definitivamente uma nadadora promissora. Nosso maior desejo é o de treiná-la a ter uma atitude positiva perante a vida.”

O sonho de Qian Hongyan é participar nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres.

Eu não duvido que ela conseguirá!!!

Bjs, Giu.

agosto 01, 2010

TREINO BIZARRO... MAS LEGAL!!

Madrugada de sexta para sábado... o despertador tocou às 3:30 da manhã... coloquei o maiô e fomos (eu e Martinha para encontrar o resto da equipe) rumo à represa Billings em São Bernardo. Na rua a gente encontra aquelas pessoas voltando da balada... no posto de gasolina a turminha da cerveja no posto. Entro de short, boné e tênis, saio com uma garrafa d'água, a turminha me olha com cara de ET.

O local foi o Clube dos Servidores, à beira da represa. Gentilmente o guarda abriu a porta, entramos pela escuridão para ir para o quiosque e nos prepararmos. Teste de glicemia, algumas orientações e fomos para o píer. Lightstick na cabeça para nossos treinadores não nos perderem na escuridão, dadas as coordenadas e pulamos para a água fria...

Nos primeiros metros senti um frio cortante, mas ele passou quase imediatamente dando lugar a uma certa apreensão... talvez um pequeno medo do desconhecido!! Dentro d'água obviamente nada se via, fora dela estavam a Lua e muitas estrelas, um visual incrível e a placa iluminada da Sabesp na frente como orientação do caminho. Entre algumas braçadas eu olhava para frente e para trás para achar os outros 3 pontinhos iluminados na água. Fiquei pensando comigo mesma no quanto aquela situação era bizarra... minha gente, quem é que se enfia de noite dentro de uma represa para nadar rumo ao nada??? Bem, a resposta disso eu não sei, mas sei que ali estávamos exatamente nesta situação...

Nos 50 minutos da primeira volta do percurso fiquei pensando nisso... achando meio louco, tentando manter o ritmo do nado e olhando vezes para o céu estrelado, vezes para minhas amigas (os pontinhos iluminados, literalmente falando). Margeamos a Via Anchieta, os faróis de carros e caminhões iam passando... será que eles nos viam ali??? Incrível a quantidade de coisas estúpidas que passam na minha cabeça nesses momentos... rsrsrs... Cheguei ao píer, um gole de carbo e vamos para mais uma volta.

O sol estava enfim nascendo! Parte do céu ainda escuro e parte dele naquele alaranjado forte, anunciando um lindo dia de inverno... A cada respirada eu podia ver esta cena abaixo dos meus braços e é impossível descrever o quanto isso me emocionou e me deixou feliz... uma cena daquelas que você deseja uma câmera para eternizar a imagem, mas na falta dela, você guarda no álbum da memória mesmo... prometo que um dia pintarei essa cena, já que sou bem melhor artista do que escritora!!!! Essa foto não é nem a metade do que vi ali... mas pode dar uma dimensão... Depois disso, tudo ficou iluminado, a água já era novamente a minha conhecida de sempre, pude ver os caminhões sem faróis e tudo pareceu normal novamente!!

Segunda volta completa, alguns tiros até uma bóia comandados pelo Igor, mais testes de glicemia e lactato e chuveiro quentinho... conversa, puxões de orelha (merecidos) e um ótimo café da manhã entre amigas!!

Na volta para casa fiquei pensando como tudo aquilo tinha sido legal... absolutamente BIZARRO, MAS LEGAL!!

Bjs, Giu!!
julho 21, 2010

AMIZADE






Como muitos ja devem estar sabendo, ontem foi o dia do amigo, então, gostaria de homenagea-los.



"Aqueles que passam por nos, não nos deixam sos e não vão sos. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nos." (O Pequeno Principe)



Em nossa jornada conhecemos muitas pessoas, algumas por pouco tempo e outras por muito. E todas elas nos ensinam alguma coisa.



Existem amigos para todas as situações: baladas, treinos, desabafos(conhecido mais como ombro amigo), viagem, happy hour, cafe, ate aqueles para compartilhar o silencio.



Mas amigo mesmo é aquele que está ao seu lado não nas horas alegres (isso é fácil), e sim nas tristes. É aquele que entende qdo, no meu caso, não posso ir a um jantar, balada ou beber algo porque tenho que treinar. É aquele que está ao seu lado pelo simples fato de te querer bem e não pelo que vc pode oferecer.



Qdo treinei para fazer o Canal em 2006, meus amigos foram muito importantes para minha preparação, que não tenho palavras para agradece-los. Foram meus psicologos, fisioterapeutas, staffs em treino e em provas, e muitas coisas mais. E para homenagea-los tatuei amizade (em kanji) no punho direito. Tenho um carinho muito grande por todos e nem preciso citar os nomes pois eles sabem o quão importantes são para mim.



E tenho a minha equipe Travessia Balkis Canal da Mancha a 4!!!



Sem comentarios!!! A familia Balkis por ter acreditado nesse projeto. O Alexandre, que nos apoia não só como patrocinador, até pilotou o barco em nosso primeiro treino de revezamento em Araçatuba as 5 da manhã!!! Os técnicos Igor e Agnaldo que considero como irmãos mais velhos, e as meninas Giu, Lu e Pri que são mais do que parceiras de equipe, são minhas amigas e irmãs!!! A cada dia que passa nosso vinculo fica mais forte!!!



"Quem tem amigos, nunca está sozinho" (autor desconhecido)



OBRIGADA A TODOS!!!



OBRIGADA POR FAZEREM PARTE DE MINHA VIDA!!!



TENHO UM CARINHO MUITO GRANDE POR TODOS VCS!!!
julho 13, 2010

TREINAR, COMER E DESCANSAR... O DIA PERFEITO!! MAS SÃO APENAS FÉRIAS...


Dias perfeitos... madrugo, como todos os dias, mas um pouco mais tarde... treino algumas horas, tomo calmamente meu banho na academia, sem a pressa do dia a dia, vou para casa, tomo meu café da manhã, brinco com minha sobrinha, almoço, cafezinho, descanso (ok, soneca!!), emails, bate papo, no final do dia um ótimo pedal, volto pra casa, banho, jantar, tv e cama!! Não sei se aguentaria muito tempo essa vida... mas que ela é boa, ah isso é!!!

A vida normal?? Bem, ela começa ás 5 da manhã, treino até 8:15, banho correndo para não atrasar o trabalho que começa às 9. O dia é cheio... cheio de responsabilidades, de pessoas, de problemas a resolver... cheio também de experiências, novidades e alegrias. Almoço. Trabalho até 19:30 - 20:00. Casa, jantar, arruma tudo para o dia seguinte e cama... porque amanhã o dia começa cedo. Sei que mais para frente os treinos terão que aumentar, no meio deste dia louco terei que arrumas mais umas 2 horinhas para me dedicar ao Canal, mas acabo conseguindo conciliar tudo... tenho que, não há opção!!

No fim acho que isso é o que difere os pro's dos amadores... a quantidade de coisas às quais temos que nos dedicar e a prioridade delas.

Para um atleta profissional o trabalho é o esporte, treinar é trabalhar e por isso o dia quase todo é dedicado a isso. Para um amador o trabalho (seja lá qual for ele) normalmente vem antes na escala de prioridades e o esporte é a válvula de escape, o hobby, a paixão... algo que entra nos momentos "livres" do dia e nos faz sentir mais fortes para segurar as pontas entre as tantas outras tarefas do dia.

É por isso que tanto admiro meus amigos, atletas amadores, que se dedicam à família, dão duro na sua profissão, correm para lá e para cá para fazer em 24h o que seriam necessárias 36 e, somente depois depois de tudo isso, se dedicam loucamente ao esporte para se superarem a cada dia... tudo isso com o simples objetivo de fazerem um tempo melhor, de completarem uma grande prova ou subirem ao pódio para ganhar um troféu ou medalha... para amadores não há prêmios em dinheiro... mas há algo imbatível que é o orgulho de ter chegado lá... e saber que todo este esforço sempre vale a pena!!

Giu.

julho 07, 2010

NETUNO BRASILEIRO

No ano que comecei a participar de provas de maratonas aquáticas, 2002, certo dia li na capa de uma revista "Aventura e Ação": "MARATONAS AQUÁTICAS - Tem atleta brazuca campeão mundial". Nem preciso dizer que eu, super animada com meu esporte, comprei a revista. A matéria começava com:
"Ele não tem guelras, não tem escamas, não se alimenta de líquem e nem por isso deixa de ser meio-homem-meio peixe. Conheça Igor de Souza, o Netuno Brasileiro"(Revista Aventura e Ação - Setembro 2002, pp. 26 - 33).
Ao ler a matéria, curti cada linha e me emocionei muito com as histórias e títulos desse grande nadador brasileiro, até então desconhecido por mim. Nesse dia a emoção foi tão forte e imaginei que um dia eu gostaria de ter algo tão grandioso assim para contar, algo realmente notável.
Essa revista me acompanha até hoje (por sinal agora está aqui ao meu lado). Engraçado que eu não sou de colecionar muitas coisas, geralmente eu até guardo por certo tempo, mas nas mudanças de casa eu me desfaço delas. Essa revista resistiu a pelo menos 3 mudanças, pois realmente tem um significado especial, me despertou um sentimento muito bom, despertou um sonho...
Certo dia me mostraram Igor de Souza em uma das provas de maratona aquática. Fiquei surpresa em vê-lo assim tão perto, mas tenho que confessar que, ao mesmo tempo, a aparência dele não me deixou a vontade para compartilhar com ele toda a minha admiração. Igor sempre está com cara fechada e tem fama de bravo.
Quando elaborávamos o projeto e surgiu o assunto dos técnicos, a Martinha e a Pri disseram que tinha que ser o Igor. Elas o conhecem há anos. Segundo a Pri: "ele é o cara". Eu não tinha o que falar sobre ele. Tudo que eu sabia é que ele tem um currículo de dar inveja e que tem uma cara nada amigável. Chegamos a um consenso que seria ele.
Eu tinha certo receio pois, apesar de saber de todo o conhecimento e experiência dele, sei que é fundamental você ter um bom relacionamento e até uma empatia com seu técnico. No primeiro treino estava super ansiosa. Hoje, depois de três treinos e conhecendo-o melhor, entendo o motivo pelo qual a Martinha e a Pri disseram tão enfaticamente o nome dele quando mencionamos a palavra técnico.
Tenho certeza que é a pessoa certa para nos conduzir por aquele canal, que quando ele diz que é para ir mais rápido é porque é para ir mesmo e que quando ele fala que eu consigo é porque eu consigo mesmo. Sou grata por ter a oportunidade de ter um ídolo meu tão próximo nesse projeto e tenho certeza que todos juntos teremos sucesso na travessia.
Lu
julho 05, 2010

Um projeto e várias surpresas

Quando fechamos o Projeto Travessia Balkis jamais passava pela minha cabeça quantas surpresas e emoções estavam por vir. Imaginava que treinaria muito, que iria compartilhar muitos momentos de alegria e emoção com as outras nadadoras, com os técnicos e com os colaboradores da Balkis, no entanto jamais imaginei o tamanho e intensidade desses momentos e emoções.
No dia 26/06/10 tivemos a oportunidade de participar de uma festa da empresa em Juruaia.
Nesse último fim de semana (03/07/10 - 05/07/10) estivemos em Araçatuba para o primeiro treino externo em revezamento da equipe e para a Festa Junina dos colaboradores da Balkis na cidade de Aracanguá.
Duas festas lindas, preparadas com todo carinho e capricho pelos colaboradores da empresa e algo em comum: a boa receptividade, o carinho e a emoção dos colaboradores e das atletas.
Todos quiseram tirar fotos com a gente, transmitir carinho, admiração, e uma moça em especial me chamou muito a atenção. Disse que somos exemplo para muita gente, por sermos mulheres "fortes", pela nossa força de vontade, determinação. Pois, apesar de termos todos os compromissos do dia a dia: trabalho, família, amigos, lutamos por um sonho. Ela disse que inspirada em nós resolveu correr atrás de um sonho antigo: voltar a estudar. Nesse momento, as mulheres "fortes" ficaram com os olhos cheios de lágrimas, não dá para segurar tanta emoção!!
Antes imaginava sempre o momento da chegada, o término da travessia. Para mim esse seria um momento de muita emoção e alegria. Agora, depois de tantas emoções e alegrias, penso em cada dia, em cada sorriso que ganhei, cada abraço apertado que recebi e tenho certeza que esse não é um Projeto das nadadoras, dos técnicos e do patrocinador, mas sim de uma grande Família Balkis.
Obrigada a todos os envolvidos no projeto por todas essas sensações e alegrias. Com certeza será um imenso prazer ter cada um de vocês na realização desse grande sonho.
Lu
julho 01, 2010

DE CERTO MODO, SOMOS TODOS ÍDOLOS...


Sábado passado, dia 26/jun, fomos convidadas a participar da festa dos funcionários da Balkis da fábrica de Juruaia. Se você está se perguntando que cidade é essa, vamos lá...
Juruaia localiza-se no sul do estado de Minas Gerais. Sua temperatura média é de 20°C, sua população estimada em 2007 era de 8.260 habitantes e hoje é um dos maiores polos produtores de lingerie do país, responsável por cerca de 15% da produção nacional (imaginariam isso??)!! E, além de lingerie... eles fazem queijos!!
Fomos as quatro para lá esperando participar da festa e conhecer os colaboradores da Balkis, mas naquela pequena cidade jamais poderia esperar que iria experimentar uma nova e incrível sensação na minha vida...

Estávamos no palco falando para os colaboradores sobre a travessia e de repente olhei nos olhos deles e vi em cada um deles um olhar de admiração pelo projeto. Após a apresentação fomos curtir a festa e algumas pessoas vieram conversar conosco, querendo nos conhecer pessoalmente, tirar fotos... como se fôssemos algum tipo de ídolos, pessoas de um mundo diferente às quais elas não têm acesso.

Foi inevitável eu pensar nas pessoas que tenho como meus ídolos e o quanto eu adoraria estar ao lado delas por um segundo. Outro dia mesmo troquei 1 email com a grande triatleta Fernanda Keller dizendo que sou super fã e ela respondeu me desejando sorte e sucesso na Travessia... me senti a pessoa mais feliz do mundo por ter recebido esse email dela que tanto admiro!! Pensei em Maria Lenk, primeira nadadora brasileira a participar de uma olimpíada, com quem tive a sorte de tirar uma foto antes dela deixar estes mares...

E então percebi que de certo modo somos todos ídolos, cada um em sua dimensão, cada um a sua maneira... seja em Juruaia, no Rio de Janeiro ou em algum canto do mundo... seja por ser um atleta, um artista, um professor, treinador, uma mãe ou um amigo... somos todos pessoas admiráveis, cada um a seu modo... e somos todos capazes de realizar tudo aquilo que ousarmos em sonhar!!

Giu.
junho 20, 2010

Quando o que se tem a vencer é o próprio mar...


Hoje poderia ter sido apenas mais uma travessia, mais uma prova do circuito, mais um dia divertido com os amigos...

Mas o que acho é que Éolo e Netuno devem ter combinado de ver o jogo do Brasil juntos e estavam querendo o dia de folga, e como não facilitamos para eles, eles também não facilitaram nem um pouquinho para nós...

Ao chegar na praia, um vento cortante nos recebeu, quase levantando as barracas, fazendo tudo voar. E aí foi só olhar para o mar que pude perceber a casca grossa que tínhamos pela frente! O vento fez o mar se agitar, nem as bóias de marcação pareciam que aguentariam!! Os mais otimistas diziam que ia parar, os menos otimistas olhavam para o mar já imaginando todos os efeitos daquela combinação...

A hora de entrar no mar foi o mais tarde possível... a buzina tocou e ainda tinha água nos joelhos! Dei uma corridinha com a Lu e a Martinha e pulamos na água. As primeiras braçadas já mostraram que não ia ser fácil, onda batendo no rosto, me fazendo engolir água salgada. As braçadas e o corpo jogado pelas ondas me fizeram pensar que não tinha como fazer força, pois ali não era simplesmente eu contra mim ou minhas adversárias, mas eu contra aquele mar!! Virei a primeira bóia ao lado da Martinha e decidi que era do lado dela que iria ficar a prova toda!!! Umas braçadas a mais e aquela ardência já conhecida passou no meu braço e meu rosto: uma água viva das boas!! Parei, respirei, falei com a Martinha e... "vambora"!!

Claro que passou na minha cabeça cair fora dali... vi algumas pessoas subindo no barco de apoio... ô perrengue!! Daqueles momentos que a gente pensa: "o que eu tô fazendo aqui?"!! Mas o pensamento foi breve, pois ele veio ao mesmo tempo que o pensamento sobre os desafios do Canal... 'o que é isso perto de tudo o que tenho pela frente???"... e então percebi que eu poderia até perder de todas as minhas adversárias, mas que não podia me deixar vencer pelo mar... e então isso me fez forte e me fez não mais brigar com ele, mas sim me unir ao mar no seu balanço e seguir em frente até a chegada.

E assim venci... não só a minha categoria, mas também o mar, aquele gigante pelo qual tenho todo o respeito do mundo... mas sou forte também e hoje eu e todas as pessoas que completaram a prova mostramos isso a ele!!!

PARABÉNS A TODOS!!!!

Giu

junho 18, 2010

Um ídolo dos poucos que carrego no meu coração!

Por muito estive em águas limpas, sujas, cheias de peixes, grandes ondas o sol a brilhar a chuva a cair o vento a bater a marola a se formar o frio a trincar, grandes distâncias e pequenas.
Enfim, quando estou no meio das muitas águas sempre me sinto única e capaz de vencer qualquer obstáculo. Por quê? "EU SOU MESTRE DO MEU DESTINO; EU SOU CAPITÃO DA MINHA ALMA"

Em dias de Copa no solo Africano onde Madiba (Nelson Mandela) mostrou ao Mundo a capacidade do AMOR, me utilizo do seu poema inspirador para mostrar de onde nasce à certeza de qual seja a circunstâcia no CANAL um único resultado estará no meu coração: É POSSÍVEL!!!

Noite à fora que me cobre
Negra como um Breu de ponta a ponta,
Eu agradeço,sejam quais forem os deuses
Por minha alma incotestável.

Nas crueis garras da circunstâcia
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta,mas não abaixada.

Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o Horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e deve me encontrar, sem medo

Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino;
Eu sou o capitão da minha alma.

Pri
junho 14, 2010

TREINAR PARA O CANAL FAZ BEM PARA A PELE!!!

A gente vive vendo na TV que inventaram o milagre do rejuvenescimento, o exterminador de celulite, a pílula do bronzeamento, botox pra deixar a pele firme... IH! PAREM COM TUDO!!! Como diria Macaco Simão: Ra-rá-rá!! Eu Descobri!!!!

Depois de nadar sábado fiquei pensando nisso... Vai falar que se congelar naquela água a 16 graus não é tratamento de choque?? Garanto que as celulites que eu tinha se apavoraram e fugiram!! "Que essa louca tá fazendo??" - devem se ter perguntado!! Sei é que saí da piscina e as pernas e o bumbum nem se mexiam... há muito não via isso!!! Impressionante!
E o rosto?? Gente!! A "cútis" ficou boa, poros fechadinhos, pele lisa, esticada (esticada ou congelada eu não sei, demorou a voltar ao normal...)!! Acho que deve ter o mesmo efeito do tal do botox!!! Só que de graça e sem efeitos colaterais!! O máximo!!
Por último, não menos importante: bronze total!! Sabe quando você pega aquele solzinho e ele queima o rosto, você fica vermelhinha?? Pois é, mais ou menos por aí, mas uniformemente espalhado pelo corpo!!! Excelente!! Nem câmara de bronzeamento faz isso... Quando voltei pra casa a minha mãe peguntou: "nossa, filha, está vermelha!! foi o sol??" - "não mãe, foi a água fria mesmo!!!!"...

Enfim, eis a minha primeira dica de estética: uns chamam de CRIOTERAPIA!! Eu chamo: TREINAMENTO PARA O CANAL DA MANCHA!!! Funciona que é uma beleza!!!! rsrsrsr...
BJS!! Giu
junho 12, 2010

medo do desconhecido: o frio!!

Desde que entrei nesse projeto sempre soube que a minha maior dificuldade seria enfrentar o frio. No entanto, o que seria esse "frio"? Já senti frio e consigo imaginar que nadar em água por volta de 17 graus, sendo otimista, rs, deve ser muito frio. No entanto, esse frio era um pouco subjetivo para mim. Me lembrava que o dia que passei mais frio em uma prova foi no ano 2008 em uma etapa do Circuito Paulista, em Junho, em Avaré. Lembro-me que a temperatura do ambiente era em torno de 14 graus, estava um dia lindo, céu azul. Mal conseguia ficar sem tremer só com o maiô e tive muita dificuldade em entrar na água para esperar a largada. No entanto, quando comecei a nadar me senti super bem, e consegui terminar bem a prova. Isso já é algo muito positivo, pois lembro-me que tiveram várias desistências na prova por frio.
Como o maior desafio será o frio, temos que treinar a superá-lo. E como teremos 2 invernos até a prova, já queria aproveitar logo esses dias frio que têm feito para sentir o que é esse frio. Eu e a Giu combinamos hoje um treino na piscina de 50 m, aberta, sem aquecimento do clube Guarani. Hoje o dia está lindo, ensolarado, céu azul, mas com muito vento. Marcamos às 10h00. Cheguei mais cedo e fiquei vendo o treino das crianças na piscina de 25 m, aquecida. O meu professor aqui de Campinas, Ivan, me deu algumas dicas para conseguir entrar na piscina fria. Ele me disse para tentar ficar um pouco só com o maiô fora da piscina. Mas adivinha se eu não fiquei esperando a Giu no sol, né??!! Eu e a Giu combinamos de nadar direto, em um ritmo confortável, 2.000 m. E para entrar na água?? Como seria a sensação de pular naquela água sem aquecimento, que nem sabíamos a temperatura, com todo aquele frio e vento?? Estava ansiosa para saber qual era a sensação, como meu corpo ia reagir. Entrei na ducha gelada, saí correndo e pulei na água. Ao pular, tenho que dizer que a água estava muito fria, a ponto de doer o corpo. Comecei a nadar, mais forte do que eu começaria se estivesse em uma piscina aquecida. Ao completar o primeiro 100 m perguntei para a Giu se estava tudo bem. Achei a resposta engraçada: "Se está bem?? Sim, mais frio". Ao nadar, me senti bem, estava frio, mas conseguia me movimentar bem. Às vezes parece que o vento de fora atrapalhava, quando o braço passava por fora da água sentia mais frio. Quando faltava 100 m para completar os 2.000 m veio uma sensação de felicidade, pois ia conseguir cumprir o que tínhamos proposto para hoje. Imaginei como será a sensação nos últimos metros para completar os 68 km. Depois que saímos da água e nos secamos a professora Gabi foi medir a temperatura da água e para nossa surpresa, e tenho que admitir, alegria: 16 graus!!
Giu, valeu pela companhia e incentivo.
Gabi, obrigada por nos "liberar" e nos receber tão bem no Guarani
Lu
junho 08, 2010

O Canal (Sonho), um presente (Balkis) a realidade (Piscina de 2x6. Ahh sábado Billings)

Tudo que se deseja muito é possível mesmo que lhe pareça contrário!
Nas duas vezes que o Igor atravessou o Canal de alguma forma estive presente, em um treino, escutando suas conversas a beira da represa ou mesmo vendo o nadar 24 horas em uma piscina de 20 metros. Guardei tudo a sete chaves e pude ver com meus olhos ele se tornar em um dos maiores nadadores de águas abertas do mundo.
Quando a Martinha atravessou o Canal, muitas vezes estive do lado dela e desta vez dentro da água, na Billings um frio gostoso, isto é certo: " se quiser atravessar o Canal, saiba que a água gelada é sua aliada, amiga íntima, a palavra frio terá que ser abolida do seu vocabulário. Para ser honesta esta não deve ser uma preocupação, já que é uma realidade".
No seu retorno dentro do meu coração uma mistura de sentimentos: orgulho, força, determinação. Sim na minha frente estava uma GRANDE MULHER!
Com o Agnaldo não foi diferente ao acompanhar o Percival. Muitas horas na piscina e longas distâncias na represa, resistência, gritos, sorrisos e mais uma vitória, Percival Orlando Milani o 9 brasileiro a vencer o "La Manche".
No fim vejo que sempre estive perto do meu sonho, escutei, aprendei, participei e agora realizarei.
Agradeço a Balkis pela confiança e patrocínio, juntos alcançaremos nossos objetivos!
Agora é trabalhar juntos na companhia de minha amigas, escutar o Gordinho (ops, Igor, rs) e Agnaldo. Fazendo destes 15 meses que me separam do Grande dia os melhores da minha vida.
Esta realidade é mais que possível é certa!
Pri

PATROCÍNIO

VISUALIZAÇÕES

Desenvolvido por Giuliana Braga. Tecnologia do Blogger.

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.