Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 21, 2011

DIÁRIO DE BORDO - PARTE 3



Hoje entendi que o Canal da Mancha realmente diferencia os Meninos dos Homens...



Iniciamos o dia com um belo café da manhã... mas já sabíamos que o treino seria longo. Depois de ontem, que encontramos um mar calmo, não esperávamos que tudo virasse novamente e que encontrássemos mar agitado. Foi o que aconteceu. Chegamos na praia e apesar de não parecer tão ruim, o vento anunciava um treino duro. Foram quase duas horas de frio e ondas, brigando contra o mar... fizemos uma alimentação no meio do treino e partimos para mais "uma volta".



Hoje confesso que não acordei nos meus melhores dias, não sei se estava com a cabeça ou o corpo pior, mas sabia que não iria ser um bom treino. Fiquei pensando em muitas coisas enquanto tentava acompanhar as meninas... pensava no que escreveria aqui, pensava se no dia seria assim... e pensava em todas as pessoas que têm nos dado tanta força e apoio.



Nessa semana uma grande amiga deixou uma mensagem aqui que adoramos: "não torcia por algo assim desde a copa"... Isso foi muito bom de ouvir pois realmente muitas pessoa têm nos acompanhado e torcido. Isso nos faz ir em frente, nos faz cair na água todos os dias e nos faz acreditar que podemos realizar isso, mesmo que o frio e o mar nos castiguem e que de vez em quando pareça difícil demais...



Hoje também fiquei pensando que esse é um grande desafio e que não é para qualquer um... admiro aqueles que fizeram isso sozinhos, pois estar nessa água gelada por tantas horas é desgastante física e psicologicamente... Para nós sei que será duro, a previsão de temperatura é de 2graus de noite, sabemos que a água será difícil de suportar, mas acho que ainda não imaginamos o que será fora dela...



Enfim, a cada dia descobrimos um pouco mais sobre esse desafio, sobre esse canal e sobre nós mesmas, nossas forças e fraquezas... nossos medos e nossas convicções... A cada dia entendemos um pouco mais que depois que realizarmos isso, nunca mais seremos as mesmas, nos sentiremos um pouco menos Meninas e um pouco mais Mulheres...



Beijos,

Giu

4 comentários:

Noémie disse...

Qué bom Giu !!! Que boa experienca.Mas com certeza deve ser MUITO dificil.. Nem sei como vcs podem entrar nessa agua gelada!! Ja de fazer isso vcs são muito fortes mesmo !!! Como vc falou, eu acho que não da para todo mundo fazer isso. São poucos os que podem alcançar esses tipos de desafios. Então força galera !!!! Mas cuidado para não se machucar !!!
Um grande apoio franco-brasileiro !!!
Beijooooo

Patricia Aulicino disse...

Giu, no barco leva tudo o que pode te ajudar a recuperar a temperatura normal do corpo, inclusive chá quente. Alpinista não toma água, só chá quente para hidratar e aquecer...

Olha to mais ansiosa por vc que eu tava para o Iron!!! Continuamos rezando muito e mandando muita energia positiva!!! MAKE THEM SUFFERRRR

Anônimo disse...

FORÇA MENINAS........VCS ESTAO BEM PREPARADAS!!!! NEM A NATUREZA IRA LHES PARAR!!! TO REZANDO E ACOMPANHANDO O DIARIO TODOS OS DIAS!!!
CONTO COM VOCÊS!!!!
ABRAÇOS
LUIS (SALSICHA)

SDARIOLI disse...

Querida Giu e meninas, também refletindo sobre vocês... Vocês estão "brigando" com a natureza e ela por muitas vezes impõe respeito. Essa região é pior que a lua, pois morando do outro lado da baia já presenciei mudanças bruscas em questões de horas.
Vocês estão se superando todos os dias e já são exemplo de perseverança. Só em ler esse diário faz o sangue da gente fluir diferente (pode dar um livro, talvez outro projeto!) e a torcida é como da Copa mesmo!!! Mantenham essa perseverança exemplar, mas independente do desfecho desse grande caminho, sintam-se orgulhosas por estarem fazendo história todos os dias. De verdade!!!
Com enorme carinho, beijos. Sonia DARIOLI

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.