Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 19, 2011

DIÁRIO DE BORDO - PARTE I


Aqui começa nosso diário de bordo da Travessia. Diariamente contaremos como está sendo nossa viagem e os preparativos para o grande dia!



Chegamos em Londres ontem e viemos direto para Folkestone. Foram algumas horas desde o aeroporto até aqui, de trem, metrô, trem de novo... Nem vimos Londres direito, apenas de longe pela ferrovia.



Folkestone é uma pequena cidade litorânea. Casinhas de tijolos, como tudo o que já vimos aqui e algumas construções que para mim paracem meio mediterrâneas. Nosso hotel é bem simples, de um casal Espanhol e com algumas pessoas muito receptivas (e meio estranhas, eu diria... no bom sentido), mas o Igor já é de casa, então nos sentimos como se estivéssemos em uma casa de família.



A primeira visão do Canal foi do trem. É impressionante olharmos para ele sem enxergar o outro lado, mas diz o Igor que é melhor mesmo não vermos, pois se não enxergamos a França significa que não tem tanto vento e, consequentemente, não tem tanta onda. Ontem chegamos aqui 8:30 da noite, por isso não deu pra fazer muita coisa. Pedimos pizza no hotel e ficamos até 1 da manhã batendo papo, contando histórias e rindo muito. É muito bom estar aqui em grupo, isso tira muito do stress da prova... e nos faz não ficar pensando nisso a todo momento.



O primeiro treino foi hoje cedo, foi bem emocionante chegar na beira do Canal e saber que estávamos ali para o que trabalhamos mais de 1 ano para fazer. A água estava a 14 graus e a sensação ao entrar na água é de choque, que se transforma em uma sensação de quente... na verdade é como se o corpo queimasse. Depois de algum tempo a gente se acostuma e fica OK. No treino da manhã o mar estava mais calmo, mas depois, quando voltamos a tarde, estava muito agitado... neste segundo treino ficamos com mais receio do mar, o frio ficou em segundo plano... Foram treinos curtos, amanhã serão maiores, mas já deu para ter uma idéia de como é o frio aqui.



Andamos um pouco na cidade, almoçamos em um lugar que era uma igreja, bem legal... fizemos compras de supermercado e agora estamos aqui prontas para ir dormir...



Foi um dia gostoso, de descobertas, bate papo, treino e diversão... e o Canal, que antes era um desconhecido, hoje passou a ser menos misterioso... a tarde parecia mais um cavalo arisco, mas vamos tentar domá-lo a cada dia...


Bjs Giu.

3 comentários:

Patricia Aulicino disse...

Meninas!!! Muito legal saber que foi tudo bem e que vcs estão curtindo!!! Estava curiosa para saber como tinha sido o primeiro treino!!!

Mandem noticias sempre!! Estou na expectativa e torcendo muito por vcs!!!!!

Deus abençoe a todas!!!!

Giu!!! Traz uma pedrinha dessa "praia" pra mim também!!!!

bjs

Andréa Catani disse...

Legal saber o que tá rolando daqui! Parece estar divertido e ao mesmo tempo todas devem estar com uma expectativa ANIMAL, parecida com a nossa do lado de cá!!! Fazia tempo que eu não esperava tanto uma coisa acontecer...desde a Copa do Mundo!! rsrs Obrigada pela emoção meninas, Giu cabeção!!

Alessandro Massaini disse...

Não deixem de atualizar o blog! Também estamos na contagem regressiva.
Força Sempre!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.