Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 22, 2011

DIÁRIO DE BORDO - PARTE 4








Hoje foi um dia diferente... tomamos café como todos os dias e fomos para o quarto nos preparar para o treino... de repente Agnaldo bate na porta e diz: “treino cancelado, o vento está muito forte”...

Não posso dizer que ficamos felizes, pois ao mesmo tempo que aquilo significava não entrar na água fria, também significava que a coisa estava feia... Um vento de cerca de 60km/h fazia com que o mar estivesse muito mexido, tornando impossível qualquer entrada na água. Para quem aguarda por uma notícia de bons ventos para a travessia, essa realmente não era uma boa forma de começar o dia. Me lembrei que um dia bloguei sobre uma prova em que Éolo e Netuno pareciam estar de mau humor... bem, hoje eles não estavam apenas de mau humor, estavam absolutamente revoltados!!!

Acho que agora começamos a viver mais o momento de expectativa por uma brecha dos ventos e do mar. O Igor e o Agnaldo passam o dia vendo as previsões do tempo e falando com Andy, nosso piloto. Estudar as marés faz parte do dever de casa e faz toda a diferença para a decisão final. Não existe dia certo, hora certa... o que existem são possibilidades e a tarefa dos nossos “chefes” é escolher a melhor delas.

Confesso que hoje foi o dia que mais me pegou na expectativa até aqui... até agora não havíamos falado muito sobre quando, que horas, etc... agora a “coisa” toda vai ficando mais real e vai nos fazendo pensar em tudo isso. Quando desci à tarde para escrever (só pega internet no saguão do hotel), conversei com meu irmão pelo Skype e contei do que estava acontecendo. Ele, então, contou para mim um pouco do que ele mesmo passou ao fazer o Caminho de Santiago...

“No meu primeiro dia em Santiago estava chovendo
Na primeira pedalada a bike quebrou
Sentei e pensei o que eu tava fazendo naquele fim de mundo
Tomei café da manhã, arrumei a bike e fui dar um rolé na cidade
Uma pessoa me falou pra não sair aquele dia
Fui no dia seguinte
Foi um dia lindo
Depois disso, entre altos e baixos, tudo deu certo
Em nenhum momento pensei em desistir
Apesar das dores e tudo
Quando eu cheguei, eu fiquei meio perdido
Acabou... e agora????
Tem a sensação de completar, depois de tanto tempo, na verdade a gente quer que acabe
Leva um tempo pra entender que acabou
Que a gente conseguiu
Aí liga pra casa e quase mata a mãe
A única coisa que você vai conseguir falar é: EU CONSEGUI ... EU TERMINEI!
Apesar de não escrever nada, estou sempre acompanhando
Me lembra muito a minha viagem
Depois a gente se sente “fodão pra caralho”...”

Ontem também conversei com uma amiga que está se preparando para a Meia Maratona do Rio... ela disse que o desafio dela nem se compara ao meu. Mas conversando com ela e com meu irmão eu tenho a certeza de que cada um de nós tem os próprios desafios e eles são grandes para nós, independente do que sejam, senão não seriam chamados DESAFIOS... a preparação, a expectativa, a satisfação a cada passo dado, a incerteza, a dúvida, a vontade que chegue logo, que acabe logo... tudo é igual para todos nós, seja como for, seja o que for... e a sensação da realização ao final também é... meu irmão não foi nada poético na sua última frase, mas ele tem toda razão!!!

Então hoje chego ao final do dia com a certeza que até aqui foi feito todo o possível para que conquistemos o desafio... corpo preparado, mente preparada, as pessoas certas que estão aqui conosco e uma torcida interminável daqueles que nos acompanharam desde o primeiro momento... tudo isso por enquanto é “vento a favor”... e que então Éolo e Netuno dêem sua parte de contribuição, nos tragam bons ventos e um mar "navegável"... podem até nos fazer sofrer lá dentro, mas que nos dêem pelo menos a chance de tentar!!!

Beijos,
Giu.

6 comentários:

Andréa disse...

Que texto lindo Giu, tem a sua alma nas palavras!!
Os deuses vão colaborar!!
Beijos

Fatima disse...

Eu vi vcs na travessia 14 Bis/2010.
Sigam em frente meninas...releiam o texto "Acreditar" antes da travessia e boas braçadas.
Beijos

Anônimo disse...

É isso Giu...o seu irmão tem razão.Depois de altos e baixos, vem a recompensa. O importante é manter na mente o objetivo...e a confiança do grupo nesse mesmo objetivo levará avante o projeto, quer Éolo e Netuno queiram ou não...se bem que eles poderiam cooperar e muuuito, né?
Sucesso sempre e lembre-se que estamos focados em voces com muuuita energia positiva.
Deus abençõe e acompanhe esta incrível jornada.
Até a volta.

fabienne disse...

Giu, muito bonito o que escreveu. So espelha o que voce é. Pode ter certeza de que Eolo e Netuno também verão tal beleza e se dobrarão à sua passagem. Seu desafio já foi vencido. Bjs grandes

Lucia Trillo disse...

Não sou Anonimo coisa nenhuma. Não sei pq saiu sem meu nome...rsrsr

Anônimo disse...

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

FERNANDO PESSOA


Força ai Galera!!!

Alex

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.