Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 26, 2011

DIÁRIO DE BORDO - PARTE 8


Acho que esse diário de bordo seria muito desinteressante se simplesmente chegasse ao fim sem uma emoção mais forte do tipo "quem matou Odete Roitman"... as coisas têm a possibilidade de saírem certinhas... ou não... Fato que não teríamos achado ruim não ter surpresas, mas tê-las faz a coisa toda ter um sabor diferente e também nos faz viver novos momentos que não viveríamos sem elas.


Como aqui é "dia sim - dia não", amanheceu uma neblina incrível, não dava para ver nada! Pensamos: melhor assim, quer dizer que o Alfredo não vai ter vento!! É, ele não teve mesmo vento... mas não teve travessia também!! Descendo para o café a Pri foi fazer uma brincadeirinha batendo na porta do quarto dele e teve uma grande surpresa quando a porta se abriu! "O que vocês estão fazendo aqui???"... Pois é, a neblina foi tanta que ninguém pôde sair para atravessar, então eles voltaram.



Confesso que a notícia, à princípio, me deixou meio abalada e apreensiva. E agora???? Mas nada como parar e pensar. Não tem problema, ainda estamos no domingo, ainda temos 6 dias para fazer as coisas acontecerem!! Pensamento positivo é a melhor maneira de fa
zer as coisas fluírem... Fomos para a praia às 11 da manhã, a neblina ainda estava lá, mas o mar estava muito calmo... e frio! Hasteamos a bandeira Balkis, ainda não tínhamos feito isso... Depois nadamos tranquilas por meia hora, "só para soltar", disse o Agnaldo. Até paramos no meio do caminho para filmar e tirar fotos dentro do mar!! Voltamos no mesmo ritmo e saímos bem da água, pensando que possivelmente aquele teria sido nosso último treino. ÚLTIMO!!!!! Tomara!!!



Fomos almoçar e o Alfredo apareceu, estava tranquilo e confiante... isso foi bom de ver!! A possibilidade era que ele saísse às 5 da tarde. Tomei minha cervejinha, almoçamos sem pressa, como sempre... o céu ficou azul e o sol apareceu maravilhoso!! A cidade está mesmo bombando... todo mundo nas ruas, pessoas de shorts e camisetas, como se estivéssemos nos 35graus do verão brasileiro, crianças brincando na fonte, motoqueiros para todos os lados... a alegria do verão!!! Como eu disse esses dias: o sol muda TUDO!! À caminho do hotel decidimos caminhar até a ponta do píer, onde não havíamos ido ainda. A vista é linda!!! Pudemos ver as pessoas na praia, os pescadores, as falésias, o mar infinito... comentamos: "vocês poderiam imaginar isso um dia?? sair daqui e ir até lá??". Olhar para a França e não vê-la dá uma sensação que nadaremos até o fim do mundo... daqui juro que parece impossível... mas não é!! E chegaremos até lá!!



Fomos descansar na praia, hoje ela está lotada, muita gente tomando sol. Estava um sol gostoso e dormimos um pouco ali, até a hora que o Alfredo deveria sair. Ninguém no saguão do hotel... mas de repente o elevador abre e saem os rapazes com toda a "mudança" para a travessia... ELES VÃO PARTIR!!! Não resistimos e fomos junto com eles para Dover, queríamos dar uma força no momento final... Foi legal, conhecemos nosso barco, nosso piloto, o Andy, e os vimos partir... BOA SORTE!!!


Na volta pra casa compramos a prometida Guiness... na geladeira vai dar mais sorte!!!


Enquanto isso, ficaremos na expectativa para nossa hora, pode ser amanhã a tarde, a noite... terça... quarta... não sabemos quando, mas sabemos que chegará... e no momento certo estaremos prontas para a nossa partida!!!


Beijos,
Giu






8 comentários:

Gabriela disse...

Giu querida, somas Gil as do SOL e este nao te abandonara. Voce via ver. Ele brilhara dentro e fora de voce

Eliana* disse...

Olá, meninas! Que bom que enviaram as notícias do Alfredo! Boa sorte para ele e que o calor do coração e da coragem o acompanhem a todo o momento de sua travessia! Vamos torcer para que ele saboreie a cervejinha com o sorriso até as orelhas e com aquele ar de conquista e realização!
Vi as fotos do seu post e confesso que me lembrei daquelas piscinas naturais chamadas "onsens", em japonês, onde o fog seria substituído pelo vapor quente... Antes fosse... Sei que a realidade é outra, mas sei também que o calor da força da vontade irá incendiando os seus corações em todo o trajeto. Como disse um treinador argentino, um dia, para a Ana Mesquita: "o frio está fora, Ana! O frio está fora, Ana!"
Vocês já são vitoriosas por estarem aí, encarando todos os dias esse frio cortante e a instabilidade climática desse marzão! Como disse ao Alfredo: "Vai com fé que a França está aí do lado!" - Prá frente meninas! Vão confiantes que a vitória é só consequência!!
Estarei apertando o botão de atualização de página com mais frequência a partir de agora, vou acompanhar de perto todos os seus momentos!
Paciência e serenidade nos momentos de espera e... Força aí, brasileiras!

Lilian disse...

Oi meninas, tinha acompanhado algumas entrevistas de vcs na mídia, mas acompanhar aqui no blogg, faz parecer estar na praia e na água com vcs!
Sucesso nessa empreitada, coragem, força, determinação, união e sabedoria para saber usar tudo isso na medida e momento certo, porque preparo vcs tem, ainda mais com o técnico que possuem!
Tem uma música e vídeo da Gloria Estefan - Reach, uso de inspiração para muitos momentos da vida - http://www.youtube.com/watch?v=8YutsH-0c4g.
Sucesso para o Alfredo que logo conquistará seu objetivo.
Mando todos os meus pensamentos positivos e o calor do Brasil pra vcs nesse momento de superação. Parabéns mulheres brasileiras, bjs!

"A adversidade leva alguns a serem vencidos e outros a baterem recordes." autor desconhecido

Anônimo disse...

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

FERNANDO PESSOA


Força ai Galera!!!

Alex

Andréa! disse...

Cadê a parte 9???

Eliana* disse...

Olá, meninas Balkis do Brasil! Sei que a notícia do Alfredo as deixaram muito tristes, como a mim também, que estou beeeem longe de vocês, torcendo e me emocionando a cada nova notícia que recebo de todos que estão nessa aventura, mas não se desanimem! Levantem a cabeça e força nas braçadas, no objetivo e no companheirismo. A travessia de vocês está para acontecer e levem o Alfredo no coração e façam da conquista de vocês, a alegria dele também! É disso que o Brasil precisa! Fortes emoções e determinação, como a de Alfredo e todas vocês! A França é aí do lado!

"Depois da metade, é só descida." - Nuno Cobra para Ana Mesquita.

No caso de vocês, existirão duas metades e duas descidas! Prá frente, meninas! Prá frente!

Keith Oiller disse...

Congratulations to the Team & Trainers (especially Priscilia for our long conversation in English!!!) on completion of an excellent swim. Trust you all have a safe journey home. Will you be returning next year? Would give me much pleasure to accompany you again.
My best wishes for all your future swims. Keith, CSA Observer

Eliana* disse...

Parabéns! Parabéns!
Meninas guerreiras, meninas fortes e meninas balkis!
Parabéns pelos records, pela jornada e pela aventura concluída!
Deixaram no Canal mais uma marca de vitória da natação brasileira!
Parabéns! Parabéns!
Meninas guerreiras, meninas fortes e meninas brasileiras!
Façam um bom retorno ao Brasil e bem-vindas de volta para a feijoada, o churrasco e o bom sol e calor brasileiro!
Um forte abraço a todas!

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.