Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 24, 2011

DIÁRIO DE BORDO - PARTE 6

Here comes the sun, here comes the sun,
and I say it's all right

Little darling, it's been a long cold lonely winter
Little darling, it feels like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
and I say it's all right


Little darling, the smiles returning to the faces
Little darling, it seems like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
and I say it's all right


Little darling, I feel that ice is slowly melting
Little darling, it seems like years since it's been clear
Here comes the sun, here comes the sun,
and I say it's all right
It's all right


Hoje acordamos antes do despertador… uma luz diferente entrava pela janela: O SOL!!!!
Desde que chegamos aqui o amanhecer sempre foi meio nublado, sem uma luzinha mais amigável para nos dar bom dia. Esse sol nos inspirou a cantar a música dos Beatles “Here comes the Sun...”, como uma forma de festejar o início do dia. Eu e Lú nos preparamos para o café cantando...

“Little darling, it feels like years since it's been here”

Descemos para o café e infelizmente era a folga do Norman... o café não foi tão bom hoje!! Mas ok, ele merece um dia sem nós... Hoje faz 6 dias que estamos aqui e parece que faz um tempão... como eu já disse, nos sentimos em casa, não em um hotel!! Já entramos na cozinha, na geladeira (daquelas bem grandes!!), fazemos ginástica no meio do saguão e dormimos no sofá da sala... Quem disse que somos somente hóspedes??? O Quest (pastor bem velhinho que fica rodando pelo hotel) nem late mais para nós!! Sim, aqui somos de casa...


“Little darling, the smiles returning to the faces”

Depois do café eu e Lu fomos mais cedo para a praia aproveitar o sol…
Ontem começou o verão aqui... Mas acho que ele perdeu o trem para Folkestone e chegou apenas hoje. Depois a Lu foi até o hotel e eu estava tirando fotos, quando vi de longe uma senhora caminhando nas pedras, ela era a única caminhando na praia. Ela veio chegando mais perto e quando chegou até onde eu estava sentada me disse (tipicamente inglesa!!!): “Such a lovely Day, isn’t it??”... e me disse que achava incrível que apenas nós 3 (eu, ela e um pescador) estivéssemos na praia num dia tão lindo!! “Me sinto muito mais viva depois de vir à praia e aproveitar este sol!!”, ela disse. Verdade... E é impressionante como o sol muda todos os humores...

“Little darling, I feel that ice is slowly melting”

A cada dia o frio do Canal parece menor... O Igor diz que o corpo demora 5 dias para se acostumar a esse tipo de condição. Realmente sentimos menos frio, meu pés sofrem bem menos (também porque a Lu deu a brilhante idéia de passar graxa só neles!!), os treinos parecem mais rápidos e mais fáceis.
Andamos até tendo companhia de quem não vai atravessar!!! Ontem o Agnaldo caiu na água para treinar, hoje foi o Ricardo, que para dar mais realidade às suas histórias, resolveu experimentar o frio do canal... passou dois minutos lá dentro, é verdade, dois que ele pensou terem sido meia hora!!!!! Rsrsrs...
Sentir a água menos fria é animador, pois temos mais confiança que o frio é um inimigo com o qual poderemos brigar: já conhecemos as armas dele e vamos com as nossas.
Mas sendo sincera, tem outra coisa que derrete esse gelo todo, que é a energia que recebemos de todos aí no Brasil, nossa família, amigos, todos os que torcem por nós e que nos apóiam. Esse calor, nem o sol tem igual!!!


Até me admira o calor dos Ingleses!! Todo mundo diz que Ingês é frio, mas sempre que entramos em uma loja, alguém nos pergunta o que viemos fazer e todos se admiram ao saber do desafio com um – também tipicamente inglês – “OH My God!!!”... Hoje no café depois do almoço o rapaz adorou tanto a aventura que propôs: “se vocês atravessarem, cafés e doces por nossa conta!!!”... com certeza voltaremos, pois ele é dono dos melhores doces da cidade!!!


Cada dia tem sido especial a sua maneira, os dias ruins servem de aprendizado, os bons servem como inspiração! Ontem chegaram aqui Cris e Claudio, amigos da Marta que moram na Suíça. Hoje chegou o Dr. Fumagali com sua família. É bom ter conhecidos perto de nós, faz o dia passar mais rápido e ter novas histórias a compartilhar. Agora sinto que a apreensão de antes se transformou na ansiedade da partida, mas é um sentimento legal, que a coisa toda está para acontecer. Me sinto bem, me sinto em paz!! Temos uma real possibilidade de sair na segunda-feira de madrugada, mas nenhuma certeza ainda... já vivemos dias de calmaria e tormenta e por isso sabemos que aqui temos realmente que viver um dia de cada vez... e assim vamos: vivendo e contando um dia de cada vez!!!

Beijos!!
Giu.

3 comentários:

Alessandro Massaini disse...

Uma das grandes qualidades dos seres humanos, é o poder de adaptação. Nos adaptamos ao casamento (é difícil, mas conseguimos rsrsrs), nos adaptamos ao trabalho, ao ócio, ao calor, ao frio, ao sol, à chuva e por aí vai...
Talvez o principal fator para facilitar o processo de adapatação é estar focado. Imagino que seus principais adversários serão o frio e o sono, nesse momento é fundamental se concentrar no objetivo e não na adversidade. A mente tem uma força incrível. Tem uma frase do Lance Armstrong que acho oportuna e motivante: "A DOR É TEMPORÁRIA, PODE DURAR UM MINUTO, UMA HORA, UM DIA, OU UM ANO, MAS EM ALGUM MOMENTO ELA PASSA E OUTRA SENSAÇÃO TOMA O SEU LUGAR. MAS SE EU DESISTIR A DOR FICA PARA SEMPRE." Vocês vão ter o resto de suas vidas pra ficarem no "quentinho" e tempo de sobra pra dormirem bastante. Força! Sempre!

Clarissa disse...

Meninas,

Torço muito por vocês!! Que vocês façam uma travessia maravilhosa, com certeza será!
Vocês são feras! Eu nadava na categoria da Priscila e da Luciana, nunca consegui ganhar de vocês, rs!!!

Boa sorte, e curtam muito esse momento único!!
bjs


Clarissa

Anônimo disse...

pessoal......
se possivel tragam esses doces pro brasil....ja que eles sao os melhores do local, eu gostaria de experimentar e comemorar com vcs aqui!!!
bjos e boa sorte
salsicha

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.