Todo nadador de águas abertas já ouviu falar da lendária travessia do Canal da Mancha. Além de ser uma das travessias mais difíceis do mundo, é uma das mais cobiçadas pelos apaixonados por águas abertas.

Em 2011 quatro nadadoras brasileiras tentarão vencer este desafio, mas de uma maneira diferente: elas irão atravessar da Inglaterra à França e voltar em revezamento, algo nunca feito antes por uma equipe de apenas quatro mulheres...


junho 23, 2011

DIÁRIO DE BORDO - PARTE 5

Quando a cabeça está boa e a vontade de realizar é maior que qualquer dificuldade, tudo parece mais fácil...

Hoje acordamos com um tempo bom, da janela o vento parecia menor que ontem, mas sabíamos que o mar não estava tão calmo. Tomamos nosso café da manhã como todos os dias e rimos com o Norman e seu jeito esquisito. Norman é o senhor que nos serve café da manhã todos os dias... no primeiro dia o Igor avisou: “não se assustem com ele”... e à primeira vista realmente é uma figura estranha... Talvez essa “figura” não faça dele alguém tão amigável, mas no fundo é um cara de bom coração e sozinho. Como conversamos e brincamos com ele, ele virou nosso amigo e já sabe nossas manias... sabe que a Lu gosta de geléia de laranja no café, que não somos fãs do café da manhã inglês com ovos e lingüiça, mas comemos algumas cestas de torradas feitas na hora. Sabe também que gostamos de leite e café, então todos os dias já se adianta: “hot Milk and coffe, right??”... Yes Norman!!!!

Depois do café descansamos um pouco e fomos treinar. O vento estava forte, mas não como ontem, assim como o mar. Fizemos um treino de uma hora, indo até o final da praia e voltando duas vezes. Fizemos braço e perna e acabamos rindo no meio do mar, cada uma com seus pensamentos... eu pensei que era engraçado estar batendo perninha no Canal da Mancha... quando em minha vida imaginei isso??? Ah, jamais...

Na segunda volta, lá no final da praia, começamos a sentir o mar bater mais, o vento apertar... aí era hora de fazer força e mandar um progressivo para voltar ao encontro dos nossos treinadores, onde terminaria nosso treino.

Acho que depois de um dia sem treinar estávamos as quatro com vontade de voltar ao mar, pois voltar significaria que o tempo mudou e que nossa saída para a Travessia poderia estar mais perto novamente. Essa vontade fez desse o treino mais fácil até agora... o frio pareceu suportável, os braços mais leves. Saímos com a impressão que tinha sido um treino normal, como na piscina. Particularmente, saí satisfeita pois o último treino havia sido duro para mim...

 À tarde, depois do almoço, fomos até Dover ver nosso barco, "Louise Jane", e andar um pouco pela cidade. Dover é uma cidade que gira em torno da atividade do porto, é bem bonitinha, não mais que "nossa" Folkestone. Lá encontramos com o Capitão Webb, o primeiro homem a atravessar o Canal da Mancha. Claro que hoje ele é representado por um busto, mas fomos lá conversar com ele e pedir a "benção" para fazer o mesmo que ele fez há anos atrás. 

Continuamos na expectativa de um dia para a saída... mas estamos confiantes que tudo vai dar certo, mesmo com os ventos que nos desanimaram ontem. Uma grande amiga me disse que ela estava procurando um santo, já que eu havia pedido para os amigos rezarem... então ela achou... não foi um santo, mas foi algo bem mais brasileiro: Iansã - Orixá dos ventos... ela me disse que deveríamos ser abençoadas pois a força dos ventos é feminina. Iansã, com seu sopro, alimentava a chama para forjar as armas que fizeram seu povo vencer a guerra. É a única Orixá que não se desdobra, pois o ar não se desdobra. Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade. Para os filhos de Iansã, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas. Escolhem os seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Em vez de ficar em casa, vão à luta e conquistam o que desejam.

Ler tudo isso, por menos que eu conheça e siga esse tipo de religião (acho que é um tipo de religião), me fez pensar que sim, somos filhas de Iansã, não estamos aqui porque era o caminho mais fácil, mas sim porque foi o que escolhemos... sabemos o tamanho do desafio e seus riscos, mas temos a paixão necessária para conquistá-lo. Então crentes ou não, pedimos com respeito a benção de Iansã, que ela sopre com calma e carinho na direção que nadamos, nos inspire a não nos desdobrarmos frente às dificuldades e ajude-nos na nossa batalha defendendo o que viemos buscar!!! Oxalá!!

6 comentários:

Gabriela disse...

Giu, E pareia oya! Ja pensou em ser jornalista? Voce escreve de um jeito que parece que estamos ai. Beijos

Juliana Lopes Gama disse...

Tenha fé e certeza que Iansã estará a favor de vcs! Já são guerreiras só de estarem aí encarando a água fria.
Boa sorte e ótimas braçadas!!!
Beijos

Patricia Aulicino disse...

Giu, conta mais!!! Tá fazendo um diário? De verdade? Contando as impressões do lugar, das pessoas, esse tiozinho da foto é animal!!!

Fico esperando os posts, mais ansiosa que série!!!

Alessandro Massaini disse...

Ter Fé é acreditar, ser otimista. Quando se sentem assim, deixam as adversidades de lado e as dificuldades serão apenas obstáculos e nunca barreiras intransponíveis.
Força e Foco, SEMPRE!

Eliana* disse...

Prá frente meninas! Estarei acompanhando vocês, braçada a braçada, emoção por emoção! A cada fôlego retomado, um metro a menos no trajeto! Estarei torcendo muito por vocês! Não vou tirar os olhos do monitor! O Brasil estará com vocês! Força aí, meninas BALKIS!

Jacqueline Rocha disse...

Giu,
Oxalá Iansa sobre uma brisa. Vencer as dificuldades e sempre bom, fortalece nosso espirito, equilibra nossa mente, harmoniza nossos sentimentos.
Estou super orgulhosa de vcs.
E dou maioooorr apoio.
Bjs
Jackie

AS ATLETAS

Estas são as quatro atletas do projeto

GIULIANA P V BRAGA

GIULIANA P V BRAGA
Atleta de 37 anos, executiva do varejo esportivo, começou há três anos nas maratonas aquáticas. Entre suas conquistas se destacam: Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2009, Terceiro Lugar por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km) em 2008, Campeã por categoria em 2 das 3 etapas da Tríade Aquática Speedo em 2009, além de ser Top 3 nas provas que participou do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas entre 2008 e 2010.

PRISCILA C SANTOS

PRISCILA C SANTOS
Atleta de 30 anos, advogada, tem experiência internacional em maratonas aquáticas e vários títulos na bagagem: foi Campeã do Hawaiian International Open Water Swimming Championship 2000 (3 e 5 km), Hexa-Campeã por categoria da Travessia 14 Bis Santos-Bertioga (25 km), Hexa-Campeã Paulista de Maratonas por Categoria, Campeã da Travessia Renata Agondi por categoria (10 km) e 6º Lugar na Travessia Internacional Ilha bela-Caraguatatuba (25 km).

LUCIANA AKISSUE

LUCIANA AKISSUE
Atleta de 33 anos, empresária do segmento de suplementos alimentares, participa desde 2002 de provas de piscinas e maratonas aquáticas. Dentre os principais títulos, estão: 3º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2010 (3,5 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2009 (25 km), 1º Lugar por Categoria Travessia 14 Bis Santos-Bertioga 2008, 1º Lugar por Categoria Travessia dos Fortes 2009, Campeã Paulista de Maratona Aquática por Categoria 2008.

MARTA MITSUI IZO

MARTA MITSUI IZO
Atleta de 40 anos, treinadora de Natação e Personal Trainer, foi a 5ª mulher brasileira a atravessar o Canal da Mancha em agosto de 2006. Entre vários títulos de travessias, foi quatro vezes vice-campeã por categoria da Travessia 14Bis, que vai de Santos a Bertioga (25 km) e está sempre entre as Top 3 das provas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.